Clube

20 novembro 2023, 21h15

Roger Schmidt e Rui Costa estiveram presentes na Gala Quinas de Ouro

Rui Costa recebe prémio das mãos de Humberto Coelho

Roger Schmidt com o prémio do futebol masculino

Presidente Rui Costa

O Sport Lisboa e Benfica foi premiado ao nível do futebol masculino e feminino, do futsal feminino e da formação, na Gala Quinas de Ouro 2023, que decorreu nesta segunda-feira, 20 de novembro, no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa.

Durante o evento organizado em conjunto pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e Associação Nacional de Treinadores de Futebol, o Benfica começou por ser distinguido pelas conquistas do 38.º título no masculino e do tricampeonato no feminino, na temporada 2022/23. Presente no evento, o Presidente Rui Costa subiu ao palco acompanhado de Pauleta e Carole Costa, capitãs das Inspiradoras, para receberem os galardões.

Benfica

"Para nós, é um enorme orgulho estarmos neste palco e recebermos os dois troféus, o masculino e o feminino. Estes títulos são fruto de um extraordinário trabalho"

Rui Costa, Presidente do SL Benfica

"Para nós, é um enorme orgulho estarmos neste palco e recebermos os dois troféus, o masculino e o feminino. Estes títulos são fruto de um extraordinário trabalho quer de um lado, quer do outro. No masculino, estou eu a receber o prémio, mas este troféu é muito de Roger Schmidt, de todos os jogadores e de todos os adeptos, que são e serão sempre a grande força do Clube. Em relação, ao feminino, pouco há a dizer. Para nós, tem sido um grande orgulho fazer parte do desporto feminino, e a nossa equipa tem sido um grande exemplo de sucesso. Vamos trabalhar para voltar cá todos os anos", afirmou o Presidente do Benfica, no seu discurso.

Benfica

"Para nós, é um orgulho representar o Benfica. É preciso muita coragem para apostar na mulher no Desporto, e, no Benfica, há essa coragem. Os resultados estão aí e queremos fazer ainda melhor"

Pauleta, capitã da equipa feminina de futebol

Por seu lado, Pauleta agradeceu a aposta da Direção do Clube no futebol feminino: "Para nós, é um orgulho representar o Benfica. Conseguimos conquistar o tricampeonato e temos de agradecer à Direção pela aposta no futebol feminino. É preciso muita coragem para apostar na mulher no Desporto, e, no Benfica, há essa coragem. Os resultados estão aí e queremos fazer ainda melhor."

Ainda na vertente do futebol feminino, as benfiquistas Rute Costa, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Ana Seiça, Catarina Amado, Lúcia Alves, Andreia Norton, Francisca Nazareth e Jéssica Silva também foram celebradas pela histórica participação no Mundial 2023 ao serviço da Seleção Nacional feminina de futebol.

Benfica

O Glorioso também foi distinguido com o prémio Excelência na Formação, em conjunto com outros nove clubes. O galardão foi recebido por Pedro Mil-Homens, diretor-geral da formação do Benfica.

Produtos do Benfica Campus, Bernardo Silva e Rúben Dias foram distinguidos pela vitória do Manchester City na Liga dos Campeões. Já João Neves, outra cria do Seixal, foi homenageado pela primeira internacionalização pela Seleção Nacional A, somada na vitória (0-5) diante da Bósnia e Herzegovina, a 16 de outubro de 2023.

Carlos Monteiro, Edmilson Sá (ambos do futsal masculino), Inês Matos (futsal feminino) e Ana Seiça (futebol feminino) também receberam um galardão por se terem estreado nas respetivas seleções, no presente ano civil.

Benfica

"Estou duplamente orgulhoso e honrado. A minha grande homenagem às jogadoras, à equipa técnica, à Direção e a todos os Benfiquistas, que nos fazem sentir em casa em qualquer pavilhão"

Alex Pinto, treinador da equipa feminina de futsal

Treinador da equipa que se sagrou hexacampeã nacional em 2022/23, Alex Pinto elogiou a fome de vencer da equipa feminina de futsal do Benfica: "Estou duplamente orgulhoso e honrado. Orgulhoso por receber esse troféu, mas sobretudo honrado por representar uma equipa que é hexacampeã e que me ensina todos os dias que a ambição não tem limites. A minha grande homenagem às jogadoras, à equipa técnica, à Direção e a todos os Benfiquistas, que nos fazem sentir em casa em qualquer pavilhão."

No evento, também houve espaço para a homenagem ao título inédito do Campeonato da Europa Sub-19 de futsal, para o qual contribuíram os benfiquistas Lúcio Rocha (capitão, melhor marcador e melhor jogador da competição), Pedro Marques, Diogo Carrera, Afonso Serra e Tomás Colaço.

Lúcio Rocha

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: FPF e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 20 de janeiro de 2025

Relacionadas