Basquetebol

05 junho 2024, 20h47

FC Porto-Benfica

Terrell Carter foi figura de destaque no jogo

RESUMO BTV

Liga Betclic
Final do play-off
Jogo 1
RESULTADO FINAL
FC Porto 66
Benfica 89
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
16-22 35-41 45-64 66-89

Numa exibição sólida e de domínio, o Benfica bateu o FC Porto, por 66-89, nesta quarta-feira, 5 de junho, no arranque da final do play-off da Liga Betclic. As equipas voltam a encontrar-se no Dragão Arena na sexta-feira, dia 7, às 19h00, no jogo 2.

Ultrapassada a Oliveirense nas meias-finais do play-off (3-0), o Benfica carimbou o acesso à final, na qual, à melhor de cinco jogos, defende o título nacional frente ao FC Porto – que beneficia do fator casa –, adversário que deixou pelo caminho a Ovarense (3-1).

Na antevisão, Norberto Alves referiu que o conjunto encarnado chegaria ao clássico no "melhor momento", com o foco no objetivo: a conquista do Tricampeonato. O capitão Makram Ben Romdhane sublinhou a importância da "concentração" perante uma "grande equipa".

Para o arranque do jogo, o técnico das águias escalou um cinco inicial composto por Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida.

Reunidos todos os ingredientes para uma grande partida de basquetebol no Dragão Arena, com os adeptos a proporcionarem um grande ambiente, deu-se início à série da decisão!

FC Porto-Benfica

O Benfica beneficiou da primeira posse de bola e, pela mão de Terrell Carter, colocou-se em vantagem por 0-4. Boa entrada das águias no jogo, confiantes, a mostrarem bons indicadores na defesa e junto do cesto.

Atrás do prejuízo, o FC Porto igualou a 6-6, resultado que se verificava no minuto 4. Sabendo da importância do momento, os comandados por Norberto Alves foram incisivos e voltaram ao comando do marcador (6-10). A superioridade foi, então, dilatada para 6-13, por Toney Douglas, autor do primeiro triplo do encontro.

A maior distância pontual espelhou-se aos 8-16 e, a partir daqui, o FC Porto adotou uma postura mais pressionante, encostando as contas em 14-18. Mesmo com esta aproximação, o Benfica manteve-se na frente, e saiu do 1.º quarto a vencer por 16-22, com 10 pontos convertidos por Terrell Carter.

FC Porto-Benfica

No arranque do período seguinte, dois triplos de Anthony Barber estabeleceram a igualdade a 22-22. Perante este revés, Norberto Alves viu-se obrigado a parar o encontro.

Impulsionados pela boa entrada no 2.º quarto, os azuis e brancos alcançaram o comando do marcador pela primeira vez no encontro (24-22). Na linha de lance livre, Terrell Carter, eficaz, impôs o 24-24.

Numa toada de maior equilíbrio, o Benfica mostrou serviço nos ressaltos e voltou à frente do score (26-28; 29-31). Com dois minutos para se jogar (8'), um ponto separava os dois emblemas (30-31). Seguiu-se o empate e, na resposta, Aaron Broussard, com um triplo, fez o 31-34.

Estava eletrizante o jogo, com nota mais das águias ao intervalo. Num parcial em que os números espelham o equilíbrio na quadra (19-19), o Benfica deu luta ao ascendente do FC Porto e saiu para o descanso a vencer por 35-41!

Betinho Gomes

No regresso à quadra, os encarnados realizaram um parcial de 0-10, com pontos de Terrell Carter (6), Toney Douglas (2) e Ivan Almeida (2) a colocarem o resultado em 35-51!

Aos cestos convertidos pelo FC Porto, o Benfica respondia de pronto e, a três minutos do final do 3.º quarto (7'), o score apontava 41-57. Grande fase das águias, a dominarem e a imporem o seu ritmo, com 23 pontos marcados face aos 10 dos azuis e brancos.

Daniel Relvão fechou este tempo com uma jogada individual de grande espetacularidade. Com o resultado em 45-61, o poste encarnado roubou a bola a Anthony Barber, driblou e, com tempo e espaço para fazer um cesto seguro, de dois pontos, arriscou o triplo. Espantoso! O período ficou fechado em 45-64, e com muitos festejos no banco vermelho e branco!

FC Porto-Benfica

O conforto dos encarnados, em termos pontuais, fez-se sentir no 4.º quarto. Mantendo uma distância considerável (48-68; 50-70; 58-79), o Benfica esteve à altura do momento, continuou a carregar e não permitiu veleidades ao FC Porto.

Olhando já para o que se segue, Norberto Alves geriu o plantel e deu minutos a todos os atletas presentes na ficha de jogo.

Sem surpresas face ao produzido ao longo do encontro, o Benfica bateu o FC Porto, por 66-89, e está em vantagem na final do play-off da Liga Betclic! O jogo 2 está agendado para as 19h00 desta sexta-feira, 7 de junho, no Dragão Arena.

Norberto Alves

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Defendemos muito bem. Quando se defende bem, também no ataque as coisas são mais tranquilas. Isto é o play-off, não há histórias iguais. Ganhar por um, por 20, ou por 10 é igual. Temos de estar focados para sexta-feira [dia 7] encararmos isto como um 0-0 e ganharmos o segundo jogo. É fundamental ganhar cá, queremos ganhar o próximo jogo."

José Barbosa (base do Benfica): "Temos vindo a demonstrar este nível, principalmente a nível defensivo, há algum tempo. Como disse o nosso treinador na antevisão, chegamos a este momento na melhor forma. A vantagem foi-se conquistando, mas o basquetebol é feito de parciais. Sabíamos que, ganhando uma margem, nos íamos sentir mais confortáveis para impor o nosso ritmo."

Taça Hugo dos Santos

FC Porto-Benfica
66-89
Dragão Arena
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Sérgio Silva e Daniel Relvão
Cinco inicial do FC Porto
Cleveland Melvin, Anthony Barber, Tanner Omlid, Phillip Fayne e Charlon Kloof
Suplentes
Miguel Cardoso, João Guerreiro, Miguel Queiroz, Apolo Caetano, Luís Silva, Nuno Sá e Ricardo Monteiro
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
16-22 35-41 45-64 66-89
Pontuadores do Benfica
Terrell Carter (18), Trey Drechsel (18), Aaron Broussard (15), Ivan Almeida (8), Betinho Gomes (6), José Barbosa (6), Daniel Relvão (6), Toney Douglas (5), Makram Ben Romdhane (4) e Eduardo Francisco (3)

Texto: Redação
Fotos: FPB e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 5 de junho de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas