Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
João Mário anteviu a deslocação do Benfica ao reduto da Real Sociedad, para as contas da 4.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. "Será importante defender muito bem e atacar ainda melhor", vincou.
07 novembro 2023, 20h42
João Mário
Primeiro em exclusivo à BTV, depois em conferência de Imprensa, João Mário foi a voz do coletivo na antevisão ao desafio perante a Real Sociedad, em Espanha. O médio das águias revelou que a análise ao desafio perante este mesmo adversário na Luz, bem como às outras partidas da Champions 2023/24, está feita e que a lição está estudada para o duelo da 4.ª ronda do Grupo D da competição.
João Mário abordou várias temáticas, entre elas a pressão e a responsabilidade de envergar a camisola do Clube, a mudança de sistema [linha de três centrais], a proximidade do dérbi da Liga Betclic e ainda o otimismo e a confiança partilhada por todos.
Jogo a jogo, o foco é total na conquista dos três pontos em San Sebastián, pois só uma vitória nesta final permitirá ao Benfica continuar a sonhar e a acreditar na continuidade na prova.
Que lições tirou o Benfica do jogo realizado no Estádio da Luz para poder aplicar no de amanhã [quarta-feira]?
Vimos uma equipa muito bem treinada, com uma ideia de jogo muito clara. Eles fizeram um excelente jogo, mas nós fomos muito permissivos e sentimos dificuldades. Já analisámos, temos uma estratégia diferente e o que queremos é impor o nosso jogo. Somos uma equipa muito ofensiva, que tenta condicionar sempre os adversários e esperamos conseguir fazê-lo. Será importante defender muito bem e atacar ainda melhor para podermos ganhar o jogo. Vamos enfrentar um grande adversário, mas temos qualidade para fazer muito mais, e tenho a certeza de que a equipa está muito mais estável neste momento e tudo fará para ganhar o jogo. É a única maneira como sabemos jogar! Jogamos sempre de forma ofensiva, a tentar condicionar o adversário, e é isso que tentaremos fazer.
Nos últimos jogos, João Mário tem ganhado protagonismo, tem marcado golos... O que está a mudar?
Tento sempre ver as coisas e o jogo de forma coletiva, sempre que estou dentro de campo procuro ajudar ao máximo. Tento sempre impor as minhas características e qualidades em prol da equipa. Todos temos muita margem para melhorar e sabemos claramente quais são os nossos objetivos. Tudo começa amanhã [quarta-feira], temos uma final. Se ganharmos, podemos continuar a alimentar o sonho da Liga dos Campeões e é aí que está o foco. Sobre o passado não podemos fazer absolutamente nada.
"Vamos enfrentar um grande adversário, mas temos qualidade para fazer muito mais. Será importante defender muito bem e atacar ainda melhor para podermos ganhar o jogo"
João Mário
Disse que a equipa está confiante. Quão otimistas e confiantes devem estar os adeptos?
No mesmo nível que nós, espero. Sabemos que o adversário é muito bom, provou-o na nossa casa, mas nós também já provámos todos que, seja na Liga portuguesa, seja na Champions, temos equipa para fazer um jogo diferente, para ganhar a este adversário, portanto, espero que estejam tão confiantes como nós, porque nós acreditamos mesmo.
Esta é uma semana difícil para o Benfica, com dois jogos muito importantes: com a Real Sociedad, para a Champions; com o Sporting, para a Liga. Há o risco de se priorizar um dos jogos?
Impossível, principalmente perante o que aconteceu nos últimos três jogos da Liga dos Campeões, com três resultados menos positivos, logo, o foco tem de estar neste jogo. A dificuldade do desafio assim o exige, é um jogo de cada vez, e o nosso pensamento está no de amanhã [quarta-feira]. Sabemos que é uma semana especial, para os adeptos também, mas seria de loucos não pensar primeiro neste jogo, face ao que aconteceu no encontro na Luz, e ao respeito que este adversário merece.
Este grupo lida melhor com muita pressão ou com um bocadinho menos de pressão?
Desde que cheguei ao Benfica que a pressão é gigante, e isso é notório. Muitas vezes aquilo que se vive fora do Clube não é a realidade do balneário. Nós sabemos a responsabilidade que temos, e nesta semana a pressão é igual a todas as outras. Entramos em todos os jogos para ganhar, e, mesmo no ano passado, ganhámos muitas vezes e as pessoas não estavam satisfeitas porque querem sempre mais. A pressão gigante faz parte do Clube, tem de se ter responsabilidade e assumi-la e, se se quer jogar no Benfica, tem de se saber lidar com isso. Como grupo, lidamos muito bem! Já passámos por vários momentos, especialmente neste ano, que não foram tão bons, e toda a gente sabe que tem de dar uma resposta, porque este clube assim o exige.
"Tudo começa amanhã [quarta-feira], temos uma final. Se ganharmos, podemos continuar a alimentar o sonho da Liga dos Campeões e é aí que está o foco"
A equipa sente-se confortável com esta mudança de jogar com uma linha de três centrais? Sente-se mais seguro assim?
A equipa reagiu muito bem à mudança de sistema. Acima de tudo, era importante não voltar a sofrer golos, porque dessa forma estamos mais perto de ganharmos. Agora, independentemente de jogar com três, quatro ou cinco defesas, a ideia é a mesma, condicionar o jogo do adversário, sermos pressionantes e jogarmos sempre o mais alto possível. Mudou um pouco a dinâmica, sim, mas a ideia continua a ser a mesma e as coisas têm corrido bem. Esperamos que, se jogarmos assim amanhã [quarta-feira], o possamos fazer de forma segura e madura, porque o jogo será exigente. É um jogo de Champions e temos de ir com tudo, porque, honestamente, só os três pontos nos interessam.
Acredita que ainda é possível passar à próxima fase da Champions?
Enquanto for possível, vamos sonhar e acreditar, mas passa muito pelo jogo de amanhã [quarta-feira]. Com uma vitória tudo pode acontecer, portanto, o nosso foco total está neste desafio. Esperamos fazer um grande jogo e um grande resultado.
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024