Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica regressou às vitórias na Liga Betclic ao bater o Estoril por 3-1, na 25.ª jornada, e aumentou para 13 jogos a série de invencibilidade em casa para a competição.
11 março 2024, 01h20
Festejo do golo de Marcos Leonardo
Roger Schmidt apostou numa equipa com cinco alterações relativamente à do último jogo, diante do Rangers, na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Tomás Araújo, João Mário, Kökcü, Tiago Gouveia e Marcos Leonardo entraram no onze e juntaram-se a Trubin, Bah, António Silva, Aursnes, Florentino e Neres.
Na sequência de um emocionado minuto de silêncio em memória de Minervino Pietra, lenda do Clube que faleceu nesta semana, o Benfica entrou dominante no encontro e, logo aos 5', dispôs da sua primeira oportunidade. Num livre a castigar uma falta sobre Marcos Leonardo à entrada da área, Kökcü rematou à malha superior da baliza do Estoril.
Assumindo a construção de jogo, o internacional turco continuou em evidência e demorou 10' para concretizar a primeira ameaça e fazer o 1-0. Na sequência de uma recuperação de bola de Tomás Araújo no meio-campo adversário, João Mário serviu Neres e este tocou a bola para Kökcü, que, à entrada da área, rematou de primeira em arco para o fundo das redes (15'). Um golaço que levantou a larga maioria dos 48 964 espectadores que acorreram ao Estádio da Luz, num dia marcado pela realização de Eleições Legislativas.
De pé no acelerador, as águias voltaram a criar perigo aos 17'. Aursnes invadiu a área pelo lado esquerdo e cruzou atrasado para João Mário, que disparou de primeira para defesa apertada de Dani Figueira.
No entanto, e contra a corrente do jogo, o Estoril empatou (1-1) aos 22'. Heri furou pelo lado direito, cruzou forte e Trubin afastou a bola para a frente. Esta sobrou para Rodrigo Gomes, que encheu o pé e bateu o guarda-redes encarnado.
Após o golo, a equipa da Linha recuou no terreno e tentou tapar os caminhos rumo à baliza de Dani Figueira. Mesmo com muita posse de bola e uma circulação paciente, a equipa de Roger Schmidt encontrou algumas dificuldades para desmontar a muralha defensiva adversária e só aos 45' voltou a visar as redes canarinhas: Marcos Leonardo cabeceou à figura do guarda-redes adversário.
A insistência do Benfica acabou por dar frutos no período de descontos da primeira parte (45'+2'). Desde o lado direito, Neres cruzou na direção do segundo poste, onde surgiu Tiago Gouveia a amortecer para Marcos Leonardo. Este antecipou-se a dois defesas do Estoril e cabeceou para o fundo das redes, chegando aos cinco golos na Liga Betclic.
Filme do jogo
Ver mais ›
No regresso de um intervalo onde as equipas masculina e feminina de atletismo do Benfica foram homenageadas pelos títulos no Campeonato de Clubes de Pista Coberta, os encarnados continuaram a carregar e conseguiram ampliar a vantagem, aos 49'.
Jogando em antecipação, António Silva ganhou a bola a Cassiano e endossou-a a Florentino. Este tocou-a para Kökcü, que desmarcou Tiago Gouveia no lado direito. O camisola 47 encarou Mangala, bateu-o em velocidade e, já na área, rematou cruzado sem hipóteses para Dani Figueira. Grande momento do jovem Made In Benfica, que passou a somar quatro golos em 19 jogos.
Gerindo a partida com bola, as águias não tiraram os olhos da baliza do Estoril e, aos 62', Marcos Leonardo rematou forte de pé esquerdo para uma defesa a dois tempos de Dani Figueira. Três minutos volvidos, Kökcü atirou cruzado e a bola atravessou toda a área até chegar a Aursnes, que assistiu Marcos Leonardo para novo disparo travado por Dani Figueira.
A bola continuou em jogo até Florentino a atirar para fora para permitir a assistência a Marcos Leonardo, que tinha ficado caído na área após ser atingido por Mangala na perna esquerda, na hora do remate. Alertado pelo VAR, o árbitro Manuel Oliveira foi rever as imagens e, pela primeira vez em jogos disputados no Estádio da Luz, explicou a sua decisão através do sistema sonoro: não viu motivo para penálti e o jogo foi retomado com um lançamento lateral.
Entre os 75' e os 81', Roger Schmidt refrescou a equipa com as entradas de Rollheiser e Arthur Cabral por Neres e Marcos Leonardo e de Morato e João Neves por Kökcü e Aursnes, respetivamente. A estas alterações juntou-se a entrada de Álvaro Carreras por Bah, aos 84'.
Aproveitando a adaptação do Benfica às cinco alterações, o Estoril conseguiu aproximar-se da área encarnada, mas esbarrou em Trubin: aos 85', o internacional ucraniano voou para travar um remate perigoso, em arco, de Guitane.
Respondendo à letra à investida canarinha, as águias criaram duas situações de perigo no espaço de dois minutos. Aos 89', Rollheiser cruzou desde o lado direito para o segundo poste, onde Rodrigo Gomes impediu que a bola chegasse a Tiago Gouveia com um corte pela linha de fundo. Na sequência do canto, a bola sobrou para João Neves, que, no limite da área, rematou com estrondo à barra.
Esta foi a derradeira oportunidade de uma partida onde Kökcü, autor de um golo e uma assistência, foi eleito o Man of the Match (Homem do Jogo) pelos adeptos.
Ultrapassada a 25.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, 14 de março, para a disputa da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa diante do Rangers. O duelo do Ibrox Stadium está agendado para as 17h45.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024