Futebol

07 novembro 2023, 20h42

João Mário

João Mário

ANTEVISÃO

Benfica e Real Sociedad medem forças a partir das 17h45 desta quarta-feira, 8 de novembro, em desafio da 4.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. Face ao contexto, como explicou João Mário na antevisão, no Reale Arena terá de entrar um coletivo personalizado, maduro, firme nos objetivos e com foco total no triunfo.

Primeiro em exclusivo à BTV, depois em conferência de Imprensa, João Mário foi a voz do coletivo na antevisão ao desafio perante a Real Sociedad, em Espanha. O médio das águias revelou que a análise ao desafio perante este mesmo adversário na Luz, bem como às outras partidas da Champions 2023/24, está feita e que a lição está estudada para o duelo da 4.ª ronda do Grupo D da competição.

João Mário abordou várias temáticas, entre elas a pressão e a responsabilidade de envergar a camisola do Clube, a mudança de sistema [linha de três centrais], a proximidade do dérbi da Liga Betclic e ainda o otimismo e a confiança partilhada por todos.

Jogo a jogo, o foco é total na conquista dos três pontos em San Sebastián, pois só uma vitória nesta final permitirá ao Benfica continuar a sonhar e a acreditar na continuidade na prova.

Roger Schmidt e João Mário

Que lições tirou o Benfica do jogo realizado no Estádio da Luz para poder aplicar no de amanhã [quarta-feira]?

Vimos uma equipa muito bem treinada, com uma ideia de jogo muito clara. Eles fizeram um excelente jogo, mas nós fomos muito permissivos e sentimos dificuldades. Já analisámos, temos uma estratégia diferente e o que queremos é impor o nosso jogo. Somos uma equipa muito ofensiva, que tenta condicionar sempre os adversários e esperamos conseguir fazê-lo. Será importante defender muito bem e atacar ainda melhor para podermos ganhar o jogo. Vamos enfrentar um grande adversário, mas temos qualidade para fazer muito mais, e tenho a certeza de que a equipa está muito mais estável neste momento e tudo fará para ganhar o jogo. É a única maneira como sabemos jogar! Jogamos sempre de forma ofensiva, a tentar condicionar o adversário, e é isso que tentaremos fazer.

Nos últimos jogos, João Mário tem ganhado protagonismo, tem marcado golos... O que está a mudar?

Tento sempre ver as coisas e o jogo de forma coletiva, sempre que estou dentro de campo procuro ajudar ao máximo. Tento sempre impor as minhas características e qualidades em prol da equipa. Todos temos muita margem para melhorar e sabemos claramente quais são os nossos objetivos. Tudo começa amanhã [quarta-feira], temos uma final. Se ganharmos, podemos continuar a alimentar o sonho da Liga dos Campeões e é aí que está o foco. Sobre o passado não podemos fazer absolutamente nada.

Benfica

"Vamos enfrentar um grande adversário, mas temos qualidade para fazer muito mais. Será importante defender muito bem e atacar ainda melhor para podermos ganhar o jogo"

João Mário

Disse que a equipa está confiante. Quão otimistas e confiantes devem estar os adeptos?

No mesmo nível que nós, espero. Sabemos que o adversário é muito bom, provou-o na nossa casa, mas nós também já provámos todos que, seja na Liga portuguesa, seja na Champions, temos equipa para fazer um jogo diferente, para ganhar a este adversário, portanto, espero que estejam tão confiantes como nós, porque nós acreditamos mesmo.

Esta é uma semana difícil para o Benfica, com dois jogos muito importantes: com a Real Sociedad, para a Champions; com o Sporting, para a Liga. Há o risco de se priorizar um dos jogos?

Impossível, principalmente perante o que aconteceu nos últimos três jogos da Liga dos Campeões, com três resultados menos positivos, logo, o foco tem de estar neste jogo. A dificuldade do desafio assim o exige, é um jogo de cada vez, e o nosso pensamento está no de amanhã [quarta-feira]. Sabemos que é uma semana especial, para os adeptos também, mas seria de loucos não pensar primeiro neste jogo, face ao que aconteceu no encontro na Luz, e ao respeito que este adversário merece.

Este grupo lida melhor com muita pressão ou com um bocadinho menos de pressão?

Desde que cheguei ao Benfica que a pressão é gigante, e isso é notório. Muitas vezes aquilo que se vive fora do Clube não é a realidade do balneário. Nós sabemos a responsabilidade que temos, e nesta semana a pressão é igual a todas as outras. Entramos em todos os jogos para ganhar, e, mesmo no ano passado, ganhámos muitas vezes e as pessoas não estavam satisfeitas porque querem sempre mais. A pressão gigante faz parte do Clube, tem de se ter responsabilidade e assumi-la e, se se quer jogar no Benfica, tem de se saber lidar com isso. Como grupo, lidamos muito bem! Já passámos por vários momentos, especialmente neste ano, que não foram tão bons, e toda a gente sabe que tem de dar uma resposta, porque este clube assim o exige.

João Mário

"Tudo começa amanhã [quarta-feira], temos uma final. Se ganharmos, podemos continuar a alimentar o sonho da Liga dos Campeões e é aí que está o foco"

A equipa sente-se confortável com esta mudança de jogar com uma linha de três centrais? Sente-se mais seguro assim?

A equipa reagiu muito bem à mudança de sistema. Acima de tudo, era importante não voltar a sofrer golos, porque dessa forma estamos mais perto de ganharmos. Agora, independentemente de jogar com três, quatro ou cinco defesas, a ideia é a mesma, condicionar o jogo do adversário, sermos pressionantes e jogarmos sempre o mais alto possível. Mudou um pouco a dinâmica, sim, mas a ideia continua a ser a mesma e as coisas têm corrido bem. Esperamos que, se jogarmos assim amanhã [quarta-feira], o possamos fazer de forma segura e madura, porque o jogo será exigente. É um jogo de Champions e temos de ir com tudo, porque, honestamente, só os três pontos nos interessam.

Acredita que ainda é possível passar à próxima fase da Champions?

Enquanto for possível, vamos sonhar e acreditar, mas passa muito pelo jogo de amanhã [quarta-feira]. Com uma vitória tudo pode acontecer, portanto, o nosso foco total está neste desafio. Esperamos fazer um grande jogo e um grande resultado.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas