Voleibol

29 novembro 2023, 11h08

Benfica-Piacenza

Marcel Matz

Benfica e Piacenza entram em campo no Pavilhão n.º 2 da Luz às 20h30 de quinta-feira, 30 de novembro, para a partida da 2.ª jornada do Grupo C da CEV Champions League. Marcel Matz e Hugo Gaspar lançaram o encontro.

Após uma 1.ª jornada em que os encarnados ficaram "satisfeitos com o desempenho", mas não com a "derrota", como explicou o treinador Marcel Matz, o Benfica tem agora novo desafio europeu pela frente.

Desta feita, a partida joga-se no Pavilhão n.º 2, com a receção à equipa italiana. Segundo o treinador, o jogo frente ao Piacenza será "muito difícil", embora o adversário não esteja "a passar um bom momento na liga italiana", fruto de "algumas derrotas".

"Ainda se estão a ajustar neste início de temporada, os jogadores destas equipas passam muito tempo nas seleções. Ainda não conseguiram atingir o seu nível no Campeonato", observou.

Benfica-Piacenza

Ouça Marcel Matz

Ora, tudo isto faz com que a mira da formação italiana esteja ainda mais focada na Champions. "Gera uma necessidade de vitória, virão com tudo para nos tentar ganhar. Não têm margem para teste, precisam de resultados. O que acaba por ser um desafio maior para nós", reconheceu o treinador dos tetracampeões portugueses.

Habituada a grandes feitos, a equipa orientada por Marcel Matz terá na partida com o Piacenza "um jogo bom de jogar". "Vai exigir muita capacidade técnica, física e mental dos jogadores. Será um grande jogo para quem vai assistir. É um dos grandes objetivos que temos", considerou.

São aqueles que vão assistir ao jogo no Pavilhão n.º 2 que podem ajudar a fazer a diferença dentro da quadra. O treinador encarnado acredita que jogar "diante dos adeptos" é, desde logo, "uma vantagem".

"Quando as coisas não correm tão bem, continuam a apoiar-nos, pois acreditam na equipa. A mensagem é para aproveitarem o jogo, pois será de um nível extremamente alto. Um dos objetivos da Liga dos Campeões é trazer equipas do primeiro escalão mundial para jogar aqui [na Luz]. Jogadores olímpicos, de grandes seleções. Quando o sorteio não é tão favorável por um lado [dificuldade desportiva], por outro é bom para dar oportunidade aos adeptos de conhecerem jogadores de nível mundial, que estão no auge", avaliou.

Marcel Matz deixou a sua visão sobre o que pode ser "a noite de quinta-feira": "É muito especial quando temos estes jogos da Liga dos Campeões. Para nós, que vamos jogar, que vamos ter de lutar e batalhar, a tentar vencer, para que a noite seja, realmente, incrível. Mas é também muito bom para os adeptos conhecerem jogadores de primeiro nível mundial."

Benfica-Piacenza

Também o capitão Hugo Gaspar falou sobre a excelência que este desafio poderá ter devido à qualidade de um adversário que caracterizou como "um digno representante do que é o voleibol internacional".

"Serão as grandes estrelas do mundo que estarão aqui no meio de nós. É o equivalente a jogar uma NBA do basquetebol ou uma Champions do futebol, a jogar frente a um Manchester City ou a um Barcelona. É o que nós vamos aqui fazer no próximo jogo da Liga dos Campeões. Apareçam para verem grandes estrelas do voleibol no nosso pavilhão", recomendou o internacional português.

Benfica-Piacenza

Ouça Hugo Gaspar

Sendo um jogo com toda esta envolvência, Hugo Gaspar diz que a equipa tem de se "divertir" e de fazer "um bom jogo" perante "uma das melhores do mundo".

Numa análise ao adversário que vem de Itália, o capitão do Benfica referenciou uma formação "de estrelas", em que "quase todos os jogadores são titulares das suas seleções". "São de alto nível, com elevadas capacidades físicas e técnicas", explicou.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / Benfica
Última atualização: 3 de abril de 2025

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas