Futebol Formação

09 fevereiro 2024, 16h59

Benfica-Famalicão

O festejo do golo de Gustavo Ferreira

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
1.ª jornada
Fase de apuramento de campeão
RESULTADO FINAL
INT: 2-0
Benfica 2
Famalicão 0
Marcadores
André Gomes 6' gp
Gustavo Ferreira 37'
 

Benfica e Famalicão disputaram, no Benfica Campus, o desafio da 1.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Sub-19, com as águias a vencerem, por 2-0.

Nada melhor do que arrancar uma fase de apuramento de campeão vencendo o... campeão em título. Foi isso mesmo que o Benfica fez, acrescentando ainda a este triunfo perante o Famalicão uma exibição competente e autoritária, confirmando assim as credenciais trazidas da Série Sul da 1.ª fase, a qual foi vencida com oito pontos de vantagem para o 2.º classificado, o Sporting.

Logo aos 4', Gustavo Ferreira apareceu descaído no lado direito do ataque e rematou forte, mas o guardião famalicense encaixou e negou o 1-0.

Juniores

Não foi aos 4', foi aos 6'. Francisco Neto, bem ao seu estilo, arrancou campo dentro, furou a defensiva famalicense e foi derrubado pelo guardião contrário no interior da grande área. O árbitro apontou para a marca de grande penalidade, e, chamado à conversão, André Gomes não desperdiçou (1-0, aos 6').

Após o golo encarnado, o jogo entrou numa toada mais equilibrada, com o Famalicão mais ofensivo, e o Benfica a optar por sair em transições rápidas. Numa dessas situações, os encarnados chegaram mesmo ao 2-0.

Francisco Neto tentou o passe a rasgar para Gustavo Ferreira, a bola ainda sofreu um desvio, mas chegou de igual modo ao avançado encarnado, que, na cara do golo, atirou a contar (2-0, aos 37').

Benfica-Famalicão

Até ao descanso, o Benfica poderia ter ampliado a vantagem por três vezes. Na primeira ocasião, mais uma vez Francisco Neto na jogada, com este a fazer um passe de rutura na direção de Rodrigo Rêgo. O camisola 11 recebeu e atirou para boa defesa de Miguel Rodrigues (41').

Na sequência do pontapé de canto – batido à maneira curta –, o mesmo foi bem trabalhado, com a bola a chegar aos pés de Guilherme Peixoto, que colocou na área, onde apareceu Rui Silva, mas este conseguiu apenas tocar ao de leve na bola, e a jogada perdeu-se (42').

Três minutos volvidos, novamente Francisco Neto como quebra-cabeças da defesa famalicense, a tirar vários adversários do caminho e a entregar a bola a Gustavo Ferreira. O avançado recebeu, tocou para André Gomes, que assistiu Rodrigo Rêgo, com este, de primeira, a rematar rasteiro para boa intervenção do guarda-redes adversário (45').

Assim sendo, as duas equipas foram para o intervalo com o Benfica a vencer por 2-0.

A segunda parte começou com um Famalicão mais atrevido, mas sem reais oportunidades para marcar. Aliás, a primeira grande situação de golo do segundo tempo pertenceu mesmo ao Benfica.

Kevin Pinto lançou longo para Tiago Freitas, este recebeu a bola, preparou o tiro, mas o remate cruzado saiu distante do poste da baliza do Famalicão (70').

Com a dança das substituições, o jogo perdeu ainda mais intensidade, e a bola andou quase sempre longe dos alvos.

Benfica-Famalicão

E, quando chegava perto, os guarda-redes iam mostrando serviço. Foi o caso de Arnas Voitinovicius, guardião do Benfica, que viu Leo Oliveira correr na sua direção, mas conseguiu com o pé esquerdo evitar que o Famalicão reduzisse a desvantagem (80').

Até ao final do encontro, e embora os visitantes não se conformassem com o resultado, as águias conseguiram sempre dominar e controlar as operações, não permitindo veleidades.

Com este triunfo (2-0) frente ao detentor do troféu, o Benfica arranca assim da melhor maneira esta fase de apuramento de campeão. Na próxima jornada (a 2.ª), a formação orientada por Luís Araújo defronta o Vitória SC, em partida agendada para sábado, 17 de fevereiro, às 15h00, no Complexo Desportivo Doutor António Pimenta Machado.

Juniores

Benfica-Famalicão
2-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Arnas Voitinovicius, Kevin Pinto (Guilherme Afonso, 90'), Rui Silva, Gonçalo Oliveira, Guilherme Peixoto, Martim Ferreira, Tiago Freitas (Jair Monteiro, 90'), André Gomes, Francisco Neto (Leandro Martins, 76'), Rodrigo Rêgo (Olívio Tomé, 65') e Gustavo Ferreira (Jelani Trevisan, 65')
Suplentes
André Moreira, João Pereira, Leandro Martins (76'), Guilherme Gaspar, Rodrigo Pires, Guilherme Afonso (90'), Olívio Tomé (65'), Jair Monteiro (90') e Jelani Trevisan (65')
Onze do Famalicão
Miguel Rodrigues, Duarte Oliveira (Leandro Lopes, 75'), Francisco Pinho (Gabriel Costa, 65'), Diogo Pereira, João Pereira, João Freitas, Lourenço Teixeira, Pedro Silva (João Vítor, 60'), Leo Oliveira, Tiago Silva (Rodrigo Malheiros, 60') e Flavinho (Galeiras, 60')
Suplentes
José Machado, Leandro Lopes (75'), Gabriel Costa (65'), Hugo Ferreira, Belinha, Galeiras (60'), João Vítor (60'), Jonas e Rodrigo Malheiros (60')
Ao intervalo 2-0
Golos
Benfica: André Gomes (6' gp) e Gustavo Ferreira (37')

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 9 de fevereiro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas