Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Empréstimo obrigacionista
Com procura válida de 67,5 milhões de euros, um valor 1,35 vezes superior à oferta, os resultados da emissão de obrigações (2024-2027) da Benfica SAD foram apresentados por Luís Mendes.
22 abril 2024, 20h00
Luís Mendes, vice-presidente do Clube e administrador executivo da Benfica SAD, e Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisbon
Na Euronext Lisbon, palco do evento, foi ressaltada a satisfação pelo cumprimento do objetivo, e Luís Mendes apontou as razões para o sucesso.
"Desde logo quero destacar a confiança na liderança do Presidente Rui Costa e de toda a sua equipa de gestão e deste Conselho de Administração. Quero também destacar a confiança na solidez económica da Benfica SAD e, por fim, que considero muito importante, o trajeto imaculado que a Benfica SAD tem vindo a ter ao longo de todos estes anos. Nunca falhámos nenhum reembolso de capital, nunca falhámos nenhum pagamento de juros, e isso é muito importante", afirmou.
"Começar em 35 milhões de euros e terminar numa procura de 67,5 milhões de euros é muito significativo para nós. Obtermos aqui um rácio de 1,35 é muito, muito interessante", enfatizou.
Pela terceira vez, a Benfica SAD apostou na oferta pública de troca. "Aquilo que era importante aqui, fundamentalmente, era anteciparmos um pouco o vencimento da operação anterior e passarmos isto para um período que nos fosse mais favorável. Pretendíamos também dar a oportunidade aos nossos investidores e oferecer-lhes uma taxa mais significativa, face àquela taxa que eles tinham anteriormente", denotou.
Quanto à taxa de juro de 5,1%, Luís Mendes referiu que havia a convicção de que esta expressava a perceção que o mercado tinha do "risco Benfica" e que, com essa taxa, os interesses da SAD também foram salvaguardados.
Nessa ótica, o administrador executivo da SAD das águias salientou que se verificou o "mais baixo prémio de risco alguma vez atribuído à Benfica SAD".
Destacando o montante final e o alargamento da oferta, Luís Mendes explicou que o objetivo inicial era "fazer o revolving [renovação] da operação anterior". "Contudo, em função do que foi a evolução da procura, decidimos subir para os 50 milhões de euros e, assim, equilibrarmos o que era a nossa tesouraria", concluiu.
E, olhando já para a possibilidade de, no futuro, o financiamento ocorrer em taxas mais baixas, Luís Mendes explanou o montante dos 50 milhões: "É uma convicção nossa, um exercício de fé, mas será a tendência de as taxas de juro no futuro baixarem, e não havia necessidade de fazermos um investimento mais substancial, quando, no futuro, podemos vir a financiar-nos em taxas mais baixas."
NÍVEL DE CONFIANÇA SIGNIFICATIVO
"Estamos extremamente felizes pelos resultados alcançados, o que denota uma confiança no que é o risco Benfica. Fizemos uma operação que chegou aos 50 milhões de euros, que era o montante que entendíamos necessário para o que é o nosso equilíbrio de tesouraria. Adicionalmente, numa situação que considero equilibrada em termos económicos, o que nos permite encarar a próxima época com um nível de confiança muito significativo."
DÍVIDA CONTROLADA
"Em primeiro lugar, o nível da dívida líquida do Benfica encontra-se num montante que nós consideramos controlável. Sempre dissemos que o que seria importante para nós era manter a dívida líquida inferior aos proveitos, e isso continua a suceder. Por outro lado, relativamente ao aumento do obrigacionista, o que quisemos fazer, e com esta passagem para os 50 milhões de euros, é apenas uma gestão equilibrada da nossa tesouraria. É por aí que nós queremos ir, de modo que não temos ideia de fazer rigorosamente nada em termos de amortização de capital a outros bancos. Pretendemos manter a dívida a este nível."
PRIVILEGIAR OS PARCEIROS
"Relativamente à parceria com a Socios.com, nós privilegiamos sempre os nossos parceiros e vamos continuar com a parceria com a Socios.com. Não vemos razão para não continuar. Em relação às aquisições de jogadores, o que eu quero dizer é que nós quando fizemos esta emissão obrigacionista, não a fizemos com o objetivo de ir ao mercado. Se tivermos de ir ao mercado, vamos quando entendermos, e se surgirem oportunidades que assim o justifiquem."
SATISFAÇÃO PELO OBJETIVO ATINGIDO
"Em termos de oferta-troca, estamos extremamente satisfeitos. Em cada dois, um [investidor] optou pela troca e, portanto, conseguimos um rácio na ordem dos 50 por cento, o que é interessante desde logo. Em relação aos 50 milhões, é um montante que consideramos adequado. O número de investidores [3524] ficou abaixo. Estamos numas condições de mercado diferentes das condições do ano passado, mas estamos satisfeitos porque conseguimos, como é evidente, atingir o objetivo que pretendíamos. O objetivo foi atingido, esta emissão foi um sucesso e estamos extremamente satisfeitos."
TRANQUILIDADE NO MERCADO
"O Benfica irá ao mercado se assim o entender e se o mercado determinar que existem condições favoráveis para isso. Quanto à venda de jogadores, o que posso dizer é que qualquer clube tem de vender jogadores. Essa é uma realidade com que temos de viver e não nos podemos abstrair dela. O Benfica e qualquer outro clube português, a generalidade dos clubes estrangeiros, para fazerem resultados, têm de fazer venda de jogadores. Estar a falar do jogador A, B, C ou D… não faz sentido neste momento."
POSIÇÃO FINANCEIRA CONFORTÁVEL
"O Benfica está confortável em termos financeiros e não vai condicionar a estruturação da sua tesouraria e do seu balanço à entrada de investidores estrangeiros. Se surgirem oportunidades, o Benfica não fecha a porta, mas não temos rigorosamente nada em vista, neste momento, com a entrada de investidores estrangeiros."
PERCURSO IMACULADO REFORÇA CONFIANÇA DOS INVESTIDORES
"Ficamos extremamente satisfeitos porque significa a confiança no Benfica e a confiança na solidez do balanço do Benfica. A confiança na forma como o Benfica tem tratado os seus investidores, o retorno que lhes dá, o facto de estarmos permanentemente a pagar a tempo e horas, os juros, fazermos os reembolsos de capital também a tempo e horas. Temos um percurso imaculado no mercado de capitais, isso faz com que os investidores queiram continuar connosco. Deixa-nos extremamente satisfeitos."
CRENÇA NA IDA À CHAMPIONS
"O Benfica, ficando em 2.º lugar, a confirmar-se, porque ainda não terminou o Campeonato, logo, não sabemos, está extremamente confiante. Acredita que vai estar presente na Liga dos Campeões, quer seja de uma forma direta, quer seja através de um play-off, portanto, está extremamente confortável quanto a isso. Idas ao mercado serão circunstanciais e determinadas no momento em que tiverem de ser e em função do que são as oportunidades de mercado."
UM "OBRIGADO" A TODOS OS ENVOLVIDOS
"Destacar e agradecer aos parceiros e também ao Sindicato Bancário que nos acompanhou nesta operação. Desde logo ao Haitong Bank e à sua equipa, muito obrigado pelo trabalho de coordenação que fizeram; à VDA, que, como sempre, nos tem apoiado; ao Sindicato Bancário, que, conforme foi referido, neste ano foi composto por 12 bancos, o maior sindicato de sempre; agradecer à Mazars e à sua equipa, designadamente ao João Monarca Pires e ao Luís Gaspar; à CS'Advogados, em representação do Sindicato Bancário, e, finalmente, à CMVM, em que gostaria de destacar o Dr. Juliano Ferreira, por toda a sua exigência e apoio que nos tem dado. É sempre para nós uma oportunidade de melhoria. Muito obrigado! Por último, quero relevar o que foi o esforço de toda a equipa de gestão do Benfica. Vejo aqui o departamento financeiro em peso, e, dentro do departamento financeiro, gostaria muito de agradecer o apoio de Paulo Alves e de Cláudio Machado. Também quero agradecer ao departamento Comercial e ao departamento de Comunicação do Benfica."
Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 23 de abril de 2024