Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
As águias recebem a equipa transmontana na 27.ª jornada do Campeonato, naquele que será o 39.º embate entre os dois emblemas.
28 março 2024, 12h10
Festejo dos jogadores do Benfica
Ficou para trás a derradeira janela destinada aos encontros das seleções nacionais até ao encerramento da calendarização dos clubes na presente temporada 2023/24. Daqui em diante, seguem-se momentos de elevada intensidade competitiva e de decisão.
O Chaves, atual 18.º classificado, surge como o primeiro obstáculo do Benfica, apresentando-se no Estádio da Luz com 19 pontos conquistados e a quatro do posto que dita a realização de um play-off com o 3.º colocado da Liga 2.
Com apenas uma vitória fora de portas, em Arouca (0-2), à 7.ª jornada, a formação transmontana apresenta-se como um dos piores ataques na condição de visitante, e na qual conquistou sete pontos em 13 jogos disputados. Menor pecúlio pontual neste contexto só o do Estoril, com seis pontos amealhados à entrada para a 27.ª jornada. E pela frente está um Benfica com 11 triunfos e dois empates, em 13 duelos realizados na Catedral, onde consentiu seis golos.
O Chaves vem de duas derrotas em casa, frente a Arouca (1-5) e Vitória SC (1-2), e um empate pelo meio, fora de portas, perante o Gil Vicente (0-0). Já o Benfica, nos últimos três jogos oficiais, venceu o Estoril (3-1), o Rangers (0-1) e o Casa Pia (0-1).
Este será o 39.º desafio entre Benfica e Chaves. Os encarnados contam com 30 vitórias (79%) e quatro empates (11%), isto envolvendo todas as competições. No Campeonato Nacional, os dois emblemas cruzaram-se em 35 ocasiões, com as águias a saírem por cima em 27 duelos (77%), empatando quatro (11%). Como visitado, o Benfica venceu 15 desafios (88%) e empatou dois (12%) em 17 confrontos.
Na época em curso, o Glorioso defrontou os flavienses na 10.ª jornada da Liga Betclic, em Trás-os-Montes, e venceu (0-2), com golos de Aursnes e João Mário.
No arranque da 27.ª jornada, o Benfica, comparando com o Chaves, continua a ser a equipa mais rematadora da prova (411 disparos contra 268), a que mais ações de um contra um e drible produziu (870 contra 615), a segunda que mais cruzamentos efetuou (474 contra 408) e a segunda com mais pontapés de canto a cada 90 minutos (6,31 contra 4,16), isto segundo dados plataforma Wyscout.
O Benfica é ainda a equipa com a melhor percentagem de remates enquadrados (43,1% contra 34%). No que concerne ao drible, os jogadores do Chaves, pese o número inferior de tentativas, foram bem-sucedidos em 56,3% das vezes, naquele que é o 3.º melhor registo das equipas em prova, contra os 52,3% dos encarnados.
Dominador no capítulo dos passes (14 375 contra 8747), o Benfica, além de ser a equipa em prova que apresenta maior número de ações efetuadas, é a que maior acerto tem, com 86,8% de eficácia, contra os 80,1% dos flavienses – que ficam atrás, apenas, de Farense e Estrela da Amadora. Em termos de posse de bola, o Benfica tem uma média de 58,1% por jogo, contra os 45,2% do Chaves.
Se o Benfica possui a segunda melhor defesa da competição (21 golos sofridos), o Chaves é equipa mais batida (56 golos), fruto dos 352 remates consentidos até ao momento.
Individualmente, Rafa é o atleta com mais assistências na prova (11), parâmetro em que Neres surge na 3.ª posição (8). O camisola 27 é igualmente o melhor marcador das águias na competição, com 12 golos, enquanto no lado do Chaves esse estatuto é de Héctor Hernández, com 13 golos.
Di María reparte com Francisco Moura (Famalicão) o estatuto de atleta com mais cruzamentos efetuados na competição (122), apresentando-se como o quinto com mais ações de um contra um e drible (145). Rafa mantém-se como o segundo jogador com mais toques na bola dados na área contrária (141).
Na última jornada disputada na Liga Betclic, a 26.ª, no terreno do Casa Pia, o técnico Roger Schmidt optou por um onze formado por Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, João Mário, Rafa e Marcos Leonardo. António Silva não será opção para o duelo com os flavienses devido à acumulação de cinco cartões amarelos na competição, cumprindo assim um jogo de suspensão.
Moreno Teixeira, treinador do Chaves, na derrota (1-2) em casa com o Vitória SC, na derradeira ronda do Campeonato, apresentou a equipa organizada num 3x4x3, com a seguinte constituição: Hugo Souza, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Carraça, Essugo, Guima, Benny, Rúben Ribeiro, Guzzo e Héctor Hernández.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025