Futebol

15 abril 2024, 01h14

Roger Schmidt

Roger Schmidt no final do encontro

PÓS-JOGO

Roger Schmidt fez a análise à vitória do Benfica sobre o Moreirense, por 3-0, em encontro da 29.ª jornada da Liga Betclic, disputado na noite deste domingo, 14 de abril. "Temos de acreditar e ganhar os nossos jogos", sublinhou o técnico.

No Estádio da Luz, o Benfica construiu a vitória com golos de Kökcü (18'), Tomás Araújo (45'+1') e Rollheiser (79') – estreia a marcar de águia ao peito –, o primeiro e o último com assistências de Tiago Gouveia.

Em declarações à BTV, na zona de entrevistas rápidas, Roger Schmidt mostrou-se satisfeito com o resultado obtido perante uma equipa que "está a fazer uma boa época".

Escalando um onze com oito alterações em face aos três últimos jogos disputados – com entradas de Samuel Soares, Tomás Araújo, Morato, Álvaro Carreras, João Mário, Tiago Gouveia, Kökcü e Arthur Cabral –, o técnico referiu que "era necessário dar descanso a alguns jogadores, e tempo de jogo a outros", tendo em conta os momentos que se seguem.

As águias decidem a eliminatória dos quartos de final da Liga Europa, frente ao Marselha, a partir das 20h00 de quinta-feira, 18 de abril, no Estádio de Marselha.

Tiago Gouveia

BONS INDICADORES PARA AS PRÓXIMAS BATALHAS

"É sempre bom vencer. Claro que isto é muito positivo e, por isso, é bom para a confiança. No geral, estamos muito contentes, hoje [14 de abril], porque ganhámos um jogo difícil. Não é fácil jogar contra o Moreirense. Estão a fazer uma época muito boa, como uma equipa que foi promovida à Primeira Liga no ano passado. Não é fácil marcar golos contra eles, e é por isso que acho que temos de estar muito satisfeitos. Precisámos de um pouco, hoje. Fizemos muitas mudanças e levou algum tempo a dominarmos o jogo e a criarmos oportunidades, mas, depois, estivemos bem. Marcámos golos, não sofremos [clean sheet], muitos jogadores ganharam tempo de jogo, outros puderam descansar um pouco, o que era muito importante depois de três jogos muito exigentes em duas semanas. Foi importante dar descanso a alguns jogadores, e, agora, é de topo. Temos todos os jogadores – ou quase todos, porque o Tomás Araújo está, provavelmente, fora – prontos para quinta-feira [18 de abril]. Os jogadores que jogaram muito estão frescos, porque não jogaram hoje; os outros tiveram tempo de jogo e trabalharam na sua forma. Vamos descansar um pouco e, depois, preparar a 2.ª mão [dos quartos de final da Liga Europa] frente ao Marselha."

Benfica-Moreirense

DAR TUDO PARA GANHAR ATÉ FINAL

"Ainda acredito que [o título nacional] seja possível, mas não está apenas nas nossas mãos. É sempre difícil lidar com a situação. Seria mais fácil se soubéssemos que, vencendo os nossos jogos, seríamos campeões. Já não estamos nessa situação, mas ainda temos cinco jogos para jogar, o Sporting tem seis. Temos de acreditar e ganhar os nossos jogos. É o que estamos a fazer. Hoje [14 de abril], foi importante focarmo-nos neste jogo e ganhá-lo para pôr um bocado pressão nesta situação. Vamos dar tudo para ganhar o próximo jogo, e o seguinte. Vamos ver o que acontece. Ainda acreditamos que é possível. Se estão a ganhar tudo e se sagrarem campeões, merecem-no, é muito claro. Senão, nós temos de estar lá."

Benfica-Moreirense

SINAIS MUITO POSITIVOS DO PLANTEL

"Tomar decisões sobre o onze e o plantel é a parte mais difícil do trabalho enquanto treinador. No entanto, estou muito contente por ter muitas opções muito boas. É importante para nós, porque se tens metas elevadas como o Benfica tem, precisas de boas opções. Nos últimos três jogos jogámos com o mesmo onze inicial e, em jogos tão difíceis, os jogadores estiveram muito bem. Hoje [14 de abril], foi o momento de outros jogadores aparecerem, e é um sinal muito bom para a equipa e para o plantel. Se os jogadores estão prontos, podem jogar, e isso significa que estão em boa forma a nível físico, tático e que mostram boa mentalidade. É muito bom para nós, e era o objetivo para as últimas quatro ou cinco semanas da época, termos todos os jogadores disponíveis e termos muitas opções. A cada dia de jogo tenho de tomar decisões. Nunca é fácil se tens tantos jogadores bons como nós temos. Hoje, estiveram muito bem. Deste tipo de dor de cabeça eu gosto, porque significa que tenho bons jogadores."

Benfica-Moreirense

A EXIBIÇÃO DE ÁLVARO CARRERAS

"A situação é clara: agora, está emprestado, e também temos a opção de o manter aqui no Benfica. É um processo em aberto. Jogar foi muito bom para ele, não teve muito tempo de jogo nas últimas semanas, porque o Fredrik [Aursnes] esteve muito bem nesta posição, mas o Álvaro é um jogador muito talentoso. Há a opção de o manter cá, vamos ver qual será a melhor opção para ele e para nós, e o que é o melhor para o jogador. Neste momento, estamos completamente focados em fazer um final de temporada de topo. É o que está na nossa cabeça e na cabeça dele, e, depois, mais tarde, temos de tomar uma decisão. Foi bom para ele jogar hoje [14 de abril], ganhar o jogo e fazer os 90 minutos. Foi um passo muito bom."

Benfica-Moreirense

REGRESSO E POSICIONAMENTO DE KÖKCÜ

"Estou muito contente pelo Orkun [Kökcü]. As últimas semanas não foram fáceis para ele. Falámos sobre o assunto, após a entrevista dele, e está de volta, também em termos de mentalidade e tudo mais. [Posicionamento] É o futebol, temos diferentes opções e, na minha opinião, no momento, o João Neves e o Florentino estiveram muito bem na posição 6. Temos o Rafa como segundo avançado, e também está a sair-se muito bem nessa posição, por isso, de momento, não é fácil jogar quando não estás no onze inicial. Que ele tem potencial e é um jogador que tem de estar no onze, é claro, mas, por vezes, o momento é de outros jogadores e tens de esperar um pouco. Esse foi o caso dele. Agora, está de volta, marcou um golo, deu tudo hoje [14 de abril], em campo, e estou muito contente por ele. Como sempre disse, nos momentos difíceis, não tenho dúvidas da qualidade dele e da sua mentalidade. Estou muito contente com ele hoje."

BAYER LEVERKUSEN E A VITÓRIA NA BUNDESLIGA

"É fantástico o que têm feito nesta época até ao momento. Também estou muito feliz pelo Grimaldo e por outros jogadores, não estão lá tantos, mas ainda há alguns [desde a época 2016/17, em que Roger Schmidt treinou o Bayer Leverkusen]. Eles merecem ser campeões. Estou muito feliz pelo clube, porque merecem. É um grande clube, têm jogado muito bem, o treinador [Xabi Alonso] tem feito um trabalho fantástico, e têm uma equipa muito boa. Esperemos encontrá-los na final da Liga Europa [sorrisos]."

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Tânia Paulo e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 15 de abril de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas