Futebol feminino

18 março 2024, 19h42

Filipa Patão e Pauleta

Filipa Patão e Pauleta

REPORTAGEM BTV

É na evolução sustentada de uma equipa e de um projeto – além de tudo o que o envolve – que as Inspiradoras encontram parte da ambição para fazer frente a um dos colossos europeus do futebol no feminino. O Benfica recebe o Lyon nesta terça-feira, 19 março, às 20h00, no Estádio da Luz, na 1.ª mão dos quartos de final da Champions League, com a vontade férrea de "continuar a crescer" e de ser "competitivo", como deu conta a técnica Filipa Patão.

Na antevisão ao empate com a formação que ocupa a 2.ª posição no ranking da UEFA – atrás do Barcelona, que foi travado (4-4) no Benfica Campus no derradeiro compromisso europeu –, Filipa Patão enaltece a qualidade do oponente, porém, promete uma formação encarnada na "máxima força".

"Perante uma equipa como a do Lyon, com os pergaminhos que tem, é natural que nós tenhamos de ter todas as precauções e preocupações durante o jogo. É uma equipa muito competente em termos ofensivos, principalmente em situações de cruzamento em corredores laterais. É uma equipa que ataca muito bem os cruzamentos e tem jogadoras letais na área para o fazer. Mesmo em esquemas táticos é uma equipa muito competente. Depois, na sua organização defensiva, é uma formação que sabe pressionar e fechar os espaços ao adversário. Estamos a falar de uma das melhores equipas da Europa. É necessário um Benfica perfeito para anular esta equipa. Vamos ter um Benfica preparado e na máxima força para enfrentar este Lyon", sublinhou.

Daí que a treinadora das águias atribua o favoritismo ao emblema que já venceu a prova em oito ocasiões – em 18 edições –, afiançando, no entanto, que a sua equipa pretende "continuar a subir patamares" naquele que tem sido o seu processo de evolução.

Filipa Patão

"Seria arrogância da nossa parte não atribuirmos favoritismo ao Lyon, uma equipa com os pergaminhos que tem, com as jogadoras que tem e com a treinadora que tem. Não deixa de ser uma referência para nós. Queremos perceber a que nível competitivo estamos. Cada jogo é um jogo, temos de saber ser uma equipa competitiva. Temos de mostrar que, nestes patamares, queremos continuar a ser mais competitivos. É isso que temos transmitido e é o que as próprias jogadoras sentem. Quanto mais patamares sobem, mais querem subir. Quanto mais conquistamos, mais queremos conquistar. Sabemos a potência que é o Lyon, mas nós somos um Benfica sedento de continuar a crescer e de subir patamares. De tudo vamos fazer para sermos uma equipa competitiva, e depois estamos cá na luta para chegar às meias-finais", frisou.

Filipa Patão retirou algumas notas importantes para o duelo nos jogos que visualizou do Lyon na presente temporada, onde a formação gaulesa ainda não perdeu e somou 24 vitórias em 28 partidas. "Vimos os jogos em que o Lyon teve algumas dificuldades. Não tiveram uma vida fácil contra blocos compactos. Também tiveram dificuldades contra equipas que pressionaram alto e bem. Preparámos bem o jogo. Tentámos perceber como podemos condicionar o melhor possível o Lyon. Temos de ser uma equipa muito compacta para travar este Lyon. Para conseguirmos ganhar, temos de permanecer ligadas o jogo todo, é preciso ter uma capacidade mental muito forte. Estarmos mentalmente preparadas para sofrer e mentalmente preparadas para ganhar. Neste momento, temos de estar focadas neste momento histórico, mas não nos podemos limitar. Tem de ser este o pensamento e ambicionar sempre mais. Não ficarmos contentes com o que já alcançámos", concluiu, na antevisão, em conferência de Imprensa no Estádio da Luz.

Pauleta

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

"TUDO É POSSÍVEL"

Pauleta, uma das capitãs da equipa, esteve em campo quando, na fase de grupos da mesma competição, na época 2021/22, o duelo entre Benfica e Lyon terminou com um resultado agregado de 10-0. Mas agora, garante, o contexto competitivo é outro.

"A principal diferença face à equipa que defrontou o Lyon há dois anos nem é só a questão da qualidade, mas sim da forma de competir. Precisamos de perceber muito bem em cada momento, e há dois anos não tínhamos quase experiência nenhuma. Mas, agora, já temos alguma bagagem europeia. Os detalhes de competir, saber o que fazer, perceber o que o adversário gosta de fazer, fazem diferença. A equipa está a perceber melhor os momentos de jogo e a competir melhor. Estamos preparadas, e amanhã [terça-feira, 19 de março] vamos saber competir", atirou.

O momento é marcante, como a média deu conta, quando confrontada com o patamar histórico atingido por uma equipa assente num projeto que tem seis anos.

"Todas nós, em 2018, quando foi criado o projeto [no Benfica], sonhávamos e ambicionávamos estes momentos. É um jogo complicado. O Lyon é uma das grandes equipas europeias, mas sabemos que dentro de campo tudo é possível. Temos as nossas armas e lá dentro vai ser uma batalha pelo melhor resultado possível. Vamos dar tudo para conseguir a vitória. A nossa equipa tem uma identidade clara. Ao longo dos anos, e nesta edição da Liga dos Campeões, mostrámos que, independentemente da equipa que está pela frente, essa identidade continua lá. Vamos adaptar a nossa identidade ao Lyon, mas os princípios básicos vão estar lá dentro. Não vamos perder a identidade impetuosa e pressionante, e vamos entrar em campo para querer ter a bola, fazer golo e ganhar o jogo", afirmou.

Pauleta

Pauleta deixou ainda um apelo aos adeptos para que "mostrem o seu Benfiquismo à Europa".

"Esperamos uma boa casa, temos esse desejo. Que os Benfiquistas estejam connosco e nos apoiem, vamos precisar de todo o apoio. É uma grande oportunidade para mostrar a nossa qualidade, mas também para os Benfiquistas se mostrarem nas bancadas. Queremos fazer o melhor possível dentro de campo", finalizou.

CONVOCADAS

Ana Seiça, Andrea Falcón, Andreia Faria, Andreia Norton, Anna Gasper, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Catarina Amado, Chandra Davidson, Christy Ucheibe, Daniela Silva, Francisca Nazareth, Laís Araújo, Lara Martins, Lena Pauels, Lúcia Alves, Marie Alidou, Marta Cintra, Nycole Raysla, Paige Almendariz, Pauleta, Rute Costa e Sílvia Rebelo.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 19 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas