Basquetebol Feminino

22 novembro 2023, 12h24

Benfica

Treino orientado por Eugénio Rodrigues

O Benfica defronta o Caledonia Gladiators, em partida da 5.ª jornada do Grupo G da EuroCup Women, agendada para quinta-feira, 23 de novembro, às 20h30. Eugénio Rodrigues e Catarina Frederico acreditam que é possível vencer. 

É frente a uma equipa "que tem muita qualidade" que o Benfica vai lutar pela primeira vitória no grupo G da EuroCup Women. É esta a convicção de Eugénio Rodrigues na hora de lançar o embate frente ao Caledonia Gladiators.

Em declarações à BTV, o técnico encarnado fez uma radiografia à formação escocesa: "É um plantel recheado de jogadoras de várias nacionalidades, um contingente com espanholas, ucranianas e americanas. É uma equipa com várias soluções, e, sobretudo, muito física, com muitos centímetros, e que nos coloca algumas dificuldades a esse nível."

Foi, principalmente, a parte "física" o fator que, segundo, Eugénio Rodrigues, acabou por fazer a diferença na partida da 1.ª volta.

Benfica

Ouça Eugénio Rodrigues

"Foi um jogo com dois momentos. Um primeiro em que os primeiros dois quartos foram muito nivelados, em que estávamos empatados ao intervalo. Depois, na segunda parte, no terceiro e quarto quartos, as jogadoras do Caledonia Gladiators foram muito fortes, e não tivemos a mesma capacidade da primeira parte para lidar com esse contacto, com essa capacidade física. É algo para o qual temos de ter muita atenção, estar bem mais preparados para esse impacto que vai ser, de certeza, uma das armas a ser utilizadas pelo adversário", detalhou.

Com as contas complicadas no grupo, até porque houve "uma equipa israelita a sair", o que faz com que "as contas sejam diferentes" das do "ano passado", assim como "do nível geral dos outros grupos", o técnico encarnado diz que "ainda estão em aberto".

Tendo em conta este cenário, Eugénio Rodrigues dá a receita para dar a volta à situação... sem pensar na mesma: "É preparar o jogo e focar nos meios que nos possam fazer vencer o Caledonia Gladiators. Nesta altura o resultado é o menos importante. Se pensarmos no resultado, naquilo que pode dar uma vitória ou uma derrota, vai nos tirar do foco", explicou.

Benfica

Por seu turno, Catarina Frederico falou numa equipa do Caledonia Gladiators "muito dura" e "com boa percentagem", mas acredita que as águias podem alcançar o triunfo: "Vamos ter de estar muito concentradas e dispostas a ganhar."

A extremo levantou um pouco o véu daquilo que o Benfica está a fazer para levar de vencida a formação escocesa: "Estamos a limar arestas ofensivas e defensivas individuais e a trabalhar a equipa."

Benfica

Ouça Catarina Frederico

Catarina Frederico garantiu que as águias vão "fazer por" vencer este desafio europeu, e que tal seria importante para "levantar o moral". "Queremos voltar a dar alegrias aos adeptos e à equipa, pois, uma vitória melhora muito o ânimo. Vai ser um jogo duro, mas acreditamos que podemos ganhar", afirmou.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol