Judo

23 abril 2024, 15h04

Judo Benfica

Oito dos nove atletas que vão em busca dos pontos para o apuramento olímpico

REPORTAGEM BTV

São, ao todo, nove os judocas do Benfica que partem para Zagreb (Campeonato da Europa), Rio de Janeiro (Campeonato Panamericano) e Egito (Campeonato de África) em busca de pontos para o apuramento olímpico. Destaque para Telma Monteiro, que regressa à competição após uma longa paragem por lesão.

No Campeonato da Europa, além do aguardado retorno de Telma Monteiro ao tatami, vão estar em ação Rochele Nunes, Rodrigo Lopes, Thelmo Gomes e Anri Egutidze, de 25 a 28 de abril.

No Campeonato Africano, que decorrerá de 25 a 27 de abril, as águias estarão representadas por Djamila Silva, Evenilde Mendes e Claudiano Semedo, e no Campeonato Panamericano, a acontecer entre 22 e 28 deste mês, Facundo de Lúcia é o representante encarnado.

Judo Benfica

Em jogo estão 700 pontos "muito importantes" para o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, evento que se realizará na capital francesa entre 26 de julho e 11 de agosto.

"Vamos ter estes três Campeonatos a decorrer ao mesmo tempo, em diferentes continentes. São três competições, ou seja, o Campeonato continental, o mais importante de cada continente, que vale pontos muito importantes para o apuramento olímpico. Estão em jogo 700 pontos, e a nossa expectativa é sempre grande relativamente aos atletas do Benfica", explicou a treinadora Ana Hormigo, em declarações à BTV.

"Aqui, um pouco mais de reservas com a Telma [Monteiro], que regressa de uma lesão. É um pouco a prova-teste que ela irá fazer para integrar outra vez a Seleção Nacional e conseguir, então, efetivar o apuramento olímpico, mas é sempre um Campeonato da Europa e sabemos que da Telma podemos esperar tudo. Outra medalhada em Campeonatos da Europa é a Rochele Nunes, que também vai sempre com uma grande expectativa, vai como cabeça de série. Relativamente aos outros, todos poderão fazer um bom resultado e afirmar um pouco os pontos para o ranking olímpico, que vai terminar em junho", perspetivou a treinadora do Benfica.

"Para os nossos atletas, os Jogos Olímpicos são, de quatro em quatro anos, a prova mais importante para a nossa modalidade. Temos sempre um grande peso. O Benfica está muito bem representado na modalidade, e vamos, claro, com tudo", garantiu Ana Hormigo.

Judo Benfica

Os Europeus de Zagreb, a disputar entre 25 e 28 de abril, marcam o regresso de Telma Monteiro à competição, cinco meses após uma lesão grave e num momento em que a judoca recordista de medalhas nos Campeonatos procura estar em Paris 2024, os sextos Jogos Olímpicos da carreira.

"O Campeonato da Europa vai ser a primeira de três provas que eu vou fazer, das que faltam do apuramento olímpico. Sinceramente, a primeira expectativa é perceber como é que o meu joelho vai reagir, uma vez que eu venho de uma lesão grave. E a partir daí, ganhando confiança durante a competição e com a competição, seguir para as etapas seguintes, que são muito importantes", considerou a judoca encarnada, que não esconde a ambição de averbar a qualificação.

"Significaria muito, porque será algo histórico. Não era preciso ser tão doloroso, mas com toda esta bagagem por trás, com todo este contexto de vir da lesão e de recuperar de uma lesão tão grave, com certeza seria ainda mais especial. Vamos ver como é que corre", acautelou.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 23 de abril de 2024

Relacionadas