Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Toulouse por 2-1, em jogo da 1.ª mão do play-off da Liga Europa, e segue em vantagem para o encontro de quinta-feira, 22 de fevereiro, em França.
16 fevereiro 2024, 00h27
Di María a bater uma das duas grandes penalidades que converteu
Álvaro Carreras e Arthur Cabral em vez de Bah e Morato, com Aursnes a ocupar o lado direito da defesa e o camisola 9 a assumir a frente do ataque das águias, foram as mudanças promovidas por Roger Schmidt face ao recente encontro do Campeonato perante o Vitória SC.
O Benfica, no seu recinto, assumiu o favoritismo no desafio e procurou desde o primeiro minuto as redes contrárias, enquanto a formação do Toulouse optou por um bloco baixo, com os médios encostados à linha de quatro defesas, com os extremos a procurarem sempre os apoios aos seus laterais.
Os comandados de Roger Schmidt cercaram a área dos franceses e as aproximações tiveram o primeiro grande momento de perigo com um remate forte de Kökcü, aos 15', que levou a bola a passar ao lado da baliza à guarda de Restes.
Aos 27' Rafa esteve perto de emendar o cruzamento tenso vindo de Aursnes, que ganhou a linha após excelente passe de Kökcü, mas um defensor chegou primeiro à bola. No minuto seguinte foi João Mário a tentar alvejar a baliza dos forasteiros, com um disparo rasteiro a ser desviado por um oponente para canto.
O Toulouse procurou enervar os encarnados, baixando o ritmo do jogo, tentando sair em posse e a conservar a bola em detrimento da procura da baliza de Trubin. O Benfica, porém, manteve-se paciente e fiel aos seus processos de jogo.
Rafa, aos 35', a passe de qualidade de Di María, descaído sobre a direita, dentro da área, rematou cruzado às malhas laterais.
Os avisos foram dados, e, aos 38', viu-se a melhor oportunidade de golo dos encarnados na primeira parte. Kökcü fez um excelente passe vertical para Rafa, que, sobre a esquerda e após uma diagonal para o centro, rematou em arco com a bola a embater no ferro da baliza de Restes. O guardião do Toulouse ficou pregado ao relvado a acompanhar a bola com o olhar...
Antes do intervalo nova excelente oportunidade de golo para o Benfica abrir o ativo, com João Mário, servido por Rafa, a disparar rente ao poste esquerdo da baliza do Toulouse (45'+1').
Filme do jogo
O Benfica entrou bem na etapa complementar, mais incisivo e agressivo sobre a bola e na procura da baliza contrária. Álvaro Carreras, aos 51', rematou forte à figura de Restes. O cerco à área do Toulouse manteve-se e aos 67' foi assinalada uma grande penalidade a favorecer as águias, isto após alerta do VAR e análise das imagens por parte do juiz Donatas Rumsas.
Costa disputou a bola com Aursnes utilizando o braço esquerdo, tocando no esférico mesmo antes de o cabecear, e o lance acabou por levar Di María para a marca dos 11 metros. O campeão do mundo, aos 68', rematou para o meio da baliza e Restes estirou-se para a direita (1-0). O domínio encarnado no jogo tinha finalmente expressão no marcador.
Seguiram-se momentos de intenso assédio das águias à área dos franceses. Aos 72', a incursão de Neres (rendeu João Mário aos 59') e a respetiva finalização contra um defesa levou a bola para Bah (substituiu Álvaro Carreras também ao minuto 59). O lateral, à entrada da área, puxou atrás a perna direita e disparou forte, com o esférico a sair ligeiramente ao lado.
No mesmo minuto, Arthur Cabral, lançado por Di María, atirou, na área e ligeiramente descaído sobre a direita, para uma grande defesa de Restes.
O futebol praticado pelas duas equipas conduzia o encontro para o segundo golo do Benfica, porém a bola acabou por entrar primeiro na baliza de Trubin, aos 75'. Na sequência de uma jogada de insistência e alguma confusão na área encarnada, a bola sobrou para a zona do segundo poste, onde Desler bateu forte para o 1-1.
Incentivado pela esmagadora maioria dos 56 553 espectadores presentes no Estádio da Luz, o Benfica foi para cima da defesa contrária. A entrada de Marcos Leonardo, aos 88', para o lugar de Arthur Cabral acabou por ser determinante. Antes disso, aos 90'+3', Otamendi cabeceou a bola ligeiramente por cima a cruzamento de Di María.
Mas, aos 90'+5', Marcos Leonardo foi pisado na grande área por Mawissa e o juiz do encontro não teve dúvidas em assinalar grande penalidade. Exibido o segundo cartão amarelo (e o consequente vermelho) ao defesa dos franceses, Di María, aos 90'+8', converteu a grande penalidade e colocou o Benfica na frente do marcador (2-1).
O resultado não sofreu mais nenhuma alteração e o Benfica desloca-se a Toulouse na próxima quinta-feira, 22 de fevereiro, em vantagem no play-off da Liga Europa.
O Benfica volta a entrar em campo já no domingo, 18 de fevereiro, às 18h00, no Estádio da Luz, quando receber o Vizela, em encontro referente à 22.ª jornada da Liga Betclic.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024