Futebol Formação

04 novembro 2023, 21h07

Festejos do 1-0

Zan Jevsenak festeja o único golo da partida

RESUMO DO JOGO

O Benfica B venceu neste sábado, 4 de novembro, o Penafiel, por 1-0, na 9.ª jornada da Liga 2. Com uma exibição madura e consistente, a equipa comandada por Nélson Veríssimo mereceu os aplausos dos adeptos que acorreram ao Benfica Campus.

Na sequência de uma primeira parte equilibrada e sem grandes oportunidades de golo, as emoções fortes andaram à solta nos segundos 45 minutos.

Aos 58', Gabriel Barbosa viu o segundo cartão amarelo e foi expulso, após uma entrada dura sobre Nuno Félix. A ausência do possante avançado do Penafiel soltou as jovens águias, que começaram a aproximar-se com maior perigo da área adversária.

Cauê Santos

Lançado ao intervalo, João Rego deixou o primeiro aviso com um remate à barra, aos 63', e, na sequência da jogada, João Silva fez falta para penálti ao cortar a bola com o braço, no interior da área duriense. Chamado a converter o castigo máximo, Zan Jevsenak atirou forte e colocado para fazer o 1-0, aos 65', e dedicou o golo ao colega Filipe Cruz, que se lesionou com gravidade no último jogo, diante do Santa Clara, e vai enfrentar uma longa paragem.

Face ao jogo direto do Penafiel, o Benfica B baixou as linhas e tentou fazer a diferença no contra-ataque. Aos 87' e aos 90'+5', Gilson Benchimol conseguiu colocar a bola no interior da baliza do Penafiel, mas ambos os lances foram invalidados por posição irregular do avançado cabo-verdiano. Até ao final, o marcador não mexeu: 1-0 para os encarnados.

O Benfica B volta a entrar em campo no próximo domingo, 12 de novembro, frente ao Académico de Viseu, na 10.ª jornada da Liga 2. O duelo, marcado para o Estádio do Fontelo, terá início às 18h00.

Nélson Veríssimo

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Em primeiro lugar, deixo um abraço para o Filipe Cruz, que teve uma lesão gravíssima e terá todo o nosso apoio no longo caminho que tem pela frente. Este foi um jogo difícil, pois o Penafiel jogou em bloco baixo, com uma linha de cinco defesas, e sempre a procurar um erro nosso para sair em transição. Na primeira parte, controlámos o jogo, mas tivemos dificuldades em encontrar espaços no último terço. Ao intervalo, fizemos algumas alterações posicionais e começámos a encontrar mais espaços. A expulsão [Gabriel Barbosa] surgiu quando estávamos a crescer. Tenho de dar os parabéns aos jogadores pelo jogo que fizeram e por darem continuidade ao que tínhamos feito frente ao Santa Clara. Sentimos que a equipa está a crescer."

Zan Jevsenak

Zan Jevsenak (médio do Benfica B e Homem do Jogo): "Foi um jogo com poucas oportunidades, mas, felizmente, marcámos um golo que nos valeu a vitória. Fomos muito consistentes, à semelhança do que já tinha acontecido frente ao Santa Clara, e conquistámos uma vitória importante em casa. Tivemos imensos adeptos a apoiar-nos e estamos muito felizes."

Pedro Santos com a bola

Pedro Santos (avançado do Benfica B): "O jogo foi muito equilibrado. Na primeira parte, assumimos o controlo do encontro, mas não conseguimos criar oportunidades. Na segunda parte, a expulsão ajudou-nos a dominar o adversário e fizemos o golo. No final da partida, soubemos sofrer, fomos adultos e conquistámos os três pontos."

Jogadores homenagearam Filipe Cruz

Benfica-Penafiel
1-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
Leo Kokubo, João Tomé, Gustavo Marques, Adrian Bajrami, Rafael Rodrigues, Zan Jevsenak, Nuno Félix, Pedro Santos (Francisco Domingues, 88'), Gerson Sousa (Gilson Benchimol, 73'), Henrique Pereira (João Rego, 46') e Cauê Santos (Diogo Prioste, 73')
Suplentes
Ricardo Ribeiro, Lenny Lacroix, Francisco Domingues (88'), António Muanza, Rafael Luís, Diogo Prioste (73'), Hugo Félix, João Rego (46') e Gilson Benchimol (73')
Onze do Penafiel
Pedro Silva, João Miguel, Rúben (Reko, 67'), Leandro, Maga (Hugo Firmino, 77'), Edu Pinheiro (Vieira, 90'+2'), Filipe Cardoso (Chico, 77'), João Silva, Robinho, André Silva (Adílio Santos, 67') e Gabriel Barbosa
Suplentes
Filipe Ferreira, Hugo Firmino (77'), Reko (67'), Adílio Santos (67'), Chico (77'), Batista, Diogo Brito, Rúben Freitas e Vieira (90'+2')
Ao intervalo 0-0
Golo
 Benfica: Zan Jevsenak (65' gp)
Boletim médico do Benfica B
Pedro Souza (lesão muscular do adutor da coxa direita), Filipe Cruz (entorse do joelho esquerdo com lesão menisco-ligamentar) e Joshua Wynder (síndrome pubálgico)

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação