Clube

11 março 2024, 21h54

Pietra

Pietra

O velório de Minervino Pietra decorreu na noite desta segunda-feira, 11 de março, no Centro Funerário de Cascais, em Alcabideche. O adeus a um dos rostos da Mística foi marcado pela presença e pelos testemunhos dos que com ele privaram...

Foram muitos os rostos emblemáticos do Sport Lisboa e Benfica, entre os quais o Presidente Rui Costa, elementos dos Órgãos Sociais, figuras do desporto nacional, adeptos do futebol, Benfiquistas e anónimos os que marcaram presença na sentida despedida à Glória do Clube, que partiu em 7 de março, aos 70 anos de idade.

A cerimónia de despedida ocorrerá na terça-feira, 12 de março, às 11h30, no local do velório. Após esse momento, o corpo seguirá para o Cemitério de Rio de Mouro, onde decorrerá a cremação.

HUMBERTO COELHO

"Foi meu companheiro de vida"

"O Pietra foi meu companheiro de vida. As recordações que tenho são muito fortes, com uma amizade muito grande. Era uma pessoa extraordinária, de uma intensidade grande, vivia tudo com uma grande paixão. Era, de facto, uma pessoa extraordinária, não só no comportamento, mas também no que foi como profissional e como homem. Lutava pelos ideais e pelos princípios. Foi um grande companheiro para mim."

TONI

"É um bocadinho de nós que parte também"

"Todos recordam a forma como jogava. A garra, a determinação, a energia que transportava para o jogo. Era amigo do seu amigo, era solidário. É um bocado de nós que parte também. Aqueles que amamos muito, partem sempre cedo."

CARLOS MANUEL

"Tive o grande privilégio de beber muita coisa de Benfica do Pietra"

"Dizer só que o Pietra era um grande homem não basta. Um profissional espetacular, grande jogador, uma qualidade em termos de jogador de equipa e uma solidariedade enormes. Muito, muito Benfica, e eu tive o grande privilégio de beber muita coisa de Benfica do Pietra. Como homem, caráter enorme, uma pessoa espetacular, em termos de conselhos que dava e de ajudar. Perdemos alguém... Eu digo 'perdemos', não perdi eu, perdemos todos."

SHÉU HAN

"Perde-se um valor inestimável"

"É uma saudade tremenda e uma tristeza enorme. Fala com quem partilhou com ele quase três décadas, a deambularmos pelos países no mesmo quarto. Partilhávamos todos os sonhos que tínhamos nos anos 70/80. Traduzia da forma mais visível aquilo que era a Mística Benfica. Perde-se aqui um valor inestimável. A amizade que tínhamos era também muito grande."

ANTÓNIO BASTOS LOPES

"Era uma das partes da Mística"

"Tinha um caráter que poucos têm. Amigo do seu amigo, ninguém estava triste quando estava ao lado dele. Era uma das partes da Mística."

DIAMANTINO

"Era uma grande referência"

"O que importa é recordar o amigo. Convivemos muitos anos juntos. Era um fazedor de bons ambientes. Em termos desportivos era uma grande referência... era um jogador à Benfica. Tinha uma raça extrema!"

MICHAEL MANNICHE

"Enorme tristeza"

"Estou aqui para prestar o meu respeito à família de um grande jogador e de um grande colega. É uma grande tristeza."

JOSÉ MANUEL DELGADO

"Uma pessoa em que se podia confiar"

"Tive a sorte de partilhar cabine no Benfica com o Pietra durante seis anos. A amizade durou pela vida e estamos tristes por um lado, por outro, foi um sofrimento muito grande que acabou, porque os últimos tempos não foram fáceis. Mas fica a memória e celebramos a vida do Pietra. É a lei da vida e fica o legado, que, no caso do Pietra, é de solidariedade e de uma grande honestidade com todas as pessoas com quem lidou. Uma pessoa em que se podia confiar. Além de todas as virtudes como futebolista, fica essa marca como homem."

LUÍS FILIPE VIEIRA (ex-Presidente do Benfica)

"O Benfica deve recordá-lo com muita saudade"

"Além de ser um grande Benfiquista, era um homem com um caráter fantástico. Não escondia as palavras e dizia tudo o que tinha a dizer com toda a frontalidade. Era um grande amigo e eu também era muito amigo dele. Vivi os últimos momentos dele com grande intensidade. Os bons vão sempre mais cedo e não deviam ir. O Benfica deve recordá-lo com muita saudade porque ele era à Benfica, mesmo."

RAÚL JOSÉ (ex-treinador adjunto do Benfica)

"Foi-se embora uma pessoa extraordinária"

"Além de ter pertencido à nossa equipa técnica, foi meu treinador quando joguei no Alverca. Já aí a nossa relação era ótima e prolongou-se, depois, quando nos reencontrámos no Benfica. Foi-se embora uma pessoa extraordinária, de caráter. Um colega acima da média. Estas pessoas deviam ficar cá mais tempo."

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas