Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol Feminino
O Benfica venceu o Almeida Garrett, em jogo da 10.ª jornada do Grupo A da fase final do Campeonato Nacional, que serviu de consagração das tricampeãs nacionais!
26 maio 2024, 20h05
A festa das tricampeãs!
Duda, Constança Sequeira e Margarida Sá Pessoa, que vestia uma camisola de uma homenagem a Maria Unjanque
Margarida Sá Pessoa e Ana Silva
João Alexandre Florêncio com o troféu
A tricampeã nacional Viktoriya Borshchenko
Campeonato Nacional | |
Fase final, Grupo A, 10.ª jornada | |
RESULTADO FINAL INT: 19-15 |
|
Benfica | 34 |
CJ Almeida Garrett | 28 |
Em modo campeão e não em descompressão. Eis como se pode qualificar a exibição do Benfica. As águias – ainda a saborear a conquista do tricampeonato, selada na ronda passada – entraram em campo com uma guarda de honra feita pela formação do Almeida Garrett.
Porém, quando a bola começou de mão em mão, a festa ficou apenas a cargo dos adeptos que se deslocaram ao Pavilhão n.º 2 da Luz. Isto porque, na quadra, a equipa orientada por João Alexandre Florêncio ligou o modo que a levou ao título nacional.
Com Lea Zetovic ausente por se encontrar na seleção da Croácia, e sem Maria Unjanque, que não esteve presente devido ao falecimento do seu pai, as águias apresentaram-se em campo com Isabela Ferrarin, Constança Sequeira, Mihaela Minciuna, Nádia Rodrigues, Alexandra Shunu, Duda e Ana Bolzan.
O primeiro golo até pertenceu às visitantes, mas um tento de Duda, ainda no primeiro minuto, recolocou tudo empatado, e foi demonstrativo da vontade de vencer das encarnadas.
Mal se apanharam na dianteira – golo de Alexandra Shunu (2-1) – não mais as encarnadas se deixaram ultrapassar pelo Almeida Garrett, e sempre com vários golos de vantagem, de uma forma geral.
Ainda assim, valorizando muito a exibição do Benfica, as adversárias conseguiram encurtar distâncias, e, ao intervalo, o resultado era de 19-15.
No segundo tempo o jogo manteve a toada, com as águias sempre muito pressionantes e ofensivas, a conseguirem chegar aos sete golos de vantagem (23-16).
Sem nunca perderem o controlo do desafio, do relógio e do marcador, as encarnadas baixaram ligeiramente o ritmo, e viram o Almeida Garrett ir reduzindo distâncias (25-22).
Porém, na parte final, as tricampeãs nacionais voltaram a meter o pé no acelerador e terminaram o jogo a vencer por 34-28, com o momento imediatamente a seguir à buzina a ser marcado por uma rodinha de campeãs!
Das bancadas vieram cânticos – "E o Benfica ganhou!" –, palmas e muita festa, tal como na quadra, local onde já estava Viktoriya Borshchenko.
A atleta ucraniana, que por motivos de saúde não conseguiu dar o seu contributo à equipa, foi uma das mais saudadas, quer pelo público, quer pelas companheiras e pela equipa técnica.
Juntamente com as capitãs Adriana Lage e Mihaela Minciuna, Viktoriya Borshchenko ergueu o troféu que coroou a formação orientada por João Alexandre Florêncio como campeã nacional. Ao som do clássico We are the Champions, a taça passou por todos os elementos que fazem parte da vencedora equipa feminina de andebol do Benfica.
Se o Campeonato já acabou, a época ainda não: no próximo sábado, 1 de junho, às 11h30, as águias jogam a meia-final da final four da Taça de Portugal, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, frente ao Colégio de Gaia.
João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "Sabe muito bem, porque é um clube enorme. Estas atletas têm engrandecido e estado ao nível. Têm ADN Benfica, conseguiram acabar com a hegemonia do Madeira SAD. Fazemos o oitavo título em nove possíveis, queremos muito agora fazer nove em 10, o que seria extraordinário. Esta geração está aqui para ficar. É uma geração de ouro, à Benfica, que luta até à exaustão. É uma equipa que ganha mais do que perde."
Mihaela Minciuna (capitã e universal do Benfica): "Este título teve um sabor especial, e não consigo descrever o porquê. [Equipa a fazer história] Só vou parar para pensar nisso depois do próximo fim de semana. Aí, sim, poderei parar para pensar nesta longa época, que ainda não acabou..."
Constança Sequeira (central do Benfica): "É inédito... O tricampeonato é uma coisa histórica. Estou muito feliz por pertencer a esta equipa. Somos um grupo fantástico. Não tenho palavras para descrever o que estou a sentir neste momento. [Taça de Portugal] Queremos sempre mais, queremos muito ganhar a Taça de Portugal, e acho que vamos conseguir, pois estamos muito fortes, muito unidas."
Alexandra Shunu (universal do Benfica): "É gratificante. É um sonho tornado realidade. Tudo o que puder fazer pelo Benfica, eu farei."
Rita Campos (pivô do Benfica): "É sempre incrível. Foi uma época muito dura, tivemos altos e baixos, o facto de o formato da competição ser diferente fez com que tivéssemos de ser muito mais consistentes. Tivemos uma derrota ali pelo meio, mas conseguimos superar, felizmente. Estou muito feliz por ser tricampeã. Ainda não acabou, ainda temos a Taça de Portugal."
Benfica-CJ Almeida Garrett 34-28 Pavilhão n.º 2 da Luz |
||
Formação inicial do Benfica | ||
Isabela Ferrarin, Constança Sequeira, Mihaela Minciuna, Nádia Rodrigues, Alexandra Shunu, Duda e Ana Bolzan | ||
Suplentes | ||
Ana Ursu, Rita Campos, Mariana Costa, Madalena Pereira, Adriana Lage, Margarida Sá Pessoa, Sabryne Santos, Joana Semedo e Ana Silva | ||
Formação inicial do CJ Almeida Garrett | ||
Mariana Silva, Bárbara Mendes, Luana Jesus, Sofia Ferreira, Ângela Pessoa, Júlia Figueira e Rafaela Vieira | ||
Suplentes | ||
Rita Lello, Leonor Antunes, Leonor Gonçalves, Sara Moutinho, Mariana Oliveira e Filipa Galvão | ||
Ao intervalo | 19-15 | |
Marcadoras do Benfica | ||
Alexandra Shunu (7), Ana Bolzan (6), Ana Silva (5), Constança Sequeira (4), Joana Semedo (4), Mariana Costa (3), Duda (2), Rita Campos (1), Adriana Lage (1) e Margarida Oliveira (1) |
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 27 de maio de 2024