Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Destacando o momento de forma da equipa, Roger Schmidt prometeu um Benfica repleto de ambição na visita ao Sporting, da 28.ª jornada da Liga Betclic.
05 abril 2024, 16h05
Roger Schmidt
Garantindo que as águias estão em boa forma a nível físico, mental e tático, o treinador encarnado salientou que o desempenho no duelo da passada terça-feira, 2 de abril, para a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, é um bom ponto de partida para novo embate com o eterno rival, apontando a uma melhoria nos níveis de eficácia.
Ao recordar que esta é a fase decisiva da temporada, Roger Schmidt admitiu que o jogo da 28.ª jornada é crucial na luta pelo título, assegurando que uma das chaves para o sucesso passará por ter o foco completo nos 90 minutos e não na classificação do Campeonato.
Confrontado com o tema da arbitragem, o treinador adiantou que o mais relevante é que seja uma atuação justa e que, no final da partida, desvie as atenções do papel do árbitro no resultado.
Como perspetiva o segundo dérbi no espaço de quatro dias?
Estes grandes duelos são sempre difíceis de jogar. Na terça-feira, tivemos um grande jogo, para a Taça [de Portugal], e, amanhã [sábado, 6 de abril], espero o mesmo. Porém, agora para a Liga portuguesa e no estádio deles, o que torna as coisas diferentes na questão do ambiente. As duas equipas mostraram que estão em boa condição na fase decisiva da temporada. Sabemos da nossa situação. Na terça-feira, fizemos uma grande exibição e estamos em boa forma a nível físico, mental e tático. Fizemos coisas muito boas, mas amanhã [sábado] é outro jogo. As equipas partem do zero, estamos prontos para o jogo. Sabemos que temos de fazer uma grande exibição para conquistar os três pontos, que é sempre o nosso objetivo. Quando entramos em campo queremos sempre vencer, e será assim no sábado.
Tendo em conta a necessidade de o Benfica ganhar o jogo, porque está atrás do Sporting, que tem menos um jogo, vai mudar alguma coisa na estratégia? Disse que gostou da exibição da equipa no jogo da Taça. Pode ser tentado a manter o onze, dada a resposta da equipa? Vai fazer alterações?
Claro que sabemos da situação na Liga. Eles estão na 1.ª posição neste momento, e, como disse, queríamos ganhar na terça-feira e também queremos ganhar amanhã [sábado], mas queremos ganhar sempre, não importa onde jogamos. Para nós, seria bom ganhar este jogo, para estarmos mais próximos. Mesmo assim, não está nas nossas mãos, mas, ainda assim, estamos muito próximos deles e é uma corrida aberta. Espero que possamos lutar pelo Campeonato até à última jornada. Neste ano é muito exigente, porque eles já têm muitos pontos. É por isso que é um jogo crucial para esta época, temos de nos focar em fazer uma exibição de topo. Não é bom pensar demasiado na classificação. Agora, é altura de nos focarmos completamente. Recuperámos bem, após terça-feira. Fizemos um jogo muito bom. Temos de melhorar algumas coisas táticas, especialmente a nossa eficácia. Se olharmos para essa partida, podíamos ter vencido e, provavelmente, merecíamo-lo. Mas, no final, não marcámos golos suficientes. Isto é futebol, mesmo se fores melhor, podes não conseguir os três pontos ou a vitória. Tens de marcar mais golos que o adversário para vencer o jogo. Criar muitas oportunidades, como fizemos na terça-feira, é bom. Agora, é altura de aproveitá-las.
"Criar muitas oportunidades, como fizemos na terça-feira, é bom. Agora, é altura de aproveitá-las"
Roger Schmidt
Rúben Amorim disse na antevisão que uma vitória do Sporting tornaria mais difícil a vida dos adversários na luta pelo título. Concorda com isso?
Se eles vencerem, será mais difícil para nós sermos campeões. Isso é muito claro. Um empate também não deixa as coisas mais fáceis para nós, mas, se vencermos, a situação será diferente.
Tendo em conta as posições no Campeonato, este dérbi é mais decisivo para o Benfica do que para o Sporting? A sua equipa pode estar a sentir-se mais pressionada antes deste jogo?
É decisivo para os dois, porque é o final da época. Eles estão numa posição melhor, porque estão em 1.º lugar. Têm mais pontos, têm mais um jogo para jogar e, por isso, é muito claro que a situação deles é um pouco melhor do que a nossa. Temos sempre pressão, e ela esteve presente em cada jogo nesta época, por isso será o mesmo amanhã [sábado]. Sabemos da situação, precisamos de uma vitória, mas não é só pressão, também é uma grande oportunidade. Eles não perderam muitos pontos nesta época, por isso tens de ganhar os duelos diretos, porque são estas as jornadas em que podes vencer três pontos e eles recebem zero. Temos de ver mais como uma chance do que como uma situação de pressão. Estamos completamente focados nisso.
Desde a sua chegada ao Benfica, disputou cinco jogos contra o Sporting. Cada equipa ganhou uma vez, três jogos acabaram empatados e o Sporting marcou primeiro neles todos. Quão importante seria inaugurar o marcador nesta partida específica?
Teria sido muito bom marcar o primeiro golo na terça-feira. As oportunidades estiveram lá e acho que essa análise está 100 por cento correta. É sempre melhor marcar o primeiro golo, mas também é bom se conseguires voltar ao jogo. Nós demos quase sempre a volta e, na verdade, até no jogo que eles venceram, nós demos a volta, embora o golo não tenha sido validado. Isto é bom, porque demonstra que somos muito fortes mentalmente. Mas claro que o nosso objetivo é não sofrer golos e marcar primeiro. Essa é sempre a nossa abordagem quando começamos um jogo, e toda a gente o viu na terça-feira. Amanhã [sábado], temos de mostrar que o nosso primeiro objetivo neste jogo é jogar futebol atacante e marcar.
"Para ser muito honesto, espero que ninguém fale do árbitro depois do jogo. Esse é sempre o meu objetivo, porque o árbitro está lá para garantir um jogo justo e é melhor que permaneça discreto do que em foco"
Teve queixas relativamente à arbitragem nos últimos dois jogos com o Sporting. Sente que o Benfica ficará mais perto de ganhar o dérbi se o árbitro fizer um bom jogo?
Para ser muito honesto, espero que ninguém fale do árbitro depois do jogo. Esse é sempre o meu objetivo, porque o árbitro está lá para garantir um jogo justo, e é melhor que permaneça discreto do que em foco. Espero que tome boas decisões para as duas equipas e que a melhor equipa ganhe. Não ficámos satisfeitos com as performances dos árbitros nas duas partidas da Taça de Portugal, e acho que toda a gente deve ter percebido os motivos, porque, se fosse ao contrário, e o Sporting tivesse um golo anulado, um penálti por marcar e livres por assinalar, também iria contestar como nós contestámos. Os árbitros são profissionais e também estão sujeitos à pressão. Têm de lidar com ela e garantir um jogo justo. É o que espero para amanhã [sábado].
Nos últimos dias têm-se intensificado as notícias que dão conta da possibilidade de Di María renovar por mais uma época, atendendo à instabilidade que se vive em Rosário, a sua terra natal. Gostava de contar com ele mais um ano? Por outro lado, isso não condicionaria a afirmação de jogadores como Rollheiser, Prestianni e até Tiago Gouveia?
A situação do Ángel [Di María] é muito clara. Quando ele veio, no verão, foi um facto enorme para todos nós, para o Clube e para o futebol, porque é uma história fantástica. Ele começou na Europa enquanto jovem jogador argentino no Benfica e, após uma das grandes carreiras no futebol, voltou e está a jogar, novamente, a um grande nível. Na semana passada, tivemos essa situação na sua terra natal. Falámos sobre isso e ele está afetado. Mas não falei com ele sobre a próxima época. O plano dele passava por jogar uma época no Benfica e, depois, tomar uma decisão. Não sei se, agora, ele pensa de maneira diferente e imagina ficar no Benfica. Ele continua numa forma fantástica e tem sido um jogador decisivo e importante para nós. Tenho muito respeito por ele. Ele é experiente, muito maduro e tomará a decisão em conjunto com a sua família. Vamos ver qual será. É claro para todos que ele ainda joga num nível muito alto, e segurar um jogador como ele seria ótimo, mas não sei se isso será possível. Em relação ao Benjamín Rollheiser, queríamos contratá-lo no verão, mas tivemos a oportunidade de o trazer no inverno para lhe dar o tempo de se adaptar a tudo. Acho que foi uma excelente decisão, porque não é muito fácil vir da Argentina para a Europa. Já o Tiago Gouveia evoluiu muito. Ele não joga sempre, mas tem mostrado essa evolução quando entra em campo. É sempre perigoso, marcou alguns golos e vejo muito potencial nele.
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 5 de abril de 2024