Futebol

22 janeiro 2024, 20h00

João Neves 50 Jogos

João Neves completou o jogo 50 de águia ao peito, frente ao Boavista

ENTREVISTA COMPLETA

No encontro frente ao Boavista, realizado na sexta-feira, 19 de janeiro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Betclic, João Neves chegou aos 50 jogos pela equipa principal do Sport Lisboa e Benfica. O médio vinca que há mais para atingir.

No Benfica desde 2012, o jogador natural de Tavira chegou ao Benfica Campus em 2016/17, oriundo do Centro de Formação e Treino do Benfica em Faro (Algarve). Com percurso feito por todos os escalões de formação do Clube, estreou-se na equipa principal num particular frente ao Sevilha, no dia 11 de dezembro de 2022, lançado, aos 77', por Roger Schmidt.

Oficialmente, João Neves somou os primeiros minutos na equipa A em Braga, na 14.ª jornada do Campeonato Nacional 2022/23, no dia 30 do mesmo mês, entrando ao 89'. Nessa temporada esteve presente em mais 19 jogos – 16 no Campeonato e três na Liga dos Campeões –, tendo-se estreado a marcar na penúltima jornada, no dérbi com o Sporting (2-2), fora de portas.

Na presente época, João Neves atuou já em 30 desafios, marcou um golo – frente ao Sporting (2-1), na Luz –, fez uma assistência e celebrou a conquista da Supertaça.

João Neves

Em entrevista ao BPlay, o jovem médio, que já é internacional A por Portugal, falou sobre esta meia centena de jogos de águia ao peito, tendo recordado o momento da estreia, em que se despachou "o mais rápido possível para ir para dentro de campo".

A ambição está já apontada para a frente e o futuro joga-se já na quarta-feira, 24 de janeiro, com a partida da meia-final da Taça da Liga, em que o Benfica vai enfrentar o Estoril, às 19h45, no Estádio Municipal de Leiria.

João Neves e Di María

50 JOGOS

"Parece que foi ainda ontem que comecei na equipa principal, o primeiro treino, a primeira semana, e agora já vou com 50 jogos. É muito bom, sempre foi um sonho jogar pela equipa A, e ter 50 jogos é só o somar de uma conquista que tenho vindo a tentar desde jovem, por isso, espero continuar. Sejam mais um, 200 ou o que for: eu vou dar sempre o máximo. Mas é assim, quando a gente gosta e desfruta de cada momento, o tempo passa a voar, e é o que aconteceu neste caso."

ESTREIA EM BRAGA A 30 DE DEZEMBRO DE 2022

"Lembro-me bastante bem de o míster falar para o nosso adjunto para me ir chamar e quando isso aconteceu, eu despachei-me o mais rápido possível para ir para dentro de campo. Apesar da derrota, nunca me vou esquecer do momento em que pisei o relvado para uma competição com a camisola do Benfica."

João Neves e Di María

MEMÓRIAS DE DI MARÍA NO BENFICA

"Se calhar ainda nem via futebol como vejo neste momento. Lembro-me de vídeos, highlights do Ángel com a camisola do Benfica, do golo de letra e muitos lances criativos, tal como ele costuma fazer hoje em dia. Apesar de estar mais velho, a qualidade ainda está cá e é um privilégio jogar com o Ángel hoje em dia."

JOGO 50

"Acho que só me apercebi que era o jogo 50 depois do jogo. Até acho que foi o António que me disse, e eu perguntei se era mesmo verdade, porque também passa muito rápido. Jogar no Estádio da Luz, seja numa vitória, num empate ou numa derrota, é sempre muito especial, pelos nossos adeptos, pelo carinho que eles nos dão, pelo apoio, e o Estádio da Luz é lindo de se jogar."

João Neves

PERFORMANCE

"Não, não, não sinto que sou um gigante, nem sinto que sou pequeno. Sinto que dou o meu máximo e que consigo ajudar a equipa no jogo. E é esse o meu objetivo enquanto profissional de futebol, dar sempre o máximo e dar a maior qualidade à equipa, para poder alcançar as vitórias."

ANÁLISE AO PERCURSO: NO CORAÇÃO DOS BENFIQUISTAS

"Sim, está a correr muito bem. Sinto que também, apesar de vir da formação, dá uma ajudinha para estar ainda mais quente no coração deles [adeptos], e tudo o que eles merecem é que, quem está dentro de campo, espalhe magia, espalhe qualidade, espalhe mística benfiquista, e eu acho que é isso que eu tenho vindo a demonstrar."

ESTORIL: MEIA-FINAL DA TAÇA DA LIGA

"As expectativas… a gente nunca promete ganhar, mas promete sempre fazer tudo para ganhar. Acho que se baseia nisso, que é: pôr a qualidade que nós temos em prática e tentar levar a melhor para depois ir para a final."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 12 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas