Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
A Fundação Benfica celebra neste sábado, 27 de janeiro, 15 anos. Em entrevista à BTV, o presidente executivo Carlos Moia revisitou os projetos que colocaram a organização num patamar de excelência e abriu a cortina para o que está pensado para o futuro.
27 janeiro 2024, 10h30
Carlos Moia
Em entrevista à BTV, Carlos Moia destacou a ajuda prestada a 13 países e a cerca de 350 mil pessoas e a 130 municípios portugueses pelos 12 projetos ativos em 2024, enfatizando, também, as iniciativas de assistência humanitária prestada a vários países, com Ucrânia e Moçambique à cabeça.
Agradecendo o trabalho e o carinho dos atletas do Clube nas iniciativas promovidas pela Fundação, o presidente executivo também recordou grandes eventos vividos no Estádio da Luz, como o Jogo contra a Pobreza (2010) e Um Gesto contra a Fome (2012), organizados em parceria com organizações das Nações Unidas.
OS 15 ANOS DO PROJETO
"As pessoas que trabalhavam no Benfica, desde o marketing à contabilidade, já faziam projetos. Era preciso aglutiná-los. Foi isso que fizemos. Partimos praticamente do zero e sem apoios rigorosamente nenhuns, que tiveram de ser encontrados. Conseguimos crescer e, durante estes 15 anos, conseguimos ajudar 350 mil pessoas e 130 municípios, dos quais 100 são visitados anualmente. Neste momento, temos 12 projetos. Temos um grupo fantástico, de gente dedicada e com categoria na área social. Os atletas da equipa principal, das modalidades e os funcionários também têm um grande amor pela Fundação."
ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA
"Desde o momento em que abracei o projeto foram surgindo problemas, como as questões dos refugiados e da emigração e as guerras. Já ajudámos 13 países com iniciativas feitas lá dentro, como foi o caso da Ucrânia, de Moçambique e de Cabo Verde. Um dos mais marcantes foi o tufão que assolou Moçambique [2019]. A equipa da Fundação teve de dormir em cubatas para entregar os mantimentos e passaram algumas dificuldades. Levámos daqui várias toneladas de material e estivemos presentes."
PARA TI SE NÃO FALTARES!
"Foi o nosso primeiro projeto e combate à abstenção escolar e ao abandono precoce. Foi um projeto não muito conhecido em Portugal, apesar de ter 15 anos. No entanto, o príncipe do Liechtenstein criou a fundação Football is More, e o primeiro clube que recebeu uma distinção anual foi o Real Madrid. O segundo foi o Benfica, reconhecido, precisamente, pelo projeto Para Ti Se Não Faltares! Só depois vieram o Chelsea, o Liverpool e o Manchester United."
EVENTOS INESQUECÍVEIS
"Haveria muitos por onde escolher. Em primeiro, opto pelo Jogo contra a Pobreza, feito com a ONU. O Estádio esteve quase cheio e, em campo, esteve a equipa principal do Benfica. O jogo foi realizado perto da altura das férias e estiveram cá quase todos os jogadores famosos. Também destaco o jogo da ACNUR [Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados] realizado no Estádio da Luz, com o Eusébio e o engenheiro António Guterres em campo. Depois, há histórias de vida e emoção. Uma delas ocorreu no IPO. Uma mãe telefonou-nos desesperada, porque o filho, benfiquista, tinha fechado a persiana e recusava-se a comer. Disse-nos que ele tinha desistido da vida e pediu para enviarmos um jogador. Um deles foi lá, abriu a persiana, escreveu uma mensagem no vidro e o jovem recomeçou novamente. Estes casos entram no âmbito do projeto Benfica Faz Bem. Todos os atletas do Clube têm uma ternura especial por ele e têm feito um trabalho excecional."
OBJETIVOS FUTUROS
"Primeiro, temos de atingir as comunidades portuguesas em França, na Suíça e outros países. Outro lado é a inteligência artificial. Já estamos a utilizá-la e queremos avançar para a robotização. Depois, um projeto que já vem do tempo do Presidente Luís Filipe Vieira e que continuou, atualmente, com o grande apoio do Presidente Rui Costa: é a nossa antiga sede, na Rua Jardim do Regedor. Após vários estudos, chegámos à conclusão de que a parte de baixo deveria ser, eventualmente, uma grande Benfica Official Store. E, acima do rés do chão, ser o Hotel Benfica 1904. Nem a Fundação, nem o Benfica, constroem coisa nenhuma. À parte disso, será paga uma renda à Fundação, a qual é importantíssima. Nós vivemos muito do IRS, da cruz que os Benfiquistas põem e, assim, é uma base de sustentação."
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2024