Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Javi García resolveu apostar fortemente na sua formação e deixa o papel de adjunto na equipa técnica do Benfica. É um "até já", como o próprio expressa em entrevista à BTV.
02 julho 2024, 17h17
Javi García
Grato pela evolução enquanto treinador, pelo que "aprendeu diariamente" com Roger Schmidt, Javi García explicou, em entrevista à BTV, os motivos que o levaram a "tomar uma decisão difícil".
O trabalho desenvolvido nas últimas duas épocas – 2022/23 e 2023/24 –, os ensinamentos recebidos, o crescimento do Clube, a ligação com o Presidente Rui Costa, o desejo de voltar e a ligação aos Benfiquistas foram alguns dos temas abordados neste "até já", como fez questão de sublinhar. A equipa técnica encarnada fica completa com a entrada – um regresso! – do antigo defesa-central Ricardo Rocha (ver mais detalhes aqui).
A DECISÃO E AS RAZÕES
"A razão de falar agora é a de que tive de tomar uma decisão. Nas últimas duas épocas, o trabalho no Benfica foi muito, temos de dar 100 por cento pela nossa equipa e pelo nosso Clube. Foram duas épocas muito exigentes, não só no Clube... Estou a tirar a minha formação como treinador, tenho a minha família, e a decisão que tive de tomar foi a de que tenho de deixar de fazer parte do staff técnico do Benfica. A razão é a de seguir a minha formação, para estar mais preparado e um dia poder voltar aqui, ao meu clube. É o que sinto, é o meu clube, a minha casa, e vou seguir a minha formação para poder um dia voltar, e voltar mais preparado."
SER CAMPEÃO DENTRO E FORA DE CAMPO
"Lembro-me quando fui campeão como jogador, nunca esquecerei. Foi, quiçá, o meu primeiro título. É verdade que tinha ganhado alguns títulos antes, mas, a sentir-me protagonista, foi o primeiro título. Foi uma sensação incrível, que nunca esquecerei. Depois, como treinador, do outro lado, foi também diferente. Conseguir na primeira época também foi uma sensação incrível. Mas a verdade é que é diferente, pois como treinador podes desfrutar um pouco mais. Vemos as coisas de outra perspetiva, e podes desfrutar um pouco mais dos adeptos e da alegria de todo o mundo. São experiências igualmente bonitas."
DOIS ANOS A TREINAR: O BALANÇO
"Pessoalmente, senti que evoluí muito. Joguei futebol durante 20 anos, mas é muito diferente. Evoluí muito graças aos grandes profissionais que temos cá, ao míster [Roger Schmidt] e ao staff técnico que está com ele. Graças a ele, senti realmente que gosto de ser treinador. Tenho de agradecer muito, o ambiente que nós temos lá dentro é incrível. Também sinto um bocadinho de pena por isso. Quando falei com o míster, disse-lhe que sinto muita pena por deixar o staff técnico, porque temos todos uma relação muito boa. Trabalhámos muito bem. Mas tenho de tomar esta decisão, não foi fácil."
O CLUBE QUE ENCONTROU NO REGRESSO
"Um Benfica que cresceu muito! Quando deixei o Clube [como jogador]... já era grande, saí a falar muito bem do Benfica à família e aos amigos, porque era o que realmente sentia. Quando voltei, ainda mais. O crescimento do Benfica nestes últimos anos foi muito grande, não só cá dentro, em termos de infraestruturas e formação, como com os adeptos, que não deixam de te surpreender. É incrível jogar fora do país, não importa onde... encontramos sempre milhares de adeptos, e isso mostra bem o que é este clube e a grandeza do Benfica."
O TRABALHO EM EQUIPA EM 2022/23 E 2023/24
"Em geral, foi um trabalho bem feito. Falo do dia a dia. Trabalhámos muito bem, temos uma ligação muito boa. Com o Roger [Schmidt], o dia a dia é muito fácil, aprendemos todos imenso. Mas o Benfica é ganhar. É verdade que somos os primeiros a querer ter sucesso e ganhar títulos. É verdade que na primeira época fomos campeões, na última não foi possível. O principal, para mim, o que é imprescindível, é fazer agora um reset nesta paragem de férias, foi o que falámos à equipa, e voltar mais fortes. Essa é a mensagem que temos de passar à equipa e aos adeptos. A obrigação do Benfica é ganhar, é o que queremos todos, mas o mais importante é voltarmos mais fortes, unidos, com uma grande ligação entre a equipa e os adeptos."
ROGER SCHMIDT ALÉM DO BANCO
"A verdade é que os adeptos só conseguem ver o míster no dia do jogo e no dia anterior ao do jogo, que é quando sentimos a tensão que é preciso para fazer bem as coisas. Mas, no dia a dia, o míster é incrível. Não há pessoa dentro do dia a dia do Clube, entre jogadores, staff técnico e médicos, que fale alguma coisa de mal sobre ele. É muito boa pessoa, muito agradável, muito simpático. Pode-se falar com qualquer pessoa, que vai dizer o mesmo. No dia a dia é muito fácil estar com o Roger [Schmidt]."
IDENTIFICADO COM A FORMA DE JOGAR
"Tive a sorte de jogar em equipas que jogam para ser campeãs, e, na minha opinião, para se ser campeão, temos de jogar como nós jogámos. Ser uma equipa que olhe para a frente, com bola, sem bola; uma equipa que vai tentar fazer golo desde o primeiro minuto. E o mesmo sem bola, não tentar deixar jogar o adversário, independentemente de quem seja. É uma mentalidade de equipa campeã e uma mentalidade que deve ter uma equipa como o Benfica."
PLANIFICAÇÃO NOS LANCES DE BOLA PARADA
"É sempre bom para qualquer pessoa ver que o trabalho que faz resulta. Tentamos fazer o mais fácil para os jogadores, e são eles quem coloca a bola onde devem colocar e quem remata para dentro da baliza. Tentamos ajudar em todos os aspetos, mas com a qualidade que [os jogadores] têm é tudo mais fácil."
TRABALHO COM O PRESIDENTE RUI COSTA
"Desde que saí do Benfica até ao dia de hoje – e daqui para a frente –, Rui Costa deixou-me uma imagem incrível. Já quando eu joguei aqui, ele era diretor-desportivo e tinha deixado [uma imagem incrível]. O meu pai fala até hoje da imagem de Rui Costa, pois é uma pessoa muito humilde, com muita sensibilidade para com as pessoas. É amigo dos seus amigos. O trabalho feito enquanto Presidente é muito bom. Todos queremos ganhar, é normal, mas não somos apenas nós, todas as equipas querem ganhar e fazer as coisas bem. Em geral, o Presidente está a fazer as coisas muito bem. Fomos campeões na temporada passada, nesta [última] época não deu, mas vamos fazer tudo para que o Benfica volte a estar onde deve estar, que é em 1.º lugar. Se há alguém com mais vontade de ser campeão, esse alguém é Rui Costa, pois o Rui Costa é o Benfica."
O "BALNEÁRIO" DO BENFICA
"É muito bom. É muito fácil trabalhar com eles [jogadores]. Querem sempre aprender, são um grupo extremamente bom. Desde o primeiro dia, aceitaram muito bem a nossa proposta de jogo, acho até que adoram este estilo de jogo, pois, enquanto jogador, não há maior prazer do que olhar para a frente, com e sem bola. É isso que queremos fazer, e o que o míster quer fazer. Há duas épocas, quando fomos campeões, [os jogadores] mostraram que este é um estilo de jogo que eles querem e gostam de fazer. E que é o que se vai tentar fazer na próxima época."
MENSAGEM AOS BENFIQUISTAS
"Dizer o que tenho dito ao longo dos últimos anos, desde que aqui joguei, e que no futuro vou continuar a dizer: vocês são muito importantes para o Clube, para esta equipa, são essenciais. O que é preciso daqui para a frente – enquanto jogador senti que é muito importante ter essa ligação entre adeptos e equipa – é fazermos todos reset. Vamos voltar mais fortes, com muita vontade de levar a nossa equipa, o nosso Clube, para onde deve estar, que é no 1.º lugar e ser o melhor de Portugal."
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica e Arquivo
Última atualização: 2 de julho de 2024