Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
No Estádio D. Afonso Henriques, o Benfica procura a oitava vitória seguida na competição.
09 fevereiro 2024, 18h18
Festejos dos jogadores encarnados
Líderes da competição à entrada para esta ronda, os comandados de Roger Schmidt partem para o encontro no Minho com a mira apontada à oitava vitória consecutiva na Liga.
Invictas há 19 encontros no Campeonato, as águias vão defrontar os vimaranenses pela 182.ª vez. O histórico dá-nos conta de um saldo amplamente favorável, face às 126 vitórias (70%) do Benfica. Houve ainda 30 empates (17%).
Focando os dados somente na Liga, será o 158.º encontro entre ambas as equipas. O registo favorável mantém-se: 111 vitórias (70,7%) do Benfica e 25 empates (15,9%). Num olhar pelos encontros no terreno dos minhotos, há registo de 44 triunfos (56,4%) nos 78 embates realizados, contabilizando-se 16 igualdades (20,5%).
Analisando os dados da plataforma Wyscout, verificamos que os encarnados chegam a esta jornada como equipa mais rematadora (337 disparos contra 257 dos minhotos, sextos neste item), com 41,2% dos remates a terem a baliza como destino, face aos 33,1% do conjunto vimaranense, atual 5.º classificado na Liga Betclic.
Ainda no capítulo ofensivo, há registo de acerto em 54,1% das 686 ações de um contra um e dribles efetuados pelos jogadores do Benfica, formação que mais se destaca nesse aspeto. Ao invés, os minhotos são o penúltimo conjunto neste parâmetro (419 dribles e 48,2% de eficácia).
Com 567 toques de bola na área rival, as águias distanciam-se, também, dos demais oponentes. Já os minhotos apresentam-se com 372 toques, ocupando o 5.º posto neste item.
Também nos cruzamentos, o acerto encarnado (41%, em média, das 368 tentativas) supera o dos rivais, sendo que o Vitória SC surge com 31,2% de aproveitamento dos 330 cruzamentos tirados.
Em termos de posse de bola, o contraste mantém-se. A estatística mostra que o Benfica se superioriza ao próximo adversário (58% contra 48%). Ainda numa análise ao capítulo da construção, os encarnados surgem destacados no posto cimeiro com 11 008 passes efetuados (acerto de 86,5%). Em comparação com o registo vimaranense (7642 e 80,6% de eficácia), a diferença é notória.
O distanciamento entre o desempenho de ambos os emblemas mantém-se nos passes para o terço final (1326 contra 1037).
No sector mais recuado, a defesa menos batida da Liga é a do Benfica, com 12 golos concedidos, menos oito que os minhotos.
Nos duelos defensivos ganhos, as equipas estão próximas: 61,3% de sucesso nas 1397 disputas do Benfica contra 60,5% em 1316 do próximo adversário. Nos duelos aéreos ganhos, o Vitória SC apresenta uma eficácia de 47,9% nas 858 disputas contra os 44,4% dos 561 lances divididos pelas águias.
A nível individual, Rafa, que anotou um golo na vitória sobre o Gil Vicente, por 3-0, é o elemento encarnado mais concretizador na prova com oito remates certeiros, os mesmos que contabiliza André Silva, avançado dos vimaranenses.
Também nas assistências, Rafa é líder na Liga Betclic: tem nove. Tiago Silva e Jota Silva, cada um com quatro, são os elementos mais valiosos do rival. Autores de 60 e 59 remates, respetivamente, Rafa e Di María são os atletas que mais disparam às balizas. Jota Silva (58) é o jogador que apresenta maior facilidade de remate nos minhotos.
Na jornada anterior (triunfo em casa do Vizela por 0-1), o treinador dos vimaranenses, Álvaro Pacheco, escalou, em 3x5x2, os seguintes jogadores: Bruno Varela, Borevkovic, Jorge Fernandes, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar, Tiago Silva, Händel, Nuno Santos, Ricardo Mangas, André Silva e Jota Silva.
Do lado do Benfica, Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Morato, Florentino, João Neves, Di María, Rafa, Aursnes e Arthur Cabral foram os elementos escolhidos por Roger Schmidt para a receção ao Gil Vicente.
Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 17 de fevereiro de 2024