Voleibol

16 março 2024, 18h38

Sporting-Benfica

Bloco benfiquista

RESUMO

Campeonato Nacional
14.ª jornada
2.ª fase, Série A
RESULTADO FINAL
Sporting 3
Benfica 0
1.º set 2.º set 3.º set
25-14 25-19 25-19

No fecho da 2.ª fase do Campeonato Nacional (Série A), o Benfica enfrentou o Sporting, neste sábado, 16 de março. No dérbi da 14.ª jornada, o desfecho foi desfavorável às águias (3-0).

Já com o 1.º lugar assegurado e a consequente vantagem no play-off quanto ao fator casa, no Pavilhão João Rocha o Benfica teve uma má entrada. Com dificuldades junto à rede, as águias estiveram a perder por quatro pontos (8-4), o que motivou um timeout de Marcel Matz. A paragem não teve o efeito pretendido, pois os verdes e brancos, eficientes no serviço, aumentaram a diferença (15-6).

O treinador do Benfica voltou a interromper o desafio, mas, mais uma vez, não foram encontradas soluções para superar o bloco leonino. O 1.º set terminou com a vitória para os visitados (25-14).

Sporting-Benfica

O parcial seguinte foi mais equilibrado, principalmente na fase inicial. Os tetracampeões nacionais estiveram na frente, após um ás de Rapha (6-7) e a toada manteve-se até meio do set. Um remate para fora de Pablo Natan complicou as contas das águias (14-18). Com algumas ações precipitadas, nomeadamente o serviço de Felipe Banderó para a rede (22-17) e novo remate de Japa com a direção errada (23-17), a possibilidade de inverter o rumo do parcial complicou-se para o Benfica, que perdeu o 2.º set por 25-19.

Sem margem de manobra no 3.º parcial, os comandados de Marcel Matz, que chegaram ao dérbi com registo imaculado em provas nacionais, procuraram levar de vencida o set seguinte. Ainda assim, o Sporting teve ascendente no arranque (5-1).

Pouco eficiente no bloco, ao contrário do rival, tornou-se difícil contrariar o conjunto leonino. Um erro no serviço protagonizado por Pablo Natan, um dos voleibolistas encarnados que têm revelado maior consistência ao longo da temporada, deixou os leões mais confortáveis (9-4). De pronto, Marcel Matz pediu timeout e as instruções dadas tiveram reflexo logo no retomar do dérbi. Grande amorti de Tiago Violas e ponto para o Benfica (9-5).

Sporting-Benfica

No entanto, esta foi uma tarde de menor inspiração para o coletivo encarnado, e a diferença de quatro pontos pesou na tentativa de recuperar. Um bloco efetuado por Lucas Van Berkel, face ao remate de Tiago Violas, impediu essa tentativa de reação à adversidade (18-13).

Com pouco aproveitamento nos serviços, o Benfica não conseguiu aproximar-se e o dérbi terminou com 3-0 favorável à equipa da casa, que se superiorizou no 3.º set (25-19).

No próximo fim de semana as duas formações tornam a encontrar-se. A meia-final da final four da Taça de Portugal está agendada para as 15h00 de sábado, 23 de março, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Sporting-Benfica

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "O Sporting jogou melhor, mereceu vencer. Jogou bem, com a equipa que tem jogado mais. O Sporting serviu melhor e colocou-nos em dificuldades. Trabalhou bem o bloqueio, que é uma questão que gera dificuldades e desequilíbrios em termos de colocar a bola no chão. Foram melhores nesse aspeto. Temos um bom potencial de serviço, podemos servir melhor, mas não fomos felizes. Vínhamos com um plano de dar mais oportunidades a alguns jogadores e criar alternativas para o futuro. O Benfica e o Sporting são equipas que têm bastantes jogadores em condições de jogar. Há dias em que corre bem, e há dias em que corre menos bem. O jogo já passou, a fase eliminatória terminou. Terminámos em 1.º, que era o nosso objetivo."

Sporting-Benfica

Tiago Violas (distribuidor do Benfica): "Este jogo não ia mudar nada na tabela. Não correu bem, mas nada nos vai afetar para a meia-final da Taça de Portugal que se segue no próximo fim de semana. Saímos de cabeça erguida, e o próximo fim de semana é que conta. O Sporting jogou muito bem. Estivemos um pouco abaixo do nosso normal, mas nada nos vai abalar."

Sporting-Benfica

Sporting-Benfica
3-0
Pavilhão João Rocha
Formação inicial do Benfica
Tiago Violas, Rapha, Pearson Eshenko, Hugo Gaspar, Lucas França, Pablo Natan e Bernardo Silva (L)
Suplentes
Peter Wohlfahrtstätter, Felipe Banderó, Eduardo Brito, Japa, Nuno Marques, Diogo Fevereiro e Ivo Casas (L)
Formação inicial do Sporting
Jan Galabov, Lucas Van Berkel, Martin Licek, Wagner Silva, Tiago Barth, Armando Escalante e Gil Meireles (L)
Suplentes
Tiago Pereira, Kevin Kobrine, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Imanol Tombion, José Angulo e Gonçalo Sousa (L)
1.º set 2.º set 3.º set
25-14 25-19 25-19

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 16 de março de 2024

Patrocinadores Voleibol