Polo aquático feminino

09 junho 2024, 15h07

Benfica

Equipa feminina de polo aquático do Benfica venceu a Taça de Portugal pela 6.ª vez

Taça de Portugal
Final
RESULTADO FINAL
Benfica 13
Clube Fluvial Portuense 10
1.º P 2.º P 3.º P 4.º P
3-3 7-4 9-8 13-10

A equipa feminina de polo aquático do Benfica conquistou a Taça de Portugal, ao vencer o Clube Fluvial Portuense, por 13-10, neste domingo, 9 de junho, na Piscina Municipal da Guarda. Época de pleno nas provas nacionais!

À conquista do Pentacampeonato e da Supertaça, as encarnadas procuravam somar mais um troféu em 2023/24, que possibilitasse a quarta tripleta da equipa, que começou a competir em 2014/15.

Frente ao conjunto nortenho, rival de valia, sobre o qual as águias levaram a melhor na final do play-off do Campeonato Nacional, o Benfica adiantou-se na conversão de um penálti, apontado por Noelia Perez, decorrido 1m5s. Pouco depois, o Fluvial Portuense igualou por Lídia Rocha e conseguiu mesmo operar a reviravolta, através de um castigo máximo concretizado por Beatriz Pereira.

A 3m34s do final do primeiro parcial, as rivais aumentaram a vantagem, por Lídia Pereira, autora do 1-3. Já no derradeiro minuto, com um remate sensacional, Ana Jardim reduziu (2-3). À procura da igualdade, as encarnadas beneficiaram de um penálti, que, mais uma vez, Noelia Perez não desperdiçou! Duelo muito equilibrado no 1.º período, como se antevia (3-3).

Benfica

No arranque do segundo parcial, as pentacampeãs nacionais estiveram demolidoras. Em pouco mais de um minuto, Kerem Noy bisou e deixou o Benfica com dois golos de vantagem (5-3). Muito concentradas e motivadas, as águias ampliaram por Alice Rodrigues (6-3).

"Força, Benfica", gritavam os adeptos nas bancadas. Em jeito de resposta ao apoio manifestado, Joana Arromba anotou um golo bonito (7-3). A perder por quatro tentos, o técnico do Clube Fluvial Portuense solicitou timeout, de imediato.

Lídia Rocha reduziu a diferença (7-4). Foi com as águias na dianteira, por três golos, que se chegou ao intervalo.

A abrir a segunda metade, o Clube Fluvial Portuense marcou por Marta Fernandes, mas Georgia Eccles repôs a diferença em três golos, decorridos 5m35s (8-5). A castigar infração de Marta Fernandes, Noelia Perez foi chamada a marcar o correspondente penálti. Não falhou (9-5).

Benfica

Contudo, o adversário reagiu. Lídia Rocha anotou dois golos de rajada e deixou o marcador em 9-7. Faltava jogar 1m21s neste parcial. De penálti, Beatriz Pereira marcou mais um golo e o duelo avançou para o último quarto com a final em aberto (9-8).

Noelia Perez continuou exímia na marcação de castigos máximos. Foi de penálti que a lateral-esquerda anotou o 10.º golo do Benfica.

Carolina Magano reduziu (10-9), mas Kerem Noy e Ana Jardim deixaram as águias com uma diferença mais folgada (12-9). Com classe, a guarda-redes Matilde Ribeiro opôs-se ao remate de Beatriz Pereira, de penálti, e Noelia Perez dilatou o score, convertendo outro penálti (13-9).

O golo de Lídia Rocha foi insuficiente para evitar a conquista das encarnadas, que venceram por 13-10!

"Glorioso, SLB", entoaram os Benfiquistas, incessantes no apoio às comandadas de António Machado. Erguida a 6.ª Taça de Portugal, seguiu-se muita festa!

Benfica

DECLARAÇÕES

António Machado (treinador do Benfica): "O Benfica foi um justo vencedor. As minhas jogadoras enchem-me de orgulho e vaidade em representar o Benfica. Vamos fazendo a nossa história. Prometemos que vamos tentar sempre continuar a ganhar. Agradeço à Casa Benfica Guarda, que esteve presente em grande número, num apoio muito importante. O Benfica mostra a sua hegemonia nestes últimos seis anos. Temos 5 Supertaças, 5 Campeonatos e 6 Taças de Portugal."

Benfica

Inês Nunes (pivô e capitã do Benfica): "É o culminar de uma época perfeita. O Benfica foi superior na época toda, e nestes últimos jogos. A equipa merece e o treinador merece. Mantivemos sempre a cabeça fria, jogámos com o coração e jogámos à Benfica. Isto é o Benfica." 

Carlota Milheiro (ponta-esquerda do Benfica): "Estou muito feliz pela conquista da Taça de Portugal. O grande objetivo tinha sido o Pentacampeonato, mas acabar a época assim é muito bom. Conquistar a Taça é sempre um grande sentimento de orgulho. Praticamente todas as modalidades femininas do Benfica conquistaram os seus campeonatos, e isso é um grande orgulho enquanto mulher. Mostra o poder das mulheres, mas, no fundo, é tudo Benfica."

Benfica

Madalena Lousa (ponta-esquerda/direita do Benfica): "Foi um jogo muito bem conseguido pela nossa equipa, em que conseguimos o resultado que queríamos: ganhámos a Taça de Portugal. Conseguimos todos os objetivos que queríamos: Supertaça, Campeonato Nacional e Taça de Portugal. Conseguimos tudo. Esperamos conseguir tudo também na próxima época. Quero deixar um especial agradecimento aos nossos adeptos, que foram incansáveis ao longo da temporada e que nos apoiaram em todos os jogos, em especial no dia de hoje."

Benfica

Benfica-Clube Fluvial Portuense
13-10
Piscina Municipal da Guarda
Formação do Benfica
Matilde Ribeiro, Marta Nascimento, Alice Rodrigues, Joana Arromba, Analisa Teixeira, Inês Nunes, Ana Jardim, Carlota Milheiro, Madalena Lousa, Maria Tejo, Kerem Noy, Georgia Eccles, Noelia Perez, Sara Almada e Aline Martins
Marcadoras do Benfica
Noelia Perez (5), Kerem Noy (3), Ana Jardim (2), Alice Rodrigues (1), Joana Arromba (1) e Georgia Eccles (1)
1.º período 2.º período 3.º período 4.º período
3-3 7-4
(4-1)
9-8
(2-4)
13-10
(4-2)

Texto: Redação
Fotos: FP Natação
Última atualização: 9 de junho de 2024