Voleibol

01 maio 2024, 20h05

Benfica

Desafio intenso no Pavilhão n.º 2 da Luz

RESUMO DO JOGO

No Dia do Trabalhador, 1 de maio, a laboriosa equipa encarnada não deu folga à perseguição do seu objetivo e pôs-se em vantagem (1-0) na final da Taça Federação, após vencer o Vitória SC (3-1) no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Numa final à melhor de 3, era importante arrancar com um triunfo, tirando partido também do fator casa. E a entrada do Benfica correspondeu a este desiderato, cavando desde logo uma diferença de 5-1. Porém, as vimaranenses reagiram a partir daí, chegaram à igualdade aos 10-10 e passaram mesmo para a frente aos 13-14, o que levou Rui Moreira a pedir o primeiro time out quando o marcador já assinalava 13-15. As minhotas prosseguiram para 13-18, e o treinador benfiquista voltou a pedir a interrupção do jogo. Os 3 pontos seguintes tornaram a sorrir às visitantes, confirmando uma tendência que acabou mesmo por levar o 1.º set na direção minhota (20-25).

A resposta foi dada no set seguinte, que ficou desde logo encaminhado quando o Benfica conseguiu uma sequência de 7 pontos, levando o resultado de 6-6 para 13-6, logrando outros 6 de enfiada dos 20-11 aos 25-11. Estava reposta a igualdade na partida (1-1)!

Benfica

O Benfica entrou muito moralizado no 3.º parcial, como o demonstra o 6-0 inicial. Novo esticão dos 8-2 aos 11-2 deixou a sensação de que o set não fugiria às da Luz, o que se confirmou: 25-11, a mesma diferença do set anterior, mas em menos 2 minutos. As águias passavam para a frente do encontro (2-1) e tinham hipótese de fechá-lo logo a seguir.

O Vitória SC também sabia disso, e ninguém estranhou que o parcial tivesse arrancado equilibrado, com ponto para cá, ponto para lá, até que o Benfica deu um safanão na igualdade a 3-3 que se verificava, transformando-a no que podia ser um desmoralizador 8-3. Só que as minhotas não estavam pelos ajustes e fizeram 4 pontos consecutivos que as recolocaram na discussão do resultado. O parcial prosseguiu nessa toada repartida, mas com o Benfica a tratar que a sua parte fosse sempre um bocadinho maior que a do adversário, o que permitiu que a vantagem crescesse até aos 18-11. Obrigadas a reagir, as vitorianas tornaram a fazer uma boa série de pontos, esbatendo a diferença para apenas 2 (19-17). Era a vez de as benfiquistas mostrarem a sua fibra e, com 3 pontos de rajada, aproximaram-se decisivamente do objetivo, o qual viriam a conseguir pouco depois com um 25-19 que lhes deu a vitória no 4.º set, o 3-1 no encontro, e a vantagem de 1-0 numa final disputada à melhor de 3.

O jogo 2 desta final da Taça Federação está agendado para o próximo sábado, 4 de maio, às 20h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.

Benfica

Benfica-Vitória SC
3-1
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Fernanda Silva, Mariana Garcez, Alice Clemente, Shannon Shields, Angélica Malinverno, Joana Garcez e Tatiana Rizzo (L)
Suplentes
Beatriz Paiva, Ellen Braga, Marisa Pardal e Whitney McEwan
Formação inicial do Vitória SC
Azul Benítez, Jéssica Miranda, Raissa Cassamá, Tânia Oliveira, Bárbara Gomes, Maria Giorgi e Raquel Silva (L)
Suplentes
Margarida Maia, Célia Almeida, Bruna Correia e Maria Carlos Marques (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
20-25 25-11 25-11 25-19

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 4 de maio de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas