Futebol feminino

14 fevereiro 2024, 15h59

Catarina Amado

Catarina Amado

RESUMO DO JOGO

Taça da Liga
Meias-finais
2.ª mão
RESULTADO FINAL
Valadares Gaia 2
Benfica 2
Marcadoras
Mafalda Barbóz 4'
Lúcia Alves 45'+2' pb
Lara Martins 5'
Lúcia Alves 90'+3'

No jogo da 2.ª mão das meias-finais da Taça da Liga, a equipa feminina de futebol do Benfica empatou (2-2) em casa do Valadares Gaia, nesta quarta-feira, 14 de fevereiro. As Inspiradoras, que na 1.ª mão venceram por 4-1, apuraram-se para a final da competição, com um agregado de 6-3.

Com este desfecho, foi assegurada a quinta presença consecutiva no embate decisivo desta competição (as encarnadas venceram três edições).

No Complexo Desportivo de Valadares, Filipa Patão operou várias alterações em relação ao onze que alinhou no triunfo sobre o mesmo adversário no domingo, 11 de fevereiro (4-0).

Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Catarina Amado, Chandra Davidson, Laís Araújo, Daniela Silva e Lara Martins foram apostas da treinadora, que manteve Christy Ucheibe, Anna Gasper, Lúcia Alves e Marie Alidou.

Valadares Gaia-Benfica

Decorridos quatro minutos, as águias ficaram em desvantagem. Mafalda Barbóz surgiu na pequena área e conseguiu bater Carolina Vilão. A reação não tardou, pois as tricampeãs nacionais igualaram aos 5'. Daniela Silva furou pela esquerda, ganhou ressaltos de bola, atirou à baliza e, na recarga, após defesa incompleta de Carol Alves, Lara Martins fez o 1-1.

Aos 16', a guarda-redes do Valadares negou o golo a Daniela Silva e a Lúcia Alves, em dois momentos consecutivos, enquanto Carolina Vilão e Catarina Amado, esta com um corte sobre a linha de baliza, impediram outro golo de Mafalda Barbóz (17').

Com o encontro dividido, Filipa Patão foi forçada a mexer. Christy Ucheibe, com queixas físicas, foi substituída por Jéssica Silva, aos 41'. Antes do intervalo, o Valadares Gaia recolocou-se na frente. Após canto, Inês Queiroga atirou na direção da baliza encarnada, a bola ainda desviou em Lúcia Alves e Carolina Vilão foi batida. Golo na própria baliza, segundo a informação oficial (ficha de jogo) divulgada pela FPF na quinta-feira, 15 de fevereiro.

Valadares Gaia-Benfica

Em desvantagem, o Benfica surgiu na segunda parte com duas alterações. Andreia Faria e Paige Almendariz entraram para os lugares de Daniela Silva e Lara Martins. Aos 48', a norte-americana surgiu em velocidade pelo flanco direito e rematou cruzado para defesa da guarda-redes adversária. Num relvado sintético, o jogo foi muito disputado. Anna Gasper, de fora da área, tentou surpreender Carol Alves, mas a guarda-redes da equipa da casa amarrou (69').

Aos 77', Sydney Parker acertou na trave da baliza benfiquista, na sequência de um disparo à entrada da área.

À procura do empate, aos 89', Laís Araújo cabeceou com perigo. E o Benfica alcançou mesmo o desejado golo, já nos descontos. Aos 90'+3', Jéssica Silva arrancou pela esquerda, ultrapassou Maria Baleia e efetuou um passe para Paige Almendariz, que atirou de pronto. Carol Alves defendeu o remate, mas Lúcia Alves, oportuna, na pequena área, balançou as redes.

Uma igualdade (2-2) que deixou as águias em mais uma final, em que terá o Sporting como adversário. No próximo domingo, 18 de fevereiro, as Inspiradoras recebem o Ouriense, em duelo da 14.ª ronda da Liga BPI. No Campo n.º 1 do Benfica Campus, o jogo começará às 15h00.

Benfica

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Parabéns ao Valadares, que mais uma vez mostrou que é muito difícil [uma equipa] vir aqui jogar e sair com uma vitória. Mérito ao adversário pela forma como se apresentou e nos dificultou o jogo. Rotação? Não houve rotação, foi dar minutos a jogadoras que precisam de minutos, e, se calhar, o rendimento poderá não ser igual ao das restantes devido a esse fator. Estes momentos competitivos são bons para elas, e têm de ter capacidade para dar resposta. Foi um bom jogo entre duas boas equipas. Conseguimos o nosso grande objetivo e fizemos o que os nossos rivais ainda não tinham feito, que é não perder aqui, mas temos de ser ambiciosos e queremos ganhar todos os jogos. Não saímos daqui satisfeitos com o resultado, mas satisfeitos por ter passado à final."

Valadares Gaia-Benfica

Valadares Gaia-Benfica
2-2
Complexo Desportivo de Valadares
Onze do Benfica
Carolina Vilão, Christy Ucheibe (Jéssica Silva, 41'), Sílvia Rebelo (Ana Seiça, 59'), Catarina Amado, Chandra Davidson, Laís Araújo, Anna Gasper, Daniela Silva (Andreia Faria, 46'), Lúcia Alves, Marie Alidou e Lara Martins (Paige Almendariz, 46')
Suplentes
Rute Costa, Ana Seiça (59'), Carole Costa, Paige Almendariz (46'), Andreia Faria (46'), Amélia Silva, Jéssica Silva (41'), Andrea Falcón e Beatriz Nogueira
Onze do Valadares Gaia
Carol Alves, Inês Queiroga (Amanda Cassidy, 70'), Sydney Parker, Marthe Enlid, Mégane Sauve, Mafalda Barbóz (Maria Baleia, 70'), Shelby High, Angeline da Costa, Cris Vieira (Inês Freitas, 80'), Izzy Glennon (Cristina Ferreira, 70') e Malu Schmidt (Érica Parkinson, 46')
Suplentes
Erin Seppi, Amanda Cassidy (70'), Érica Parkinson (46'), Inês Freitas (80'), Cristina Ferreira (87'), Rita Machado, Inês Barge, Joana Neves e Maria Baleia (70')
Ao intervalo 2-1
Golos
Benfica: Lara Martins (5') e Lúcia Alves (90'+3'); Valadares Gaia: Mafalda Barbóz (4') e Lúcia Alves (45'+2' pb)

Texto: Redação
Fotos: FPF e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino