Atletismo

31 março 2024, 17h13

Ana Oliveira

Ana Oliveira

O fim de semana de 6 e 7 de abril promete ser de muita animação em redor do Estádio da Luz, com a realização da 16.ª Corrida Benfica António Leitão.

"A expetativa é sempre que seja um grande dia de festa para os Benfiquistas e amantes da corrida. Esta prova está concebida para que os grandes protagonistas sejam os próprios adeptos do Benfica. Esperamos que seja uma Corrida, à semelhança das de outros anos, com inscrições esgotadas. Esta competição tem sempre algumas limitações, até devido ao número de inscrições. Sempre achámos que havia condições técnicas e motivacionais de adesão para fazer crescer muito mais a Corrida, mas isso continua a não ser possível. O percurso é um percurso mítico, à volta e com passagem pelo Estádio da Luz, que está rodeado por três hospitais. Temos esta limitação", revelou Ana Oliveira, diretora da Corrida Benfica António Leitão, em declarações ao jornal O Benfica.

A prova principal, no dia 7 de abril (domingo), tem um percurso de 10 quilómetros, com a partida, pelas 10h00, junto ao Estádio da Luz e a chegada na Praça Centenarium, na Catedral. No mesmo dia realiza-se a caminhada/Fun Run (5 quilómetros), com início programado para as 11h00, no anel exterior da Luz, junto à Porta 23. Ana Oliveira revelou que as competições vão em busca de manter a qualidade e satisfação dos participantes.

"É um percurso desenhado há já alguns anos, que é duro e difícil, mas as pessoas gostam. Depois há um entusiasmo de, em quase todos os pontos da Corrida, se poder estar a ver o Estádio. O percurso é o mesmo do ano passado, com uma corrida de 10 quilómetros, algumas subidas e descidas, mas também com uma parte bastante plana, com a passagem pelo Estádio. Temos também a caminhada, que são os 5 quilómetros. É um percurso que está muito bem desenhado, muito seguro, muito protegido, o que dá muita confiança também às pessoas que participam", realçou.

Ana Oliveira

CORRIDA DA PEQUENADA A CRIAR ADN BENFICA

Na véspera do evento principal, dia 6 de abril (sábado), realiza-se a Corrida da Pequenada, que, para Ana Oliveira, é "sempre uma grande surpresa".

"Normalmente, pomos um limite de participação de 1000 miúdos, mas acabamos sempre por quase dobrar a expetativa. Isso para nós é muito gratificante, porque há muita alegria, e nota-se que muita juventude começa aí a criar o ADN Benfica. Para além dos jogos a que os jovens assistem no Estádio, a Corrida Benfica começa também a criar neles os primeiros sentimentos benfiquistas. Neste ano esperamos ter outra vez à volta dos 1800 miúdos inscritos. Temos feito aqui alguns ajustes em relação aos escalões, porque os miniáguias, os mais pequeninos, são os que mais aderem a esta festa e a este dia. Neste ano tentámos melhorar também as portas de acesso para os pais poderem acompanhar sempre os miúdos durante a corrida toda, que é o que tem acontecido", afirmou.

Refira-se que a Corrida da Pequenada tem início marcado para as 10h00, de dia 6 de abril. A concentração geral para a chamada, antes da prova, será feita pelas 9h45 na Porta 17 do Estádio da Luz.

Ana Oliveira

UMA TRADIÇÃO DO CLUBE COM A CATEDRAL COMO ATRATIVO

A Corrida Benfica António Leitão é um ponto marcante do calendário nacional dos Benfiquistas, e correr na Catedral é sempre um atrativo.

"Só uma vez, devido à final da Champions, é que fizemos a Corrida em março. Esta prova está sempre dependente do calendário do futebol uma vez que precisamos de utilizar toda a estrutura do estádio, mas é sempre no início de abril. Fazemos questão que seja sempre numa data em que a equipa principal do futebol jogue fora. Já faz parte dos calendários dos benfiquistas e não só, pois muitos adeptos de outros clubes também adoram participar nesta corrida. A Catedral é um ponto de referência nacional, e todas as pessoas têm sempre aqui a oportunidade de visitar e sentir a dimensão deste Estádio de uma forma diferente", lembrou.

Por último, Ana Oliveira reforçou o momento de festa que se vive na Corrida Benfica António Leitão.

"Não temos prémios nesta corrida. É mesmo desenhada para o público benfiquista, não é para atletas de alta competição. Numa fase inicial, no sentido de estabilizar e consolidar a competição, pensámos em alguns padrinhos. Resultou, mas depois também nos apercebemos de que há muitas figuras públicas que participam nesta corrida de forma anónima e até fazem questão de o fazer como simples benfiquistas, trazendo as suas famílias, estando anónimos no meio da população que corre. Teremos duas referências do atletismo nacional e mundial a participar, como são o Samuel Barata e a Dulce Félix. Também por uma questão de confirmação do calendário desta corrida é que as inscrições começaram muito recentemente, e só agora é que estamos a tentar perceber quem vai participar. Penso que já passámos essa fase da necessidade de ter os padrinhos. Todos os afilhados, os participantes, são abençoados pela secção de atletismo e pelos nossos melhores atletas", concluiu.

As inscrições para a 16.ª Corrida Benfica António Leitão decorrem até às 23h59 do dia 5 de abril (sexta-feira). Os interessados em participar podem fazê-lo através do Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica.

Artigo publicado na edição de 29 de março do jornal O Benfica

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 31 de março de 2024