Futebol

11 maio 2024, 11h30

Equipa do Benfica

Jogadores do Benfica fazem a roda no Estádio da Luz

O Benfica despede-se neste domingo, 12 de maio, do Estádio da Luz na temporada 2023/24, com a receção ao Arouca, válida para a 33.ª jornada da Liga Betclic.

No "até já" à sua fortaleza, as águias vão medir forças com o 7.º classificado do Campeonato, que vem de uma sequência de seis jogos consecutivos sem perder: três vitórias e outros tantos empates. Por seu lado, o Glorioso joga pelo regresso aos triunfos no conforto do seu lar, onde somou 14 triunfos e dois empates, nos 16 jogos lá disputados na corrente edição da prova.

No histórico de confrontos para a Liga iniciado em 2013/14, temporada marcada pela estreia do Arouca no convívio entre os grandes do futebol português, o Benfica tem sido amplamente dominador, com 11 vitórias e um empate, em 13 partidas. Contabilizando, apenas, os seis jogos disputados no Estádio da Luz, os encarnados somam cinco vitórias e um empate.

Nesta temporada, as equipas já se enfrentaram em duas ocasiões e as águias ultrapassaram com distinção os dois testes para lá da Serra da Freita: triunfos na 1.ª volta da Liga (16.ª jornada) por 0-3 e na fase de grupos da Taça da Liga por 0-2.

Aursnes

Nos dados estatísticos da Liga Betclic disponibilizados pela plataforma Wyscout, Benfica e Arouca dão nas vistas pela ambição e proatividade com que têm encarado as respetivas partidas da competição. Líder no número de passes e remates efetuados (526 e 17 505, respetivamente), a equipa orientada por Roger Schmidt terá pela frente um adversário afoito, cujos números nesses parâmetros (436 e 14 479) se aproximam dos registos das equipas do topo da tabela.

A estes indicadores totais, somam-se as elevadas percentagens de eficácia nos dois parâmetros. Uma vez mais, os encarnados surgem no 1.º lugar na eficácia de passe (86,8%) e de remates enquadrados (42,2%), com o Arouca a "responder" com 83,6% e 35,6%.

No capítulo defensivo, as águias apresentam-se a jogo na Luz com 27 golos sofridos contra os 42 dos arouquenses, e esses números refletem-se na superioridade evidenciada nos duelos defensivos ganhos (59,9% contra 57,8%), nos duelos aéreos ganhos (46,2% contra 45,2%) e nos remates consentidos (319 contra 335).

Rafa

Entre golos e assistências, Mujica (20+3) – jogador que o Arouca, pela voz do seu treinador, revelou estar envolvido num processo de transferência – e Cristo (14+9) são nomes que sobressaíram ao longo da época, totalizando, ambos, 23 participações nos 53 golos que os arouquenses levam no Campeonato. Números semelhantes aos de Rafa, que continua a liderar o Benfica em golos (12) e assistências (11).

Do lado das águias, o internacional argentino Di María destaca-se como o atleta com mais passes decisivos (37) e para a profundidade (71).

Álvaro Carreras

Em Famalicão (derrota por 2-0), a contar para a 32.ª jornada da Liga Betclic, Roger Schmidt apostou num onze formado por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, João Neves, João Mário, Di María, Neres, Kökcü e Marcos Leonardo.

Por sua vez, Daniel Sousa lançou um 4x2x3x1 com João Valido, Bogdan Milovanov, Matías, Montero, Quaresma, Oriol Busquets, David Simão, Jason, Cristo, Morlaye Sylla e Marozau, no nulo (0-0) caseiro diante do Estrela da Amadora.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 11 de maio de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas