Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
As águias recebem a formação algarvia na 23.ª jornada do Campeonato, naquele que será o 52.º desafio entre os dois emblemas.
24 fevereiro 2024, 14h16
Festejo dos jogadores do Benfica
Ultrapassado o obstáculo chamado Vizela (6-1), os comandados de Roger Schmidt têm pela frente um adversário que ocupa o 13.º lugar na classificação com 22 pontos, mais um que o Rio Ave, emblema que está na 16.ª posição, posto que dita a realização de um play-off com o 3.º colocado da Liga 2.
Nas últimas três rondas do Campeonato, o Portimonense averbou duas derrotas, frente a Arouca (1-2) e Estrela da Amadora (3-0), e um empate no seu reduto perante o Vitória SC (1-1).
Será o 52.º embate entre Benfica e Portimonense, e as águias contam com 40 triunfos (78%) e nove empates (18%). No Campeonato Nacional, as duas formações encontraram-se em 41 ocasiões, e os encarnados saíram por cima em 33 duelos (80%), empatando seis (15%). Na mesma prova, na condição de visitado, o Benfica venceu 16 desafios (80%) e empatou três (15%) em 20 confrontos.
Na presente temporada 2023/24, o Benfica defrontou o Portimonense na 6.ª jornada da Liga Betclic, em Portimão, e venceu (1-3), com os tentos assinados por Bah, Musa e Neres.
Olhando para os dados da plataforma Wyscout no arranque da 23.ª jornada, o Benfica, comparando com o Portimonense, continua como a equipa mais rematadora da prova (358 disparos contra 215), a que mais ações de um contra um e drible efetuou (741 contra 566) e a segunda que mais cruzamentos produziu (395 contra 301).
A percentagem de disparos enquadrados das águias subiu para os 42,2%, enquanto os algarvios registam 36,7%. No momento de driblar, os jogadores do Portimonense, pese o menor número de tentativas, foram bem-sucedidos em 56% das vezes.
Com os 12 000 passes efetuados na prova, o Benfica continua a liderar neste parâmetro – o Portimonense regista 7935 passes – e apresenta uma eficácia de 86,4%, contra os 80,2% dos algarvios, um dos mais baixos da prova. Tal facto tem reflexos ao nível da posse de bola, onde os homens de Roger Schmidt apresentam uma média de 58,2% por jogo, enquanto os de Paulo Sérgio atingem os 45,1%.
Se é certo que o Benfica continua a ser o coletivo com a melhor defesa da prova (15 golos sofridos), o Portimonense é a segunda equipa mais batida (45 golos). Os algarvios consentiram 294 remates, enquanto os encarnados apenas 219.
As duas equipas são das que mais duelos defensivos protagonizam, com vantagem do Portimonense na quantidade (1636 contra 1519) e do Benfica no êxito das ações (61,4% contra 59,8%).
Rafa consolidou a sua posição na lista dos jogadores com mais assistências na prova (10), na qual, nos cinco primeiros, se mantêm quatro benfiquistas, a saber: Neres (7), Di María (6) e Aursnes (6). O camisola 27 é igualmente o melhor marcador dos encarnados na competição, agora com 10 golos. No lado dos algarvios, destaque para Carlinhos, médio brasileiro de 29 anos que já marcou seis golos.
Di María é o segundo jogador com mais cruzamentos efetuados na competição (104) e o quinto com mais ações de um contra um e drible (121), atrás de Rafa (124). Aliás, Rafa é igualmente o segundo atleta com mais toques na bola dados na área contrária (123).
No desafio da 22.ª jornada da Liga Betclic, frente ao Vizela, o técnico Roger Schmidt optou por um onze formado por Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Morato, João Neves, João Mário, Neres, Tiago Gouveia, Rafa e Tengstedt.
Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, no empate (1-1) em casa com o Vitória SC, na pretérita ronda da Liga Betclic, apresentou a equipa organizada num 3x5x2, com a seguinte constituição: Nakamura, Alemão, Pedrão, Filipe Relvas, Igor Formiga, Carlinhos, Dener, Lucas Ventura, Sylvester Jasper, Hildeberto Pereira e Hélio Varela.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025