Futebol

14 fevereiro 2024, 15h38

João Neves

João Neves

ANTEVISÃO

Porta-voz de um coletivo concentrado nos seus argumentos, João Neves fez a antevisão ao jogo entre o Benfica e o Toulouse, da 1.ª mão do play-off da fase de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. O pontapé de saída no Estádio da Luz está agendado para as 20h00 desta quinta-feira, 15 de fevereiro.

É um "jogo complicado", frente a um oponente "competente e com qualidade", aquele que João Neves perspetiva no regresso do Benfica às competições europeias. "Sabemos que têm muitos pontos fortes. Vamos fazer de tudo para levar a melhor", asseverou o médio, em declarações à BTV, minutos antes de ser iniciada a conferência de Imprensa no Benfica Campus.

Questionado sobre os reforços, o jogador enalteceu que tornam o plantel "mais compacto e mais forte ao nível da qualidade", referindo, ainda, sentir-se "bem e preparado para os jogos", numa ótica mais pessoal.

Perante a comunicação social, o internacional português de 19 anos deixou uma garantia: "Vamos dar o nosso melhor."

João Neves

"Sabemos que o adversário, o Toulouse, tem qualidade, vamos tentar anulá-la e aproveitar os pontos fracos dele"

João Neves

Que análise faz deste adversário que tem tido resultados interessantes na Europa, mas que não está tão bem na Liga francesa [14.º lugar]? Como está o Benfica a encarar o regresso às competições europeias?

Estamos concentrados em nós e no que podemos fazer no jogo. Sabemos que o adversário, o Toulouse, tem qualidade, vamos tentar anulá-la e aproveitar os pontos fracos dele. Apesar de não estar muito bem na Liga francesa, sabemos que é um adversário competente. São competições diferentes, internacionais, nunca sabemos. Vamos dar o nosso melhor.

Quais as principais diferenças entre jogar com Kökcü ou com Florentino ao seu lado?

As opções são do míster, tento adaptar-me a qualquer jogador que jogue ao meu lado, à minha frente ou atrás de mim. Sabemos que não são jogadores iguais, cada um traz coisas diferentes ao jogo, o que é muito bom. Tento adaptar-me a eles para que a equipa fique melhor e com mais qualidade.

Foi em 30 de dezembro de 2022 que fez a estreia oficial com a camisola principal do Benfica [jogara pela equipa A num particular com o Sevilha em 7 de dezembro]. Como tem sido este pouco mais de um ano na equipa principal?

Tem sido um ano muito bom. Como é óbvio, foi tudo muito rápido, mas tenho-me adaptado da melhor maneira. Tive a sorte de ter companheiros de equipa que me ajudaram a crescer enquanto jogador e pessoa. É um ano e pouco, mas já conquistei muito e fiz algo pelo futebol. Não fica por aqui, quero fazer muito mais.

Roger Schmidt e João Neves

"Prometo dar o máximo em cada treino, em cada jogo, e penso que isso seja uma das minhas maiores qualidades"

Tem sido um dos jogadores imprescindíveis para Roger Schmidt, mas é um jogador que tem despertado muito interesse em grandes da Europa. Pode prometer aos Benfiquistas que fica no Clube, ou mantém o futuro aberto?

Prometo dar o máximo em cada treino, em cada jogo, e penso que isso seja uma das minhas maiores qualidades. Estou focado no Benfica e ainda mais no jogo de amanhã [quinta-feira, 15 de fevereiro], que é o próximo. Penso dar o máximo em todos os jogos e em todos os treinos.

Foi comparado por Paulo Bento a João Moutinho. Que comentário faz?

Fico feliz, é um jogador que respeito, tanto dentro de campo como fora. É um jogador fantástico e uma referência a nível nacional para mim.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol