Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
As águias iniciam a 2.ª volta da Liga Betclic no Estádio da Luz, naquele que será o 133.º encontro oficial frente aos axadrezados.
18 janeiro 2024, 14h40
Festejo dos jogadores do Benfica
Se é certo que o Benfica completou, na derradeira jornada da Liga Betclic, frente ao Rio Ave (4-1), um ciclo de 16 jogos de invencibilidade na competição, o Boavista, por sua vez, colocou um ponto final numa série de 11 duelos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. Os axadrezados não venciam desde a 5.ª jornada da prova, então frente ao Chaves (4-1), e voltaram a amealhar os três pontos à custa do Vizela, precisamente na condição de visitantes e por 1-4.
É assim que a formação axadrezada, agora comandada Ricardo Paiva, irá entrar em campo no Estádio da Luz, palco onde o Benfica contabiliza seis vitórias em oito jogos disputados na edição 2023/24 da Liga Betclic. O Boavista conseguiu em Vizela o seu 3.º triunfo em oito desafios fora de portas.
Olhando para o histórico de confrontos entre os dois emblemas, Benfica e Boavista vão encontrar-se oficialmente pela 133.ª vez. Para o Campeonato foram 121 as ocasiões em que mediram forças, com as águias a superiorizarem-se em 70 jogos (58%), registando-se ainda 33 empates (27%). Em casa, o Benfica venceu 44 dos 60 jogos disputados para o Campeonato (73%) e empatou 12 (20%).
Nas últimas 10 receções do Benfica ao Boavista, no Estádio da Luz, as águias saíram vitoriosas em nove jogos, isto desde 2007/08.
Olhando para os parâmetros estatísticos das duas formações, segundo a plataforma Wyscout, o Benfica superioriza-se com naturalidade, refletindo as ambições dos dois emblemas na competição.
Desde logo, em termos ofensivos, o Benfica é a equipa que mais remata na prova (287 contra 163), a que mais cruza (319 contra 271), a que mais dribles de um contra um efetua (608 contra 365) e a que mais toques na área contrária dá (478 contra 215).
A capacidade ofensiva das duas formações espelha-se também ao nível do passe. O Benfica lidera neste parâmetro com 9422 passes efetuados e um acerto de 86,3%. Já o Boavista fica-se pelos 6876 passes concretizados e 81,6% de êxito.
Com o estatuto de melhor defesa da competição (11 golos sofridos em 17 jornadas), a equipa liderada por Roger Schmidt mantém uma elevada percentagem de duelos defensivos ganhos (61%). Já o Boavista, 9.º classificado da Liga, vai apresentar-se no Estádio da Luz com um saldo negativo de cinco golos, resultado de 26 marcados e 31 sofridos.
Individualmente, destaque para Rafa, que esteve envolvido em 15 golos do Benfica na prova, entre golos (6) e assistências (9). O camisola 27 é o atleta com mais passes para golo na competição, e no seu encalço está o companheiro de equipa Aursnes, com cinco assistências. Entre os boavisteiros, Bozeník surge como o atleta mais influente em termos ofensivos, com participação em oito golos – apenas um como autor do último passe.
No triunfo frente ao Rio Ave por 4-1, na 17.ª jornada da Liga Betclic, Roger Schmidt utilizou um onze inicial composto por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Kökcü, Di María, Rafa, João Mário e Arthur Cabral. O encontro ficou igualmente marcado pela estreia oficial de Marcos Leonardo com a águia ao peito, ele que anotou um golo 17 minutos após ter entrado em campo.
Já Ricardo Paiva, na deslocação vitoriosa a Vizela, organizou a equipa do Boavista num 4x2x3x1, escalando uma formação constituída por João Gonçalves, Luís Santos, Sasso, Abascal, Filipe Ferreira, Makouta, Sebastián Pérez, Bruno Lourenço, Reisinho, Tiago Morais e Bozeník.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025