Andebol

18 maio 2024, 17h15

Gabriel Sequeira

Gabriel Sequeira

RESUMO DO JOGO

Na penúltima jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de andebol, o Benfica jogava pela derradeira vez no seu pavilhão em 2023/24, e os adeptos compareceram em bom número. Dérbi é dérbi, e é sempre um bom espetáculo, mas as contrariedades elencadas por Jota González na antevisão – uma equipa desfalcada de muitas pedras nucleares frente a outra que se apresentava na sua melhor forma – acabaram por pesar no desfecho (32-41).

Ainda assim, o Benfica entrou bem no jogo, liderando o marcador até ao 3-2. Porém, a formação leonina conseguiu então marcar sete golos sem resposta, passando para a frente do encontro de uma forma decisiva. Quando o intervalo chegou, com 12-22 no placar, foram precisamente esses sete golos a fazer a diferença, o que significa que, depois daquele período de ineficácia ofensiva, as águias ofereceram boa réplica ao principal candidato ao título.

Bélone Moreira

No segundo tempo, quando se poderia pensar que a quase ausência de jogadores para a rotação (o Benfica convocou 12 atletas para este encontro, o Sporting tinha 16 na ficha de jogo) ditaria uma maior diferença no marcador, os encarnados lograram reduzi-la para quatro golos (24-28, aos 43'), e só mais tarde os verdes e brancos conseguiram esticá-la, plasmando-a no 32-41 final.

Sem poder sair do 3.º lugar em que se encontra – nem para cima, nem para baixo –, o Benfica encerra o Campeonato em Braga no próximo sábado, 25 de maio, visitando o ABC, no Pavilhão Flávio Sá Leite, às 18h00, na 6.ª e última jornada da 2.ª fase.

Jota González

DECLARAÇÕES

Jota González (treinador do Benfica): "O início da primeira parte do jogo foi marcante, o adversário conseguiu uma vantagem importante, e o seu guarda-redes esteve muito bem. O nosso contexto é conhecido, temos muitos jogadores impedidos de competir devido a lesões, o que complicou muito a nossa missão perante um Sporting que tem uma grande equipa e que marcou rapidamente a diferença desde o início. Tivemos de jogar muitos minutos com jogadores jovens, que não têm experiência, são jogadores para o futuro, mas podem aproveitar estas oportunidades para se desenvolver. Não pudemos fazer substituições de rotação e sofremos muito durante toda a partida. Pelas circunstâncias, estamos numa situação difícil."

Benfica-Sporting
32-41
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Gustavo Capdeville, Gabriel Sequeira, Bélone Moreira, Filip Taleski, Miguel Sánchez, Ole Rahmel e Paulo Moreno
Suplentes
Nikola Zoric, Afonso Mendes, João Bandeira, Ricardo Rocha e Guilherme Carvalho
Formação inicial do Sporting
Leonel Maciel, Edy Silva, Edmilson Araújo, Francisco Costa, Natan Suárez, Salvador Salvador e Mamadou Gassama
Suplentes
André Kristensen, Pedro Portela, Jan Gurri, Espen Vag, Orri Thorkelsson, João Gomes, Étienne Mocquais, Christian Moga e Martim Costa
Ao intervalo 15-22
Marcadores do Benfica
Ole Rahmel (8), Paulo Moreno (6), Bélone Moreira (5), Miguel Sánchez (4), Gabriel Sequeira (4), Afonso Mendes (2), Filip Taleski (1), João Bandeira (1) e Guilherme Carvalho (1)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 18 de maio de 2024

Patrocinadores Andebol


Relacionadas