Futebol

18 dezembro 2023, 10h30

Águia Vitória

Águia Vitória no Estádio da Luz

O Benfica está qualificado para o novo Mundial de Clubes FIFA, que será disputado entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos da América. A presença das águias na edição inaugural da prova foi confirmada no domingo, 17 de dezembro, no Conselho da FIFA, onde foram desvendados os critérios usados para definir os 32 participantes.

Com os campeões das competições mais relevantes de cada confederação diretamente apurados, o organismo que rege o futebol mundial estabeleceu um ranking de performance dos últimos quatro anos para entregar as restantes vagas: três pontos por vitória, um ponto por empate e três pontos por cada apuramento nas fases a eliminar dessas respetivas provas. No entanto, numa decisão tomada em exclusivo para a edição de 2025, os clubes europeus ficaram fora dessas contas.

Uma vez que já foram concluídas três épocas completas e uma fase de grupos da Liga dos Campeões e que a UEFA já dispõe de um sistema de cálculo de coeficientes de clubes, a FIFA optou por adaptar a pontuação àquela que é utilizada no ranking da UEFA: atribuição de 2 pontos por vitória, 1 ponto por empate, 4 pontos por qualificação para a fase de grupos, 5 pontos pela qualificação para os oitavos de final e 1 ponto por cada passagem às rondas seguintes da competição.

Benfica-Inter

Dentro desta contabilidade, o Benfica garantiu o apuramento antecipado para o Mundial de Clubes FIFA de 2025 com 52 pontos. Sete deles foram conquistados na edição de 2023/24, enquanto as caminhadas até aos quartos de final da liga milionária em 2022/23 e 2021/22 valeram 25 e 20 pontos, respetivamente.

O formato da prova será semelhante ao que foi utilizado nos Campeonatos do Mundo de seleções masculinas entre as edições de 1998 e 2022. Os 32 participantes serão distribuídos por oito grupos de quatro clubes, com os dois melhores classificados a garantirem o apuramento para os oitavos de final. A partir daí, as equipas enfrentam-se em jogo único até à final, sendo que não está prevista a realização de uma partida de atribuição de terceiro e quarto lugares.

Refira-se que a UEFA será representada por 12 clubes e a CONMEBOL (América do Sul) por seis, enquanto CAF (África), AFC (Ásia) e CONCACAF (América do Norte e Caraíbas) contarão com quatro cada uma. A OFC (Oceânia) levará um clube. A restante vaga será atribuída a uma equipa dos Estados Unidos da América, o país anfitrião.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas