Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Vindo de três vitórias consecutivas em três provas diferentes, o Benfica encerra o ano de 2023 com a receção ao Famalicão, da 15.ª jornada do Campeonato.
28 dezembro 2023, 11h39
Jogadores do Benfica fazem a vénia aos adeptos
Na sequência da vitória alcançada no Estádio Municipal de Braga, as águias, nos lugares de topo da Liga, aumentaram a série de invencibilidade no Campeonato para 13 jogos, enquanto o próximo adversário, 7.º classificado, chega à Catedral numa série de quatro partidas consecutivas sem vencer: três empates e uma derrota.
O histórico entre as duas equipas mostra um domínio acentuado do Benfica, que soma nove vitórias e um empate nos 10 jogos disputados enquanto anfitrião, para o Campeonato. Refira-se que, na presente temporada (2023/24), as formações já se enfrentaram no Estádio da Luz na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo as águias vencido por 2-0.
Os dados disponibilizados pela plataforma Wyscout mostram que a grande diferença entre as duas equipas está na produtividade ofensiva. Os encarnados chegam a esta partida com 25 golos marcados contra 13 do Famalicão, que contabiliza 165 remates efetuados comparativamente aos 244 do Glorioso. Ao nível dos disparos enquadrados, as águias totalizam 36,9% de acerto, enquanto o próximo adversário tem o pior registo das 18 equipas que disputam a Liga: 27,3%.
Autor do golo da vitória em Braga, Tengstedt igualou Musa com três remates certeiros na Liga Betclic, estando os dois avançados atrás de Rafa (quatro) e Di María (cinco) na lista de goleadores do Benfica na competição. Do lado do Famalicão, Jhonder Cádiz, com quatro golos, é o mais concretizador.
Os números também mostram que o Famalicão recorre bastante às faltas (segundo registo mais alto da competição, com 218 cometidas) para travar os adversários, enquanto os encarnados, donos da melhor defesa da Liga Betclic (10 golos sofridos), são a equipa menos faltosa em prova, com 152 infrações.
Habituada a mandar nos jogos, a equipa liderada tecnicamente por Roger Schmidt continua a ter a maior percentagem de posse de bola (60,1%) na Liga, enquanto os minhotos não conseguem chegar aos 50%: somam 47,7%. O Benfica também segue dominador nas percentagens de eficácia de passes (86,2%), passes em profundidade (42,2%), passes longos (60%) e passes para o terço final (77,8%).
Aursnes, Rafa e Neres são os jogadores do Benfica com mais assistências na competição: quatro. Com três passes para golo, Moura é o atleta do Famalicão que mais se destaca nesse parâmetro.
No duelo da 3.ª jornada do Grupo B da Taça da Liga, que se saldou num triunfo caseiro sobre o AVS (4-1), Roger Schmidt lançou Trubin, Aursnes, Tomás Araújo, António Silva, Morato, João Neves, Kökcü, Di María, João Mário, Rafa e Tengstedt. Refira-se que, após ter visto o 5.º cartão amarelo na Liga Betclic no triunfo em Braga (0-1), Otamendi tem de cumprir um jogo de castigo e é baixa confirmada para o desafio desta sexta-feira, 29 de dezembro.
Por seu lado, João Pedro Sousa apostou no seu habitual 4x2x3x1 formado por Luiz Júnior, Nathan, Mihaj, Justin, Moura, Topic, Zaydou Youssouf, Chiquinho, Gustavo Sá, Théo e Jhonder Cádiz, no empate caseiro (1-1) diante do Estoril.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024