Futebol feminino

10 novembro 2023, 14h32

Laís Araújo e Filipa Patão

Laís Araújo e Filipa Patão

A equipa feminina de futebol do Benfica enfrenta o Damaiense a partir das 15h00 deste sábado, 11 de novembro, na 6.ª jornada da Liga BPI. Na antevisão da partida agendada para o Benfica Campus (Campo n.º 1), Filipa Patão e Laís Araújo asseguraram que as Inspiradoras não vão facilitar a pensar na estreia na fase de grupos da Champions 2023/24, marcada para terça-feira, 14 de novembro, diante do Barcelona.

Reconhecendo que a recente mudança de treinador não vai fragilizar um Damaiense habituado a criar problemas a todos os adversários, a treinadora do Benfica reforçou a importância dos três pontos em vésperas de duelos com Braga e Sporting, na Liga BPI.

"A nossa abordagem não será diferente porque queremos descansar ou porque temos um jogo a meio da semana. Temos de encarar este jogo com a máxima seriedade. É uma jornada da Liga BPI e é importante ganhar, até porque antecede jogos com Braga e Sporting. Queremos fazer um jogo bem conseguido durante os 90 minutos e aliar bom futebol a uma exibição consistente. Se isso puder traduzir-se em muitos golos, melhor. É o que temos procurado sempre", afirmou, em conferência de Imprensa no Benfica Campus.

Filipa Patão

Ouça Filipa Patão

À espera de novo embate frente a um adversário com bloco baixo e à procura de ferir o Benfica nas transições, Filipa Patão elogiou a tranquilidade que a equipa tem demonstrado quando os golos demoram a aparecer.

"Tentamos resolver todos os jogos cedo e ter uma abordagem incisiva em cima do adversário, visando condicioná-lo o mais possível. É também a nossa ideia de jogo e a nossa forma de estar no futebol: tentar ao máximo ter a bola e, quando a temos, tentar ferir o adversário. Se o golo não aparecer, e é algo que temos trabalhado, elas têm de ter paciência e cingirem-se ao modelo, princípios e dinâmicas de jogo. A ansiedade não pode aparecer porque o golo não entra, e, nesta temporada, elas têm crescido muito nesse aspeto. Independentemente de demorar 10 ou 20 minutos, elas mantêm sempre a ideia de jogo", analisou.

Por fim, a treinadora das águias prometeu que a equipa tudo fará para deixar os Benfiquistas entusiasmados: "Eu espero e desejo que os adeptos possam comparecer mais uma vez. Eles dão-nos uma força acrescida. Nós sabemos que jogamos para eles. Se não conseguirmos colocar uma bancada eufórica, algo não está bem, porque queremos transmitir paixão e oferecer jogos que mexam com os adeptos."

Laís Araújo

Ouça Laís Araújo

Presente na conferência de Imprensa, Laís Araújo classificou o regresso das Inspiradoras ao Benfica Campus como uma nova oportunidade de "mostrar a força da equipa".

"Sabemos que o Damaiense é uma equipa muito organizada, com as suas fragilidades e forças, mas estamos focadas em ganhar. Para representar o Benfica temos de querer vencer todos os jogos, e esperamos que os nossos adeptos possam dar-nos força", sublinhou a média brasileira.

Reforçando a ambição do Benfica em conquistar todos os troféus a nível interno, a jogadora brasileira, contratada neste verão ao Famalicão, também comentou a sua plena adaptação à nova realidade.

"A adaptação tem sido natural. Preparei-me bastante para chegar aqui no meu melhor e estou feliz por ajudar a equipa. Esforço-me muito para estar no onze inicial e estar sempre disponível para a treinadora. Sou ambiciosa e tenho uma mentalidade forte e vencedora, por isso acho que encaixo no ADN do Benfica", concluiu.

CONVOCADAS

Ana Seiça, Andrea Falcón, Andreia Faria, Anna Gasper, Andreia Norton, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Francisca Nazareth, Jéssica Silva, Laís Araújo, Lara Martins, Lenna Pauels, Letícia Almeida, Lúcia Alves, Marie Alidou, Marta Cintra, Nycole Raysla, Paige Almendariz, Rute Costa e Sílvia Rebelo.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas