Judo

25 abril 2024, 19h45

Djamila Silva

Djamila Silva

Djamila Silva, judoca do Benfica, conquistou a medalha de prata no Campeonato Africano, que debutou nesta quinta-feira, 25 de abril, no Cairo.

Isenta na 1.ª ronda, em - 52 kg, a atleta das águias arrancou com um triunfo ante a moçambicana Jacira Ferreira, por ippon. Na meia-final, a cabo-verdiana derrotou a argelina Faiza Aissahine, por waza-ari.

Apurada para a final, Djamila Silva perdeu com a marroquina Soumiya Iraoui, por castigos. Em - 57 kg, Evenilde Mendes cedeu no primeiro combate, diante da argelina Yamina Halata.

Telma Monteiro

Telma Monteiro (- 57 kg), na luta por mais um apuramento olímpico, regressou à competição no Campeonato da Europa, que decorre em Zagreb, finalizando no 7.º posto. Recuperada, após longa paragem, a melhor judoca portuguesa de todos os tempos ficou isenta na 1.ª ronda, estreando-se frente à britânica Lele Nairne. No golden score, já com 9m12s de combate, a judoca encarnada acabou por vencer, por waza-ari.

Seguiu-se a francesa Priscilla Gneto, e mais uma vez, foi necessário o ponto de ouro para determinar a vitória de Telma, que repetiu o waza-ari, com 5m36 de combate.

Nos quartos de final, diante da germânica Pauline Starke, Telma foi derrotada por ippon. Relegada para a repescagem, contra a sérvia Marica Perisic, o desfecho desfavorável, por ippon, chegou no golden score, depois de a judoca do Benfica sentir algum desconforto físico, optando-se por não concluir o combate, segundo informou a treinadora Ana Hormigo, explicando que a atleta fez um excelente teste.

Também em ação esteve Rodrigo Lopes neste 1.º dia de provas. Em - 60 kg, o atleta encarnado venceu o norueguês Egilsten Amarasekara, por ippon, cedendo depois ante o francês Cédric Revol, por waza-ari.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica e European Judo Union
Última atualização: 25 de abril de 2024

Relacionadas