Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Águias visitam o Estádio do Dragão na 24.ª jornada do Campeonato.
02 março 2024, 12h22
Festejo dos jogadores do Benfica
Líderes à entrada para a ronda, as águias partem para o duelo no Estádio do Dragão com uma invencibilidade de 22 jogos na competição e com nove pontos de vantagem relativamente ao 3.º classificado.
Nesta temporada, as duas equipas já se enfrentaram em duas ocasiões com outros tantos triunfos favoráveis ao Benfica: 2-0 na disputa da Supertaça e 1-0 na 1.ª volta da Liga Betclic (7.ª jornada). Desde a chegada de Roger Schmidt à Luz, os encarnados venceram três das quatro partidas frente aos dragões.
No histórico de embates para o Campeonato, o Glorioso regista 59 vitórias e 49 empates em 179 jogos frente aos portistas, com um saldo de 273 golos marcados e 262 sofridos. Enquanto visitante, o número de triunfos cifra-se em 15 e o de empates em 22.
Vindos de goleadas diante do Vizela (6-1) e do Portimonense (4-0) nas duas jornadas que antecederam o clássico, os encarnados chegaram aos 56 golos no Campeonato, sendo que metade deles foram marcados nas oito rondas disputadas desde o início de 2024. Por seu lado, o FC Porto contabiliza 38 remates certeiros na competição.
Os números disponibilizados pela plataforma Wyscout ajudam a explicar a diferença de golos marcados entre águias e dragões. Com 375 tentativas contra as 352 do FC Porto, o Benfica é a equipa mais rematadora entre as 18 que disputam a Liga Betclic e, também, a que tem a melhor percentagem de disparos enquadrados na baliza adversária: 43,5% contra 35,7% do próximo adversário.
O coletivo comandado por Roger Schmidt também arrisca mais situações de um contra um (779 contra 748), embora os azuis e brancos tenham uma maior taxa de eficácia de dribles: 60,6% contra 52,8%.
A nível defensivo, as contas estão mais equilibrados e o relvado do Estádio do Dragão vai receber as duas melhores defesas do Campeonato. Com apenas 15 golos sofridos, dois a menos que o FC Porto (17), o Benfica lidera nesse parâmetro na Liga Betclic, onde conseguiu manter a sua baliza inviolada em 12 jogos (dois com Samuel Soares e 10 com Trubin), enquanto os dragões ficam pelos nove.
Na missão de proteger a sua baliza, os encarnados somam mais duelos defensivos ganhos (61,1% contra 58,6%) e interceções (913 contra 833).
No parâmetro da posse de bola, o FC Porto lidera com 61,7% contra os 58,5% do Benfica, a equipa com mais passes tentados (12 707) na Liga Betclic. A eficácia do carrossel encarnado é ilustrada pela percentagem de acerto nesse capítulo, que ascende aos 86,6% e é a melhor do Campeonato.
Os benfiquistas João Neves (1353), Otamendi (1265), Aursnes (1262) e António Silva (1156) estão no top 10 dos jogadores com mais passes tentados no Campeonato, o qual não tem nenhum jogador do FC Porto.
A nível individual, Rafa destaca-se pelos 12 golos e pelas 11 assistências na Liga Betclic, tendo o estatuto de único jogador em competição a alcançar os dois dígitos nesses dois parâmetros. Do lado portista, Evanilson é o melhor marcador com 10 remates certeiros, seis deles nas últimas sete jornadas.
Talismã encarnado nos dois clássicos disputados na presente temporada – marcou nas vitórias da Supertaça e da 1.ª volta do Campeonato –, Di María lidera ao nível dos passes decisivos, com 31, num ranking que conta com mais dois benfiquistas no top 5: Rafa (25) e Aursnes (19).
Na goleada ao Portimonense por 4-0, na 23.ª jornada da Liga Betclic, o treinador Roger Schmidt lançou um onze formado por Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, João Neves, João Mário, Di María, Kökcü, Neres e Rafa.
Já Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, montou a equipa num 4x2x3x1 constituído por Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio, Wendell, Alan Varela, Eustáquio, Francisco Conceição, Pepê, Iván Jaime e Evanilson, no empate fora de portas diante do Gil Vicente (1-1).
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 2 de março de 2024