Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Com o propósito de erguer o quarto troféu em 2023/24, Filipa Patão e Sílvia Rebelo fizeram a antevisão à final da Taça de Portugal, a disputar frente ao Racing Power neste domingo, 19 de maio.
18 maio 2024, 19h13
O Benfica ambiciona o 4.º troféu da época
Na luta pelo 2.º sucesso na prova-rainha, na final, as águias voltam a ter o Racing Power como adversário, rival que Filipa Patão felicitou pelo 3.º posto alcançado no Campeonato.
"Estamos num momento histórico no futebol feminino português. O Racing Power está pela primeira vez na final da Taça de Portugal, e dou os parabéns pela época que fizeram. Foram excelentes estreantes [na Liga BPI]. O Benfica também pode fazer história, se ganhar", começou por referir a treinadora encarnada, em conferência de Imprensa conjunta com Sílvia Rebelo e também com o técnico e uma jogadora do oponente, no Jamor.
Ouça Filipa Patão
Antevendo "um grande jogo de futebol e um grande momento para o futebol feminino", Filipa Patão assumiu que "as finais dependem de pormenores". "Independentemente de poder haver uma equipa que não é tão favorita, por não ser dita grande, isso não quer dizer nada. Normalmente essas equipas conseguem agigantar-se nesses momentos", disse.
Ao lado da treinadora, a capitã Sílvia Rebelo recordou o que viveu quando ergueu o troféu em 2018/19, época em que as águias venceram a Taça pela primeira vez. "Ganhei pelo Benfica e adorei. Foi um sentimento único, e queremos repeti-lo. Jogar neste estádio mítico, com toda a festa ao redor, faz do dia da final um dia único", referiu, acrescentando que "o Benfica quer continuar a colecionar títulos".
"Apesar de respeitarmos muito o Racing Power, por ter uma equipa bastante competitiva, queremos levar mais um troféu para o nosso Museu", vincou Sílvia Rebelo.
Vencendo o Racing Power, o Benfica será a primeira equipa a fazer o pleno dos quatro troféus nacionais, desde que a Taça da Liga passou a integrar o calendário de competições, em 2019/20. Esse é o propósito das Inspiradoras, que nesta temporada, além do tetra, conquistaram a Supertaça e a Taça da Liga.
"As finais não são para se jogar, são para ganhar. Sabemos da dificuldade que será ganhar, mas o Benfica está concentrado no que precisa de fazer, independentemente do adversário. Sabemos o que podemos explorar [no rival], nunca desvalorizámos nenhum adversário e essa foi a nossa força. Vamos respeitar o Racing Power, e queremos muito ganhar", observou Filipa Patão.
Ouça Filipa Patão
Numa época marcada pela inédita presença nos quartos de final da Champions League, a final da Taça de Portugal será o 47.º desafio oficial das águias. Para Filipa Patão a temporada foi "desgastante", mas tal nunca será desculpa.
"Tivemos as nossas dificuldades, com inúmeros estágios, viagens e jogos. Fazer parte do Benfica é estar obrigado a ganhar, dar o melhor, ser uma equipa competitiva na Liga dos Campeões e isso traz desgaste mental e físico. Nunca foi desculpa, mas uma motivação. O mais fácil não é sermos os vencedores uma vez, mas continuar a ganhar. Isso mostra resiliência e capacidade de luta das jogadoras em conseguir fazer algo mais todos os anos e sermos cada vez melhores. Fazer melhor é ganhar os quatro títulos nesta época. Estamos a um passinho", disse.
Ouça Sílvia Rebelo
A treinadora tetracampeã nacional considerou que as águias têm sabido lidar com essa pressão de vencer, como mostram os resultados, e Sílvia Rebelo garantiu que o grupo está focado em subir a escadaria do Jamor em direção à Tribuna com um sorriso.
"Estamos supermotivadas para o jogo. Estamos prontas", reforçou a experiente defesa-central, que representa o Clube desde o arranque do projeto.
Refira-se que a venda de bilhetes, a preço único de 5 euros, está disponível no Estádio Nacional, no contentor junto à Maratona (Avenida Pierre de Coubertin), entre as 10h00 e as 18h15 deste domingo, 19 de maio.
A final será apitada por Catarina Campos, árbitra que terá como assistentes Vanessa Gomes e Raquel Pinho. Inês Andrada será a quarta árbitra. O videoárbitro (VAR) será Vasco Santos, e o assistente (AVAR) André Campos.
Ana Seiça, Anna Gasper, Andreia Faria, Andreia Norton, Carole Costa, Catarina Amado, Chandra Davidson, Christy Ucheibe, Francisca Nazareth, Jéssica Silva, Laís Araújo, Lara Martins, Lena Pauels, Lúcia Alves, Marie Alidou, Marta Cintra, Paige Almendariz, Pauleta, Rute Costa e Sílvia Rebelo.
Texto: Redação
Fotos: FPF
Última atualização: 19 de maio de 2024