Futebol feminino

09 fevereiro 2024, 17h54

Filipa Patão

Filipa Patão

O Campo n.º 1 do Benfica Campus é palco do encontro entre as equipas femininas de futebol do Benfica e do Valadares Gaia referente aos quartos de final da Taça de Portugal. Com a mira apontada ao troféu, Filipa Patão e Ana Seiça fizeram a antevisão à partida agendada para as 15h00 deste domingo, 11 de fevereiro.

Começando pela análise ao adversário, a treinadora e a defesa descreveram um Valadares Gaia "motivado", sublinhando o caráter eliminatório do desafio.

"Com toda a certeza, vai ser um Valadares motivado. É uma eliminatória da Taça, é a Taça de Portugal, um jogo onde tudo pode acontecer, e onde os adversários também acabam por se galvanizar e transcender para tentarem passar a eliminatória. Vamos estar à espera de um Valadares muito forte, que tem feito um campeonato muito bom, e que se tem batido frente às equipas dos primeiros lugares de uma forma categórica. É em nossa casa, mas não deixa de ser um adversário que nos vai criar muitos problemas e que, com toda a certeza, também quererá passar esta eliminatória", avaliou Filipa Patão, em declarações à BTV.

Ouça Filipa Patão

Ana Seiça

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

"É um jogo de caráter eliminatório, e cada jogo é um jogo. Já defrontámos o Valadares algumas vezes nesta época, até agora temos ganho, mas, sendo a eliminar, temos de estar no nosso melhor e resolver as coisas o mais cedo possível para conseguirmos estar tranquilas no jogo. Vamos dar tudo para conseguirmos avançar na Taça de Portugal", disse, por sua vez, Ana Seiça.

Sobre o estilo de jogo que o oponente poderá apresentar, a técnica referiu que o Valadares Gaia "já mudou algumas vezes o seu sistema", acrescentando que "vai ser uma equipa muito perigosa na transição ofensiva".

"Tem jogadoras rápidas, jogadoras que conseguem definir muito bem nesses momentos do jogo. Vamos ter de ser um Benfica muito competente para conseguirmos passar esta eliminatória da Taça", concluiu.

Quanto ao Benfica, Filipa Patão traçou uma equipa que quer assumir o jogo e que precisa de estar "na sua melhor versão".

"Precisamos sempre de um Benfica na sua melhor versão, muito forte em todas as frentes. Não vão esperar um Benfica a tirar o pé do acelerador, muito pelo contrário. É esperar um Benfica lutador, com intensidade, agressivo, a querer ter a bola e a querer atacar muito a baliza adversária, consistente nas transições defensivas, porque vamos precisar muito para o jogo com o Valadares", detalhou.

Filipa Patão

Ouça Ana Seiça

Em 2018/19 – primeiro ano de atividade da equipa sénior feminina de futebol do Benfica –, as Inspiradoras ergueram o troféu da Taça de Portugal, numa final disputada com o Valadares Gaia.

"Algumas jogadoras aqui já o viveram, mas outras não, e isso é uma motivação extra para nós. Tem-nos escapado desde o primeiro ano, mas queremos voltar a viver esse momento, queremos voltar ao Jamor, a estar na final e a levantar o troféu", desejou Ana Seiça.

A treinadora Filipa Patão também enfatizou a ambição de vencer a prova-rainha.

"É um Benfica a sonhar conquistar uma Taça que, no meu caso, ainda não conquistei enquanto treinadora. Tem escapado, e estas jogadoras estão muito motivadas em poder subir as escadarias do Jamor. Algumas delas ainda não o fizeram. Já estamos a dever isso aos nossos adeptos e ao Benfica. É um jogo que vamos olhar como se fosse uma final da Liga dos Campeões. Todos os jogos da Taça de Portugal serão assim, porque queremos muito lá estar [na final]", asseverou.

CONVOCADAS

Ana Seiça, Anna Gasper, Andrea Falcón, Andreia Faria, Carole Costa, Catarina Amado, Chandra Davidson, Christy Ucheibe, Daniela Silva, Jéssica Silva, Laís Araújo, Lara Martins, Lena Pauels, Lúcia Alves, Marie Alidou, Nycole Raysla, Pauleta, Paige Almendariz, Rute Costa e Sílvia Rebelo.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 10 de fevereiro de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas