Clube

05 novembro 2023, 10h00

Luisão

Luisão

LUISÃO

Os sócios do Sport Lisboa e Benfica fizeram a seleção dos 20 jogadores do Clube que se destacaram no decurso dos 20 anos, celebrados a 25 de outubro, da nova Catedral. Luisão foi um dos escolhidos para o Mural dos Campeões no Estádio da Luz.

O antigo defesa-central e capitão abriu o seu coração e recordou os grandes momentos vividos de águia ao peito no recinto emblemático. As memórias estão carregadas de saudade e a gratidão aos adeptos é indelével.

PRIMEIRO DIA

"Infelizmente não tive oportunidade de jogar no primeiro jogo, aquele golo do Nuno Gomes... Fiquei no banco, pois estava com um problema muscular. Mas esse foi o meu primeiro impacto no Estádio da Luz, em termos de jogo. Achei incrível, incrível!"

MELHOR MOMENTO

"O golo contra o Sporting [a 14 de maio de 2005]. Depois de muitos anos sem conquistar o Campeonato português, aquele lance foi decisivo. Foi o mais marcante, foi o primeiro."

Luisão

SAUDADES

"Tenho saudades de tudo. Trabalhamos muito para, quando chegamos ao palco, que é o Estádio da Luz, mostrarmos aquilo que somos capazes. Nem sempre estamos bem, podemos ter algum problema familiar, estar um pouco tristes, ou a semana não ter corrido bem. Ali dentro [no relvado] tudo muda. Quando penso no Estádio da Luz, vêm logo boas lembranças."

UMA HISTÓRIA

"Há um jogo em que o Talisca entrou aos 85 minutos após um pontapé de canto. E, no contra-ataque, atravessei o campo a correr para trás para não sofrermos golos, passei por ele, reclamei e ele abriu os braços para mim no campo. Depois corri para o túnel para o 'pegar'. A sorte dele é que foi para o teste antidoping. São coisas que os adeptos não se apercebem. O jogo é muito quente, há muitas histórias. Mesmo com o Jonas, antes de irmos para o Brasil, num jogo em que estávamos a ganhar 3-0... Ele perdeu a bola, eu ralhei com ele e fomos daqui até ao aeroporto sem falarmos. Só fizemos as pazes antes de entrar no avião. E nós somos mesmo amigos. São essas as histórias que acontecem ali dentro, ninguém se apercebe, e ficam no mundo do futebol."

Luisão

MURAL DOS CAMPEÕES

"Significa muito, muito, muito! Não esperava, fui surpreendido quando me disseram. Além de fazer parte de um clube gigantesco, respeitado em todo o mundo, onde grandes craques e grandes pessoas vestiram a camisola... Mesmo nesses 20 anos da Catedral, com jogadores espetaculares, até com mais qualidade do que eu, ser escolhido pelos adeptos após ter deixado de jogar há cinco anos, é mais um presente que o Benfica me dá, dos muitos que já me deu. Mostra que plantei algo no coração dos adeptos, que se lembram até hoje."

RECORDAÇÃO

"[Golo marcado ao Sporting em 14 de maio de 2005] Sensação boa. Por incrível que pareça, quando saio à rua, antes do 'bom dia', 'boa tarde' ou a pergunta se sou o Luisão, falam desse lance. E a pergunta é sempre a mesma. Já passou tanto tempo. Imaginava que já não conseguia chegar à bola, sinceramente, mas são coisas que acontecem ali dentro."

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas