Futebol

02 dezembro 2023, 10h39

Festejo de Tengstedt

Tengstedt festeja o seu golo no dérbi frente ao Sporting

Alcançada a liderança da Liga Betclic após a vitória sobre o Sporting (2-1), o Benfica enfrenta o Moreirense no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na 12.ª jornada da prova.

Este será o 33.º duelo entre as duas equipas para todas as competições, com o histórico de confrontos a mostrar uma superioridade das águias: 23 vitórias e sete empates. Em 17 jogos disputados no papel de visitante, o Benfica nunca perdeu.

À procura do sexto sucesso seguido fora de portas, os encarnados chegam ao duelo de Moreira de Cónegos com uma sequência invicta de 10 jogos (nove vitórias e um empate). Por seu lado, os minhotos são donos de uma das melhores séries vitoriosas em curso na Liga: três triunfos consecutivos. Tal desempenho permitiu-lhes subirem ao 5.º lugar em vésperas da receção ao líder da competição.

João Mário

Com 11 jornadas decorridas do Campeonato, o Benfica surge como líder no capítulo da posse de bola com 61,2% contra os 45% do Moreirense, cujo registo evidencia uma tendência para oferecer a iniciativa de jogo aos adversários.

Os encarnados também dominam as estatísticas de passe disponibilizadas pela plataforma Wyscout, liderando na percentagem de eficácia geral (86,7%), passes longos (60,9%), passes para o terço final (78,5%) e número de passes por minuto de posse (78,5%). Revelando uma considerável taxa de acerto, os minhotos também apresentam mais de 50% de eficácia nos parâmetros anteriores.

Rafa e Neres (baixa confirmada para o jogo de domingo, 3 de dezembro, por lesão) somam quatro assistências cada um, as mesmas que Alanzinho, do Moreirense.

Di María

Com 23 golos apontados contra 14 do próximo adversário, as águias têm em Di María o seu melhor marcador na Liga Betclic, com cinco remates certeiros, enquanto, do lado dos minhotos, André Luís é o artilheiro de serviço, com quatro.

Nas contas globais da competição, o Benfica soma 184 remates, com 36,4% deles a seguirem a direção da baliza adversária, enquanto o Moreirense fica-se pelos 123, com apenas 27,6% deles a atingirem o alvo, o 2.º pior registo do Campeonato.

A equipa comandada por Roger Schmidt é, também, a que regista mais toques na bola na área adversária (323) entre todas as equipas da Liga – os cónegos ficam-se pelos 148.

Morato

Frente a frente estarão a segunda e terceira melhores defesas da prova. Com apenas mais um golo sofrido (10) do que o Benfica (nove), o Moreirense assenta a sua solidez nas 517 interceções (2.º melhor registo da Liga) e nas 174 faltas cometidas, que a tornam a equipa mais faltosa entre as 18 participantes.

Já o conjunto encarnado é o que tem menos faltas cometidas (123), evidenciando superioridade sobre o próximo adversário relativamente aos duelos defensivos ganhos (62,3% contra 59,1%).

Rafa

No duelo (3-3) da passada quarta-feira, 29 de novembro, diante do Inter de Milão, para a Liga dos Campeões, Roger Schmidt lançou Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, Florentino, João Neves, Di María, João Mário, Rafa e Tengstedt no onze inicial.

Por seu lado, o Moreirense atuou num 4x2x3x1 formado por Kewin Silva, Fabiano, Maracás, Marcelo, Pedro Amador, Lawrence Ofori, Franco, Madson Monteiro, Alanzinho, Kodisang e André Luís, no triunfo na casa do Estrela da Amadora (0-1), na 11.ª jornada da Liga Betclic. Refira-se que Lawrence Ofori não poderá ser utilizado frente ao Benfica por ter visto o 5.º amarelo na supracitada partida.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas