Futebol

18 janeiro 2024, 14h40

Benfica-Rio Ave

Festejo dos jogadores do Benfica

O Benfica recebe o Boavista nesta sexta-feira, 19 de janeiro, às 20h15, em encontro referente à 18.ª jornada da Liga Betclic. O desafio marca o arranque da 2.ª volta da competição e é uma oportunidade para que os comandados de Roger Schmidt prolonguem a série de (sete) triunfos consecutivos em todas as provas.

Se é certo que o Benfica completou, na derradeira jornada da Liga Betclic, frente ao Rio Ave (4-1), um ciclo de 16 jogos de invencibilidade na competição, o Boavista, por sua vez, colocou um ponto final numa série de 11 duelos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. Os axadrezados não venciam desde a 5.ª jornada da prova, então frente ao Chaves (4-1), e voltaram a amealhar os três pontos à custa do Vizela, precisamente na condição de visitantes e por 1-4.

É assim que a formação axadrezada, agora comandada Ricardo Paiva, irá entrar em campo no Estádio da Luz, palco onde o Benfica contabiliza seis vitórias em oito jogos disputados na edição 2023/24 da Liga Betclic. O Boavista conseguiu em Vizela o seu 3.º triunfo em oito desafios fora de portas.

Benfica-Rio Ave

Olhando para o histórico de confrontos entre os dois emblemas, Benfica e Boavista vão encontrar-se oficialmente pela 133.ª vez. Para o Campeonato foram 121 as ocasiões em que mediram forças, com as águias a superiorizarem-se em 70 jogos (58%), registando-se ainda 33 empates (27%). Em casa, o Benfica venceu 44 dos 60 jogos disputados para o Campeonato (73%) e empatou 12 (20%).

Nas últimas 10 receções do Benfica ao Boavista, no Estádio da Luz, as águias saíram vitoriosas em nove jogos, isto desde 2007/08.

Benfica-Rio Ave

Olhando para os parâmetros estatísticos das duas formações, segundo a plataforma Wyscout, o Benfica superioriza-se com naturalidade, refletindo as ambições dos dois emblemas na competição.

Desde logo, em termos ofensivos, o Benfica é a equipa que mais remata na prova (287 contra 163), a que mais cruza (319 contra 271), a que mais dribles de um contra um efetua (608 contra 365) e a que mais toques na área contrária dá (478 contra 215).

A capacidade ofensiva das duas formações espelha-se também ao nível do passe. O Benfica lidera neste parâmetro com 9422 passes efetuados e um acerto de 86,3%. Já o Boavista fica-se pelos 6876 passes concretizados e 81,6% de êxito.

Benfica-Rio Ave

Com o estatuto de melhor defesa da competição (11 golos sofridos em 17 jornadas), a equipa liderada por Roger Schmidt mantém uma elevada percentagem de duelos defensivos ganhos (61%). Já o Boavista, 9.º classificado da Liga, vai apresentar-se no Estádio da Luz com um saldo negativo de cinco golos, resultado de 26 marcados e 31 sofridos.

Individualmente, destaque para Rafa, que esteve envolvido em 15 golos do Benfica na prova, entre golos (6) e assistências (9). O camisola 27 é o atleta com mais passes para golo na competição, e no seu encalço está o companheiro de equipa Aursnes, com cinco assistências. Entre os boavisteiros, Bozeník surge como o atleta mais influente em termos ofensivos, com participação em oito golos – apenas um como autor do último passe.

Benfica-Rio Ave

No triunfo frente ao Rio Ave por 4-1, na 17.ª jornada da Liga Betclic, Roger Schmidt utilizou um onze inicial composto por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Kökcü, Di María, Rafa, João Mário e Arthur Cabral. O encontro ficou igualmente marcado pela estreia oficial de Marcos Leonardo com a águia ao peito, ele que anotou um golo 17 minutos após ter entrado em campo.

Já Ricardo Paiva, na deslocação vitoriosa a Vizela, organizou a equipa do Boavista num 4x2x3x1, escalando uma formação constituída por João Gonçalves, Luís Santos, Sasso, Abascal, Filipe Ferreira, Makouta, Sebastián Pérez, Bruno Lourenço, Reisinho, Tiago Morais e Bozeník.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas