Futebol

28 março 2024, 12h10

Festejo

Festejo dos jogadores do Benfica

É na Catedral que, nesta sexta-feira, 29 de março, o Benfica recebe o Chaves (18h00), em embate da 27.ª jornada da Liga Betclic, e dá início a mais um intenso ciclo competitivo. O duelo com o último classificado da competição é o primeiro compromisso após a pausa para os desafios das seleções nacionais e antecede um mês de abril em que as águias vão disputar sete jogos, em três provas distintas.

Ficou para trás a derradeira janela destinada aos encontros das seleções nacionais até ao encerramento da calendarização dos clubes na presente temporada 2023/24. Daqui em diante, seguem-se momentos de elevada intensidade competitiva e de decisão.

O Chaves, atual 18.º classificado, surge como o primeiro obstáculo do Benfica, apresentando-se no Estádio da Luz com 19 pontos conquistados e a quatro do posto que dita a realização de um play-off com o 3.º colocado da Liga 2.

Com apenas uma vitória fora de portas, em Arouca (0-2), à 7.ª jornada, a formação transmontana apresenta-se como um dos piores ataques na condição de visitante, e na qual conquistou sete pontos em 13 jogos disputados. Menor pecúlio pontual neste contexto só o do Estoril, com seis pontos amealhados à entrada para a 27.ª jornada. E pela frente está um Benfica com 11 triunfos e dois empates, em 13 duelos realizados na Catedral, onde consentiu seis golos.

O Chaves vem de duas derrotas em casa, frente a Arouca (1-5) e Vitória SC (1-2), e um empate pelo meio, fora de portas, perante o Gil Vicente (0-0). Já o Benfica, nos últimos três jogos oficiais, venceu o Estoril (3-1), o Rangers (0-1) e o Casa Pia (0-1).

Aursnes

Este será o 39.º desafio entre Benfica e Chaves. Os encarnados contam com 30 vitórias (79%) e quatro empates (11%), isto envolvendo todas as competições. No Campeonato Nacional, os dois emblemas cruzaram-se em 35 ocasiões, com as águias a saírem por cima em 27 duelos (77%), empatando quatro (11%). Como visitado, o Benfica venceu 15 desafios (88%) e empatou dois (12%) em 17 confrontos.

Na época em curso, o Glorioso defrontou os flavienses na 10.ª jornada da Liga Betclic, em Trás-os-Montes, e venceu (0-2), com golos de Aursnes e João Mário.

No arranque da 27.ª jornada, o Benfica, comparando com o Chaves, continua a ser a equipa mais rematadora da prova (411 disparos contra 268), a que mais ações de um contra um e drible produziu (870 contra 615), a segunda que mais cruzamentos efetuou (474 contra 408) e a segunda com mais pontapés de canto a cada 90 minutos (6,31 contra 4,16), isto segundo dados plataforma Wyscout.

O Benfica é ainda a equipa com a melhor percentagem de remates enquadrados (43,1% contra 34%). No que concerne ao drible, os jogadores do Chaves, pese o número inferior de tentativas, foram bem-sucedidos em 56,3% das vezes, naquele que é o 3.º melhor registo das equipas em prova, contra os 52,3% dos encarnados.

Dominador no capítulo dos passes (14 375 contra 8747), o Benfica, além de ser a equipa em prova que apresenta maior número de ações efetuadas, é a que maior acerto tem, com 86,8% de eficácia, contra os 80,1% dos flavienses – que ficam atrás, apenas, de Farense e Estrela da Amadora. Em termos de posse de bola, o Benfica tem uma média de 58,1% por jogo, contra os 45,2% do Chaves.

Se o Benfica possui a segunda melhor defesa da competição (21 golos sofridos), o Chaves é equipa mais batida (56 golos), fruto dos 352 remates consentidos até ao momento.

Arthur Cabral

Individualmente, Rafa é o atleta com mais assistências na prova (11), parâmetro em que Neres surge na 3.ª posição (8). O camisola 27 é igualmente o melhor marcador das águias na competição, com 12 golos, enquanto no lado do Chaves esse estatuto é de Héctor Hernández, com 13 golos.

Di María reparte com Francisco Moura (Famalicão) o estatuto de atleta com mais cruzamentos efetuados na competição (122), apresentando-se como o quinto com mais ações de um contra um e drible (145). Rafa mantém-se como o segundo jogador com mais toques na bola dados na área contrária (141).

Na última jornada disputada na Liga Betclic, a 26.ª, no terreno do Casa Pia, o técnico Roger Schmidt optou por um onze formado por Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, João Mário, Rafa e Marcos Leonardo. António Silva não será opção para o duelo com os flavienses devido à acumulação de cinco cartões amarelos na competição, cumprindo assim um jogo de suspensão.

Moreno Teixeira, treinador do Chaves, na derrota (1-2) em casa com o Vitória SC, na derradeira ronda do Campeonato, apresentou a equipa organizada num 3x4x3, com a seguinte constituição: Hugo Souza, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Carraça, Essugo, Guima, Benny, Rúben Ribeiro, Guzzo e Héctor Hernández.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas