Reportagem

14 junho 2024, 11h26

Casa Benfica Golegã

Casa Benfica Golegã conquistou o Campeonato Distrital de futsal

REPORTAGEM BTV

A Casa Benfica Golegã tem feito a diferença, sobretudo no desporto, com um cunho muito forte no futsal. Recentemente, a equipa sénior conquistou o Campeonato Distrital da AF Santarém, com um percurso imaculado, e o programa Pelas Casas do Benfica, da BTV, esteve no momento da entrega de um troféu há muito aguardado. Com a mira apontada para o futuro, sonha-se com um novo espaço, e a aposta no futsal feminino é um dos objetivos.

A Casa Benfica Golegã garantiu, no dia 7 de maio de 2024 – e a duas jornadas do fim da competição –, a conquista do Campeonato Distrital Seniores Futsal Masculino. Uma prova imaculada, na qual o grupo encarnado terminou com um registo de 20 vitórias em 20 jogos realizados, uma centena de golos marcados e apenas 16 sofridos.

Casa Benfica Golegã

Para este desempenho foi fundamental o contributo do diretor e treinador de futsal da embaixada n.º 194 do Clube, Gonçalo Santos, que se mostrou descontraído na antecâmara do 20.º e último duelo de uma "época muito longa".

"Os nervos já foram durante a temporada. Foi uma época difícil. Já são 103 treinos, muitos jogos, e hoje é a última ronda do Campeonato, do qual já somos campeões há duas jornadas. Hoje é o desanuviar da época longa que tivemos e o coroar com a taça, as medalhas e a festa que todos merecemos", considerou o técnico, recordando tempos conturbados.

"Na altura da COVID-19 estávamos para ser campeões, mas acabou a época sem sermos coroados, subimos [de Divisão], mas não fomos campeões. E acho que já merecíamos. Pelo trabalho que se tem desenvolvido na Golegã e na Casa Benfica, já merecíamos estes êxitos e tudo o que estamos a conquistar neste ano", apontou Gonçalo Santos.

Em 2007, três anos após a inauguração da Casa Benfica Golegã, a 29 de junho de 2004, nasceria na vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém a modalidade de futsal. Desde aí, a secção cresceu, apostou na formação, e tem agora os olhos postos no setor feminino.

"É com muito orgulho que, ao fim destes anos todos, estamos onde estamos e chegámos aos títulos. Merecemos! Um enorme obrigado pela entrega e dedicação que todos tiveram a esta Casa", agradeceu.

"A formação a sério começou há cerca de cinco anos, e, neste momento, já temos quase 200 atletas. É muito trabalho. O mais novo tem quatro anos, e o mais velho da equipa de veteranos tem 54 anos. Neste ano, abrimos também a secção de Kempo e a secção de voleibol feminino, e também estamos a partir para o futsal feminino. É um crescimento muito grande e dá muito trabalho, mas, no fim, é com grande orgulho que vemos esta Casa crescer", confessou o técnico.

Casa Benfica Golegã

Gonçalo Rodrigues está preparado para esta nova história. O agora presidente da Casa Benfica Golegã já fazia parte da Direção, mas agora segue-se um novo caminho, "para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito".

"Temos cerca de 300 atletas neste momento, divididos por quatro modalidades. A modalidade forte é o futsal, com cerca de 180 atletas, temos os escalões todos. Temos feito aqui um trabalho a nível desportivo na região muito importante", destacou o dirigente.

"Tem-se feito um trabalho positivo, com momentos altos e baixos. Mas sem dúvida que, nos últimos anos, conseguimos tornar a Casa Benfica respeitada, sustentável e saudável, com esta força também das modalidades", prosseguiu.

Casa Benfica Golegã

A Casa Benfica Golegã é um exemplo de orgulho, não só para todos os profissionais que lá trabalham, para os Benfiquistas – e não só – que a frequentam, como também para autarcas do município, que veem nesta embaixada n.º 194 do Sport Lisboa e Benfica uma aposta de sucesso.

"Para nós, é congratulante isto acontecer na Golegã, até porque nós, Câmara Municipal, também estamos sempre a apoiar as coletividades, e, quando aparecem situações destas, é para nós um regozijo. Quero dizer que os investimentos que nós estamos a fazer são-nos bem retribuídos", sublinhou António Carlos da Costa Camilo, presidente da Câmara Municipal da Golegã.

Casa Benfica Golegã

Prestes a celebrar duas décadas de existência (no dia 29 de junho), ainda há muito por fazer e vários sonhos por concretizar. Um deles é encontrar um novo espaço para a Casa Benfica Golegã, que permita "conseguir condições melhores para os sócios".

"O que eu gostava, efetivamente, era que nós conseguíssemos fazer uma reformulação da Casa propriamente dita. Isso está pensado. A Casa é pequenina, não oferece as condições aos sócios que nós todos desejamos, mas estamos a pensar em fazer essas melhorias", revelou José Duque, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa Benfica Golegã.

"Foi também isso que nos fez aceitar este mandato, conseguir condições melhores para os sócios, condições em que os sócios se sintam confortáveis na Casa Benfica e que tragam a família para usufruir do espaço e do Benfica, claro!", completou o presidente Gonçalo Rodrigues.

No final do último jogo do Campeonato Distrital, o troféu foi entregue, erguido, e a festa fez-se pela noite dentro!

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 14 de junho de 2024

Relacionadas