Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Judo
Campeonato da Europa, Campeonato Panamericano e Campeonato de África decorrem em Zagreb, Rio de Janeiro e no Egito, respetivamente, nos últimos dias deste mês de abril.
23 abril 2024, 15h04
Oito dos nove atletas que vão em busca dos pontos para o apuramento olímpico
No Campeonato da Europa, além do aguardado retorno de Telma Monteiro ao tatami, vão estar em ação Rochele Nunes, Rodrigo Lopes, Thelmo Gomes e Anri Egutidze, de 25 a 28 de abril.
No Campeonato Africano, que decorrerá de 25 a 27 de abril, as águias estarão representadas por Djamila Silva, Evenilde Mendes e Claudiano Semedo, e no Campeonato Panamericano, a acontecer entre 22 e 28 deste mês, Facundo de Lúcia é o representante encarnado.
Em jogo estão 700 pontos "muito importantes" para o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, evento que se realizará na capital francesa entre 26 de julho e 11 de agosto.
"Vamos ter estes três Campeonatos a decorrer ao mesmo tempo, em diferentes continentes. São três competições, ou seja, o Campeonato continental, o mais importante de cada continente, que vale pontos muito importantes para o apuramento olímpico. Estão em jogo 700 pontos, e a nossa expectativa é sempre grande relativamente aos atletas do Benfica", explicou a treinadora Ana Hormigo, em declarações à BTV.
"Aqui, um pouco mais de reservas com a Telma [Monteiro], que regressa de uma lesão. É um pouco a prova-teste que ela irá fazer para integrar outra vez a Seleção Nacional e conseguir, então, efetivar o apuramento olímpico, mas é sempre um Campeonato da Europa e sabemos que da Telma podemos esperar tudo. Outra medalhada em Campeonatos da Europa é a Rochele Nunes, que também vai sempre com uma grande expectativa, vai como cabeça de série. Relativamente aos outros, todos poderão fazer um bom resultado e afirmar um pouco os pontos para o ranking olímpico, que vai terminar em junho", perspetivou a treinadora do Benfica.
"Para os nossos atletas, os Jogos Olímpicos são, de quatro em quatro anos, a prova mais importante para a nossa modalidade. Temos sempre um grande peso. O Benfica está muito bem representado na modalidade, e vamos, claro, com tudo", garantiu Ana Hormigo.
Os Europeus de Zagreb, a disputar entre 25 e 28 de abril, marcam o regresso de Telma Monteiro à competição, cinco meses após uma lesão grave e num momento em que a judoca recordista de medalhas nos Campeonatos procura estar em Paris 2024, os sextos Jogos Olímpicos da carreira.
"O Campeonato da Europa vai ser a primeira de três provas que eu vou fazer, das que faltam do apuramento olímpico. Sinceramente, a primeira expectativa é perceber como é que o meu joelho vai reagir, uma vez que eu venho de uma lesão grave. E a partir daí, ganhando confiança durante a competição e com a competição, seguir para as etapas seguintes, que são muito importantes", considerou a judoca encarnada, que não esconde a ambição de averbar a qualificação.
"Significaria muito, porque será algo histórico. Não era preciso ser tão doloroso, mas com toda esta bagagem por trás, com todo este contexto de vir da lesão e de recuperar de uma lesão tão grave, com certeza seria ainda mais especial. Vamos ver como é que corre", acautelou.
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 23 de abril de 2024