Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
03 janeiro 2024, 14h00
Aursnes
O internacional norueguês fez uma retrospetiva do que tem sido o seu trajeto ao serviço do Glorioso, emblema que representa desde o início da temporada 2022/23 e pelo qual já conquistou um Campeonato Nacional e uma Supertaça.
Os desafios constantes que a competição coloca, a opinião sobre alguns colegas de profissão e o seu desempenho – nomeadamente de Kökcü, com quem partilhou balneário também nos neerlandeses do Feyenoord –, e as metas da equipa foram outro dos temas abordados, tal como a "boa relação" com o "excelente treinador" Roger Schmidt: "Estou sempre pronto!"
O NATAL
"Foi um bom Natal. Os meus pais estão em Lisboa, vieram para passar o Natal e celebrámos como costumamos fazer na Noruega. Não comemos bacalhau, mas como comemos na Noruega. Sim, claro que já experimentei o bacalhau tradicionalmente português. É um peixe muito bom, é da Noruega. É um bom prato."
COMO É FORA DO CAMPO?
"Acho que sou uma pessoa calma. Tento ser simpático com toda a gente e, sim, acho que sou uma pessoa confortável para estar perto, não ocupo muito espaço... Acho que é isto, sou assim."
VIVER EM LISBOA
"É muito bom, gosto muito de estar aqui. Acho que as pessoas são muito boas. Gosto do povo português, da sua maneira de ser e da cidade, que é muito bonita. O Clube também, que é obviamente onde passo a maior parte do meu tempo, nos jogos e com os adeptos... É fantástico!"
AZAR KARADAS, NORUEGUÊS EX-BENFICA
"Sim, conheço-o um pouco. Jogou aqui por uma época e depois esteve emprestado por duas épocas. Acho que também teve uma experiência muito boa aqui."
SCHJELDERUP
"O Andreas está no Nordsjaelland, por empréstimo, e acho que é bom para ele conseguir jogar mais. É muito novo, mas tem muita qualidade. Espero que regresse e mostre o que vale. Acredito e espero que venha a ser um jogador importante no futuro."
O IMPACTO RECENTE DOS NÓRDICOS
"Não sei quantos somos... Como referiu, o Azar Karadas [norueguês], depois fui eu e o Schjelderup. O Alex [Bah] e o Casper [Tengstedt] são dinamarqueses, mas penso que temos uma boa reputação. É claro que temos o Haaland e o Odegaard, que talvez ajudem os jogadores noruegueses a ganhar mais visibilidade e assim talvez as pessoas, os clubes e até as ligas procurem mais a Noruega. Acho que os jogadores são um pouco subvalorizados. Considero que seja uma liga decente, com muitos jogadores noruegueses de qualidade."
QUANDO SOUBE DO INTERESSE DO BENFICA...
"O meu agente telefonou-me, obviamente, para me dizer que o Benfica estava interessado. Era algo que poderia acontecer e que eu queria de imediato. Para mim, foi uma decisão fácil. A partir do momento em que soube, quis vir. Felizmente aconteceu e estou muito feliz por isso. Não me arrependo de ter vindo para cá. Para ser sincero, tem sido incrível desde o primeiro dia!"
RECONHECIMENTO
"Sim, sinto-o, é óbvio, tenho vindo a jogar cada vez mais. Nos primeiros meses comecei sobretudo a partir do banco. Fui conhecendo melhor a equipa, e depois comecei a jogar mais a partir do onze inicial. É claro que as pessoas em Portugal, neste momento, já me conhecem melhor. Joguei na Noruega durante muito tempo e depois apenas uma época nos Países Baixos, por isso, compreendo que os portugueses não me conhecessem."
O VALOR QUE O BENFICA PAGOU PELA TRANSFERÊNCIA
"Continuo a sentir o mesmo, foi muito dinheiro. Obviamente, nos dias de hoje... É muito dinheiro, mas é assim que funciona. Claro que é estranho toda esta quantia, mas é o que é. Na altura, senti que era estranho pagarem tanto por mim."
JOGAR EM VÁRIAS POSIÇÕES...
"Tento ver sempre o lado positivo. É claro que quero jogar e ajudar a equipa. Para ser sincero, não quero saber onde jogo, porque tento encontrar o prazer de jogar futebol onde quer que seja, no meio-campo, na ala ou na lateral direita. Tento desfrutar. Acho que esta mentalidade acaba por ser uma qualidade, mas claro que talvez fosse melhor jogar numa só posição. Até podia evoluir mais, mas não vejo as coisas dessa forma."
MAIS CONFORTÁVEL EM QUE POSIÇÃO?
"Tenho jogado sobretudo como 6 ou 8, mas aqui no Benfica acho que prefiro jogar a extremo-esquerdo como na época passada. Acho que fiz uma boa época, mas para ser sincero também gosto da lateral direita. Sinto-me cada vez mais confortável. Tento sempre desfrutar de todas as vezes em que jogo nessa posição e também gosto."
NUNCA SE CANSA?
"Acho que é um dos meus pontos fortes, correr muito, mas claro que também me canso. Agora que estou a jogar na posição de lateral-direito, acho que é um trunfo importante o facto de correr muito. Assim, faço parte do ataque e recupero para a defesa."
LIGA DOS CAMPEÕES: BALANÇO
"É claro que não estamos satisfeitos com o desempenho. Obviamente que se tratava de um grupo difícil, mas foi um pouco dececionante a forma como jogámos, especialmente contra a Real Sociedad, em ambos os jogos, e talvez a segunda parte contra o Inter, fora de casa... Penso que foi muito abaixo do nosso nível. Isso foi muito dececionante. Mas, no final, tivemos de aceitar e tentar tirar o melhor da situação. No último jogo tínhamos de vencer por dois golos, contra o Salzburgo, e felizmente conseguimos. Tentámos manter-nos unidos e obter o melhor da situação. Agora estamos na Liga Europa, também é uma boa competição, não é a Liga dos Campeões, mas temos de aceitar e dar o nosso melhor."
LIGA EUROPA
"Temos de dar um passo de cada vez. Na Liga Europa também existem equipas muito boas. É claro que é possível, mas o caminho é longo. Só temos de dar um passo de cada vez."
TOULOUSE: O PRÓXIMO ADVERSÁRIO EUROPEU
"É só em fevereiro e, para ser sincero, não sei muito sobre o Toulouse. Não costumo ver futebol francês, por isso... Como é óbvio, se passaram a fase de grupos, isso mostra que são uma boa equipa. Agora só restam boas equipas na Liga Europa. Temos sempre de respeitar o adversário. Vai ser um jogo difícil."
A PRESSÃO SOBRE A EQUIPA AUMENTOU?
"Na época passada estivemos num bom ritmo, praticamente durante quase toda a temporada. Jogámos um futebol fantástico... Fizemos uma época muito boa, e, claro, se não olharmos para a Liga dos Campeões, acho que estamos muito bem, até no Campeonato. Estamos apenas a um ponto do Sporting... Vai ser renhido entre as quatro equipas. Penso que ainda estamos numa boa posição. Faltam muitos jogos, mas estamos numa boa posição."
PRINCIPAL CANDIDATO AO TÍTULO
"É difícil dizer. O Sporting está a ir bem, o FC Porto e o SC Braga também. Acabámos de defrontar o SC Braga, fora de casa. Mostraram que também são uma equipa muito boa. Os nossos adversários são muito bons. Mas, claro, queremos a primeira posição."
OS RIVAIS INTERNOS
"O Sporting é o rival mais forte? É difícil dizer, mas penso que eles estão muito fortes. De certeza que vão estar na corrida pelo título no final da época. Temos de trabalhar arduamente, mantermo-nos unidos e tentar ganhar o máximo de jogos possível. No fim, veremos quem será o melhor. Gyökeres? Conhecia-o um pouco do passado porque temos alguns amigos em comum. Já o conhecia e sabia que era um bom jogador, que tinha tido um bom desempenho na seleção sueca e também no Coventry. Também esteve na Alemanha, no St. Pauli, e no Brighton, sabia que era um jogador muito bom, forte, possante… Portanto, sim, não foi uma surpresa. Tem estado bem, tenho de o dizer, é um grande jogador. FC Porto e SC Braga? Tento sobretudo concentrar-me em nós, obviamente, é o que podemos fazer. Focar-nos em nós… Em tentar melhorar todos os dias. O que os outros fazem não é nada connosco. Mas acho que, como é óbvio, são equipas fortes."
OS CLÁSSICOS
"Acho que são sempre especiais e intensos. Mas, sim, claro, estes são os jogos que realmente gostamos de jogar e com que sonhamos. São jogos memoráveis que, obviamente, queremos ganhar e recordar na nossa carreira."
PENSAMENTO SOBRE A ARBITRAGEM EM PORTUGAL
"Para ser sincero, não tenho grande opinião sobre os árbitros. É um trabalho difícil e penso que eles estão sempre a tentar fazer o melhor que podem, por isso, não tenho quaisquer opiniões sobre os árbitros."
KÖKCÜ TEM QUALIDADE PARA SER JOGADOR DE TOPO
"Acho que fez tudo bem [no Feyenoord]. Foi incrível de ver. Ganharam o Campeonato no ano passado, nos Países Baixos, então foi realmente um grande feito. Acho que ele se sente muito bem [no Benfica]. É preciso algum tempo de adaptação, creio que é assim para todos os jogadores. É um país novo, é a primeira vez que ele joga no estrangeiro… até para mim! A primeira vez que fui para o estrangeiro, para os Países Baixos, precisei de tempo para me adaptar. Mas é um jogador fantástico e penso que já o demonstrou. Ainda é jovem e penso que vamos ver mais e mais, vai crescer mais e mais a cada jogo. Acho que ele tem mais, pode mostrar mais. O seu potencial é realmente muito elevado. Já vimos muita coisa, mas penso que ele ainda pode crescer mais e mais nesta equipa. Tem qualidade para ser mesmo um jogador de topo."
IMPRESSIONADO COM RAFA
"Gosto mesmo muito do Rafa. Impressionou-me muito desde que cheguei e acho que é um jogador fantástico. Consegue fazer coisas fantásticas, causar danos às equipas com a sua velocidade, a sua finesse e a sua inteligência. Acho que é muito difícil para qualquer defesa… É um jogador fantástico!"
VITÓRIA QUE DEU MAIS PRAZER
"É uma pergunta difícil. Claro que os jogos contra o FC Porto e o Sporting, em casa, foram jogos especiais… E, como é óbvio, o facto de termos ganho ao Sporting, em casa e no último minuto, foi muito especial. Foi muito… Lembro-me desses jogos, mas no Campeonato todos os jogos contam. Nesses jogos, também só se conseguem três pontos. Portanto, temos de estar concentrados em todos os jogos."
GOLO MAIS MARCANTE
"De qual eu gostei mais? Talvez… Claro que o meu primeiro golo foi bonito, foi um cruzamento. Os meus três primeiros golos também foram… Na realidade, foram de cabeça. Mas, sim, talvez o meu primeiro golo pelo Benfica [frente ao Santa Clara, a 21 de janeiro de 2023]."
SEM REFERÊNCIAS NO FUTEBOL
"Acho que não tenho ninguém em específico. Não sigo um determinado jogador. Obviamente que tento ver muito futebol e aprender com os melhores, mas é isto."
A RELAÇÃO COM HAALAND
"É uma excelente pessoa! Joguei com ele no Molde FK e também na seleção. Tem sido fantástico acompanhar o seu percurso. Atualmente, está no topo e tem sido muito bom de ver. É uma grande pessoa, é fantástico, e também um jogador extraordinário. Está a ser muito bom acompanhar a sua carreira. Se pode tornar-se no melhor jogador do mundo? Sim, acho que sim. A sua maior qualidade é a vontade de querer sempre mais. Se marca um golo, quer marcar dois golos, se marca dois golos, quer marcar três. Penso que é uma característica fantástica e sinto que ele vai ser sempre assim. Neste momento está no topo e acredito que vai continuar lá."
ROGER SCHMIDT, UM "EXCELENTE TREINADOR"
"Tenho uma boa relação com ele… Desde o início, desde que cheguei. Acho que ele é uma boa pessoa. Mesmo quando me pede para jogar a lateral? Sim, para mim não é problema [risos]. Claro que falamos sobre isso e ele sabe, como costumo dizer, que estou sempre pronto. Se quiser utilizar-me como lateral-direito ou lateral-esquerdo, irei sempre fazê-lo. Acho que ele é um excelente treinador. Para mim e para os restantes jogadores, onde começámos na época passada… Tivemos um ano muito bom e penso que também estamos a ir bem nesta época. O grupo tem muita confiança no míster e nos treinadores, por isso, mantemo-nos unidos. E acredito que também vamos ter bons resultados nesta época."
MENSAGEM PARA OS BENFIQUISTAS
"Desejo a todos um feliz ano novo. Espero que todos se mantenham saudáveis (...), que vivam muitos momentos fantásticos connosco, que possamos ter muitos momentos de alegria, seja no nosso estádio ou nos jogos fora, e que depois tenhamos algo para celebrar."