Andebol Feminino

09 março 2024, 15h51

Benfica-Armada Praxis Yalikavaspor

Alexandra Shunu apontou nove golos

RESUMO DO JOGO

Mais um pouco de história! Mais um feito assinalável num percurso norteado pelo sonho de chegar cada vez mais longe. Foi isso que a equipa feminina de andebol do SL Benfica fez neste sábado, 9 de março, no Pavilhão n.º 2 da Luz, ao derrotar (33-29) o Armada Praxis Yalikavaspor, no duelo da 1.ª mão dos quartos de final da EHF European Cup Women.

As bicampeãs nacionais, na inédita presença nesta fase da prova, foram contundentes no seu jogo e assumiram-se, frente à experiência turca, como uma equipa irreverente e carregada de paixão. Assim, atacando com qualidade e categoria, as comandadas de João Alexandre Florêncio lideraram o marcador desde cedo e aos 17' venciam por 11-9.

O técnico Özcan Kivanc parou o encontro e tentou inverter o rumo dos acontecimentos, mas as águias conseguiram colocar-se em vantagem por cinco golos (18-13) aos 27'. Porém, a reação das forasteiras permitiu encurtar as distâncias ao intervalo (19-17).

Benfica-Armada Praxis Yalikavaspor

A competitividade vista na primeira parte manteve-se na etapa complementar e, aos 40', as águias venciam por duas bolas de diferença (24-22). Em excelente nível, Ana Ursu fechou o caminho para a sua baliza em momentos decisivos, enquanto Alexandra Shunu mostrou acerto na finalização com nove golos. As águias aumentaram a vantagem e terminaram o duelo com quatro golos a seu favor (33-29).

O Benfica desloca-se ao recinto do Armada Praxis Yalikavaspor, o Binnaz Karakaya Sports Hall, no domingo, 17 de março, onde, às 14h00 (em Portugal Continental), vai disputar a 2.ª mão dos quartos de final da EHF European Cup Women e o respetivo acesso inédito à meia-final da prova.

Benfica-Armada Praxis Yalikavaspor

DECLARAÇÕES

João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "Foi um grande jogo por parte das três equipas. Esta equipa turca é profissionalíssima e demonstrou toda a sua qualidade. Só que nós temos um querer, uma vontade e uma motivação extra. Estas atletas, apesar de não terem uma grande experiência internacional, pois é a segunda vez que andam nestas andanças, jogam à Benfica. Isso, em momentos do jogo, transporta-nos para uma dimensão brutal, que é a dimensão do Benfica, outras vezes vê-se alguma inexperiência. Fizemos um jogo bom. Não fizemos um jogo excelente porque tivemos momentos menos bons, mas no outro lado há uma guarda-redes romena muito experimentada, jogadoras que são muito experientes – e com experiência de Liga dos Campeões –, que dão um toque na altura certa. Na primeira parte conseguimos superar a defesa delas, mas na segunda parte não. Na primeira parte estivemos excelentes no ataque e bem na defesa, na segunda parte foi o contrário, o que não nos permite levar um resultado mais tranquilizador para a 2.ª mão. [Adeptos do Benfica] São os melhores do mundo, mas precisamos de mais. Se formos à meia-final, o que seria um feito inédito, precisamos do pavilhão cheio, porque quando vamos jogar fora de casa encontramos duas a três mil pessoas a ver. Ainda agora o treinador adversário estava a dizer 'preparem-se', porque, apesar de só terem uma bancada [no Binnaz Karakaya Sports Hall], têm duas mil pessoas a ver, sempre a puxar pela equipa e a dar moral. Os nossos [adeptos] são os melhores do mundo, mas nós temos muita esperança em levá-los às meias-finais, encher este pavilhão, e poder sonhar. [A 2.ª mão] Vai ser muito difícil, sabemos o que vamos enfrentar. É uma equipa profissionalíssima, e quatro golos no andebol não são nada. Fizemos uma das melhores exibições de sempre do andebol [feminino] do Benfica, mas não a melhor. Lá [na Turquia], temos de fazer a melhor, senão vamos ficar pelo caminho."

Benfica-Armada Praxis Yalikavaspor

Ana Ursu (guarda-redes do Benfica): "Vamos com uma vantagem de quatro golos, que é ótima. Sabíamos que a equipa adversária era muito difícil, mas também nos preparámos muito bem para jogar. Correu bem. Jogámos todas juntas, e a contribuição das minhas colegas ajudou-me a fechar a baliza e a conseguirmos este resultado. Estar parada nunca é bom, ninguém gosta, mas estou bem e pronta. Vou continuar a dar o meu melhor para ganhar jogos. Uma vantagem de quatro golos é ótima, o apoio dos adeptos foi magnífico, a hora era complicada, mas apoiaram-nos do primeiro ao último segundo, e sem eles isto não era possível."

Benfica-Armada Praxis Yalikavaspor

Benfica-Armada Praxis Yalikavaspor
33-29
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Ana Ursu, Ana Bolzan, Maria Unjanque, Mihaela Minciuna, Alexandra Shunu, Nádia Rodrigues e Duda
Suplentes
Lea Zetovic, Isabela Ferrarin, Rita Campos, Viktoriya Borshchenko, Margarida Sá Pessoa, Constança Sequeira, Sabryne Santos, Joana Semedo e Ana Silva
Formação inicial do Armada Praxis Yalikavaspor
Anca Mihaela Rombescu, Kübra Saikaya, Yeliz Özel, Ece Sözmen, Elaine Gomes Barbosa, Edanur Burhan e Yasemin Özgür
Suplentes
Buket Seven, Acar Topaloglu, Zehra Oguz, Sude Karademir, Fatma Akgün, Tuana Akman, Ece Sözmen, Ümmügülsüm Bedel e Ilke Yildiz
Ao intervalo 19-17
Marcadoras do Benfica
Alexandra Shunu (9), Viktoriya Borshchenko (6), Maria Unjanque (4), Constança Sequeira (4), Duda (4), Mihaela Minciuna (4), Nádia Rodrigues (1) e Ana Bolzan (1)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Andebol Feminino


Relacionadas