Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Reportagem
Casa Benfica Portimão festejou o aniversário junto de uma centena de Benfiquistas.
31 maio 2024, 11h31
30.º aniversário da Casa Benfica Portimão
Atualmente com 650 sócios, a embaixada n.º 53 do Clube abriu portas na cidade portuária do Algarve em 9 de abril de 1994. São já três décadas de muito "trabalho" e "dedicação", espelhados na decoração e no ambiente.
"São 30 anos de muito trabalho, de muita dedicação. Todas estas paredes revestidas com troféus refletem isso mesmo. É uma homenagem que temos de fazer aos dirigentes atuais e, sobretudo, aos dirigentes antigos, que tiveram esse trabalho e essa dedicação de levar por diante o nome do Benfica aqui em Portimão", começou por agradecer o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica Domingos Almeida Lima.
Animação não falta à Casa Benfica Portimão, que, apesar de se situar na Rua Professor José Buissel n.º 92/94, um local de difícil acesso, recebe, todos os dias, dezenas de Benfiquistas.
"Tem um número considerável de sócios, tem bilhética, tem as sardinhadas, tem os almoços de quinta-feira durante todo o ano. Tudo isso são fatores de animação, são fatores de atendibilidade para a população local e para os Benfiquistas também, obviamente. É nessa base, continuando esse trabalho, que eu gostaria que o 31.º aniversário começasse a ser festejado", desejou Domingos Almeida Lima, sublinhando, no entanto, a importância de encontrar, num futuro próximo, um outro espaço de maior acessibilidade para reerguer esta Casa Benfica Portimão.
"O Algarve está muito bem equipado de Casas Benfica, praticamente todas têm a nova imagem. Esta não tem nova imagem, mas tem bilhética, portanto é uma Casa que está perfeitamente apetrechada para servir a comunidade local. Temos de ir à procura de um outro espaço, que seja mais pequeno, que esteja mais localizado, onde as pessoas possam dirigir-se sem dificuldade, porque chegar aqui não é fácil. O que eu sugiro é que vendam este espaço e arranjem um espaço alternativo mais de acordo com a realidade do Benfica em Portimão. No fundo, que a Mística do Benfica seja mais trabalhada, se possível, que é isso que se pretende", explicou Domingos Almeida Lima.
Com três décadas dedicadas ao Sport Lisboa e Benfica e aos Benfiquistas, a embaixada n.º 53 do Clube atravessou períodos de êxito, mas também de alguma conturbação. O presidente da Casa Benfica Portimão, António Lourenço das Neves, recorda os anos áureos, seguidos de várias crises que abalaram o bom funcionamento do espaço.
"As dificuldades começaram a partir de 2007/08, foi aí que começou a fraquejar. Tínhamos muitos interessados, jovens inscritos, tivemos modalidades, tivemos escolas de futebol de formação, dos seis aos 12 anos, tivemos uma equipa de cicloturismo, tivemos uma equipa de futsal, de atletismo, seniores e veteranos… Deixaram-nos aqui muitas taças, muitos prémios registados, mas não temos aqui possibilidades de expor todas as taças que temos. E chegámos a esta altura muito fruto das crises financeiras que surgiram. Depois veio a COVID-19 e tivemos de fechar a porta. Foi a única vez que a porta chegou a ser fechada em 30 anos", recordou o dirigente.
José Bravo faz parte desta história. Como fundador e sócio da Casa Benfica Portimão, confessa o "grande orgulho" que sente por ver a embaixada viva.
"Há 30 anos, foi um dia glorioso, em que abri a porta da Casa Benfica, e quando cheguei ao local a rua estava cheia de Benfiquistas. Foi fantástico, foi glorioso, foi à Benfica", relembrou.
O jantar comemorativo dos 30 anos da Casa Benfica Portimão decorreu no restaurante tradicional do Clube Naval de Portimão, e contou com as presenças do antigo jogador encarnado Kandaurov, que agradeceu o convite, e da glória Diamantino Costa, que é assíduo nesta embaixada. "A memória que eu tenho é que há muitos anos fui entregar uma faixa de campeão com a minha fotografia, que eles colocaram em exposição. Ainda a têm na vitrina", contou.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 31 de maio de 2024