Futebol

18 fevereiro 2024, 23h49

Festejo do golo

Equipa do Benfica festeja um dos seis golos

RESUMO DO JOGO

Avalancha ofensiva traduziu-se em seis golos na vitória do Benfica sobre o Vizela (6-1), na 22.ª jornada da Liga Betclic. Neres, autor de um bis, Otamendi, Tiago Gouveia, Rafa e Marcos Leonardo batizaram as redes na maior goleada da presente temporada.

Com seis alterações relativamente ao último jogo, diante do Toulouse, Roger Schmidt apostou num onze formado por Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Morato, João Neves, João Mário, Neres, Tiago Gouveia, Rafa e Tengstedt. Destaque também para a primeira presença de Prestianni nos convocados (sentou-se no banco).

Desde cedo, as movimentações do ataque do Benfica fizeram mossa na defesa do Vizela, que mostrou dificuldades para acorrer a todos os incêndios provocados pelo carrossel encarnado. À circulação de bola veloz, aliou-se uma pressão alta que condicionou o adversário e deu origem ao primeiro golo.

Neres

Aos 16', Rafa pressionou o guarda-redes Ruberto e este aliviou a bola para a cabeça de Morato. Na continuação da jogada, Tiago Gouveia lutou pela posse com um adversário e o esférico sobrou para Tengstedt, que fintou o guarda-redes e, sem ângulo, serviu Neres. O primeiro remate do brasileiro ainda foi intercetado por Lebedenko, mas, na recarga, o camisola 7 não falhou e fez o 1-0.

Segundos após a substituição do lesionado Ruberto por Buntic na baliza do Vizela, aos 25', o Benfica aumentou a vantagem. Na sequência de um canto curto, Neres cruzou para o coração da área, onde Otamendi saltou mais alto que dois defesas rivais e cabeceou para o fundo das redes. Terceiro golo da época para o capitão, que nunca tinha somado tal registo desde a chegada à Luz, em 2020.

Tiago Gouveia

Numa demonstração de grande eficácia, as águias só precisaram de mais cinco minutos para chegarem ao 3-0. À entrada da área do Benfica, João Neves intercetou o remate de Domingos Quina e a bola sobrou para Rafa. Este acelerou, fintou Anderson e descobriu Tengstedt isolado no lado esquerdo. O dinamarquês invadiu a área, picou o esférico sobre Buntic e acertou no ferro. Na recarga, Tiago Gouveia disparou por entre as pernas de Jota para o 3-0. Explosão de alegria na Catedral com o terceiro golo do jogador Made In Benfica em 14 jogos.

Aos 37', o público voltou a celebrar um golo, mas o lance finalizado por Rafa foi anulado: na altura do passe de Tengstedt, o camisola 27 do Benfica estava adiantado relativamente ao penúltimo defensor do conjunto minhoto.

Benfica-Vizela

Mesmo com o intervalo a aproximar-se, os encarnados continuaram a asfixiar o Vizela e os quatro minutos de compensação trouxeram mais dois golos para o Glorioso.

Aos 45'+1', numa jogada iniciada em Trubin, Otamendi solicitou Tiago Gouveia, que, com um passe de primeira, desmontou a defesa adversária e desmarcou Rafa. O camisola 27 galgou terreno pelo corredor central e desmarcou Neres, que rematou colocado para o 4-0. Segundo bis para o internacional brasileiro desde a chegada à Luz.

Ainda o público festejava o 4-0, quando o Benfica chegou à mão-cheia. Aos 45'+4', Tiago Gouveia recuperou a bola a meio-campo e esta sobrou para Tengstedt. O dinamarquês fugiu à marcação de Diogo Nascimento com um toque subtil e fez um passe a rasgar para Rafa, que fugiu pelo corredor central e não falhou no frente a frente com Buntic. Golos para todos os gostos e uma saída para o intervalo sob uma enorme ovação das bancadas da Luz!

Homenagem às campeãs nacionais de râguebi

Filme do jogo

Ver mais

Na sequência da homenagem às campeãs nacionais em râguebi feminino realizada ao intervalo, o Benfica avançou para a segunda parte com uma alteração promovida por Roger Schmidt: Di María entrou para o lugar de Rafa.

Com uma postura mais proativa, o Vizela passou a pressionar mais alto e conseguiu reduzir para 5-1, aos 48'. No interior da área do Benfica, Matheus Pereira intercetou um passe de Trubin e a bola ficou com Essende. O primeiro disparo do francês ainda foi travado pelo guarda-redes do Benfica, mas, na recarga, o avançado da turma minhota marcou.

Tengstedt

Aos 54', os encarnados voltaram a rondar a baliza adversária com perigo. Na sequência de um roubo de bola a meio-campo, João Neves fez um grande passe de rutura para Tengstedt. Este fugiu pelo corredor esquerdo, invadiu a área e rematou com acerto, mas Lebedenko evitou que a bola entrasse na baliza com Buntic já batido.

Após o supracitado lance, a partida entrou numa toada mais calma até aos 66', quando o Estádio da Luz irrompeu numa sonora ovação dedicada a João Neves, no momento da sua substituição por Aursnes.

Trubin

Aos 71', o Vizela dispôs de uma soberana oportunidade para chegar ao segundo golo: Tomás Silva foi derrubado em falta por Morato no interior da área do Benfica e o árbitro assinalou grande penalidade. Chamado à marca dos 11 metros, Essende atirou forte, mas Trubin voou para o seu lado esquerdo e travou a cobrança do francês. Este foi o terceiro castigo máximo sustido pelo guardião na presente época (frente a Portimonense, Casa Pia e, agora, Vizela).

Sem nunca deixar de procurar a baliza adversária, as águias procuraram manter a posse de bola, mas a substituição de Tengstedt por Marcos Leonardo, aos 76', recuperou alguma da vertigem inicial, e o reforço contratado ao Santos voltou a deixar a sua marca, aos 88'.

Marcos Leonardo

Com os jogadores de campo do Vizela todos no meio-campo do Benfica, Anderson aliviou a bola contra Neres e este arrancou na direção da área adversária. Apertado por dois, o camisola 7 olhou para o lado e serviu Marcos Leonardo, que rematou colocado para o seu quarto golo da temporada.

Com o 6-1 no marcador, Roger Schmidt ainda trocou Tiago Gouveia e Neres – eleito posteriormente o Homem do Jogo (Man of the Match) pelos dois golos e duas assistências – por Álvaro Carreras e Rollheiser antes do apito final, assinalado com demonstrações de júbilo dos adeptos face ao espetáculo apresentado.

O Benfica volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, 22 de fevereiro, diante do Toulouse, na 2.ª mão do play-off da fase a eliminar da Liga Europa. Após a vitória por 2-1 em Lisboa, as águias visitam o Estádio de Toulouse a partir das 17h45 (hora de Portugal Continental).

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro, Tânia Paulo e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas