Basquetebol

01 novembro 2023, 21h35

Benfica-PAOK

Terrell Carter prepara-se para afundar

RESUMO DO JOGO

Liga dos Campeões
2.ª jornada
Grupo G
RESULTADO FINAL
Benfica 94
PAOK Mateco 72
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
17-15 40-41 68-60 94-72

Apurado pelo segundo ano consecutivo para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica estreou-se na presente edição da prova com uma exibição fantástica frente ao PAOK Mateco, formação grega, derrotada por 94-72.

Com o duelo ante o Hapoel Bank Yahav Jerusalém, da jornada inaugural, adiado devido aos conflitos entre Israel e Hamas, os encarnados só arrancaram na Champions nesta quarta-feira, 1 de novembro.

No Pavilhão Fidelidade, em jogo da 2.ª ronda do Grupo G, o bicampeão nacional teve um arranque sensacional. Com um triplo de Toney Douglas, seguido de roubo de bola do norte-americano e assistência para Trey Drechsel, o Benfica fez um parcial de 7-0!

Benfica-PAOK

Atordoados pela entrada em jogo dos encarnados, os gregos acusaram nervosismo. Exemplo disso foram as três faltas averbadas a Andrew Harrison, em menos de três minutos. Com uma das figuras da equipa condicionada desde cedo, e a intensidade defensiva dos homens orientados por Norberto Alves, os visitantes continuaram intranquilos e a acumularam faltas técnicas.

Um triplo de Ivan Almeida colocou as águias com oito pontos de avanço (15-7), a 2m27s do fim do 1.º quarto. No entanto, a valia dos gregos, que venceram o Galatasaray na 1.ª ronda, fez-se sentir com a aproximação no marcador (17-15, no final do 1.º quarto).

No arranque do 2.º parcial, o conjunto helénico converteu um triplo e saltou para a frente (17-18). Com reajustes defensivos, os encarnados voltaram a assentar.

Benfica-PAOK

Inspirado, Terrell Carter, eficiente no jogo interior, marcou seis pontos consecutivos, o que empolgou o público na Luz, incansável no apoio ao Benfica.

Porém, algumas precipitações, aliadas à eficácia do PAOK Mateco (56% nos lançamentos de campo), ditaram a diferença ao intervalo (40-41).

O recomeço do jogo foi uma réplica do início do embate. Com um sensacional afundanço, Ivan Almeida selou o parcial de 7-0. O treinador do PAOK Mateco solicitou timeout, mas, imparável, Terrell Carter impôs-se sobre a defesa contrária e fez mais quatro pontos, garantindo um parcial de 11-0.

Benfica-PAOK

Com o tiro exterior a funcionar e uma defesa férrea, o Benfica manteve uma preciosa vantagem de dois dígitos, que foi gerindo.

Os vários desarmes de lançamento realizados contribuíram para a superioridade encarnada. O 3.º parcial foi fechado com oito pontos de avanço (68-60).

Mesmo com Toney Douglas a ficar tapado por faltas no início do derradeiro quarto, o Benfica prosseguiu com uma noite memorável. Enormes na defesa, os encarnados chegaram aos 16 pontos de vantagem, sensivelmente a meio do 4.º quarto, após triplos de Diogo Gameiro e de Ivan Almeida (79-63).

Benfica-PAOK

Bastante melhor na luta das tabelas em comparação com o rival, o duelo teve momentos de espetáculo no Pavilhão Fidelidade! Sem argumentos para travar o Benfica, o PAOK foi vergado por uma diferença expressiva (94-72)Muita festa nas bancadas e aplausos para os bicampeões nacionais!

Com 28 pontos, dois ressaltos, três assistências e dois roubos de bola, Ivan Almeida foi o MVP da partida.

No sábado, 4 de novembro, às 15h00, o bicampeão nacional defronta a AD Galomar, na 6.ª ronda da 1.ª fase da Liga Betclic.

Benfica-PAOK

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Era decisivo começar com intensidade a defender. A defesa depende muito do trabalho coletivo. A equipa ganhou confiança e na segunda parte foi um jogo mais equilibrado em termos de qualidade ofensiva. Ao intervalo, reforcei o plano de jogo, referindo que a defesa e o bloqueio defensivos eram decisivos. Teríamos de manter a qualidade defensiva da primeira parte e em termos ofensivos iríamos concretizar. Sabemos qual a realidade do basquetebol português em relação ao nível dos campeonatos dos nossos adversários. O que lhes digo é para darem tudo. Cada jogo tem de ser uma final."

Benfica-PAOK

Ivan Almeida (extremo do Benfica): "Queremos continuar a caminhada efetuada no ano passado. Temos de mostrar que podemos competir com todas estas equipas na Liga dos Campeões. Ao intervalo falámos no que tínhamos de melhorar, e cumprimos à risca o que tínhamos de fazer. Merecemos a vitória. Defender e correr foram fatores importantes. Estivemos unidos e acreditamos que podemos ir mais além, há que prová-lo em campo."

Benfica-PAOK

Benfica-PAOK Mateco
94-72
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Makram Ben Romdhane, Terrell Carter, Toney Douglas, Trey Drechsel e José Silva
Suplentes
Aaron Broussard, José Barbosa, Diogo Gameiro, Betinho Gomes, Sérgio Silva, Daniel Relvão e Ivan Almeida
Cinco inicial do PAOK Mateco
Laurynas Beliauskas, Andrew Harrison, Vangelis Margaritis, Jamuni McNeace e Elvar Fridriksson
Suplentes
Stavros Schizas, Nikos Tsiakmas, Skyler Flatten, Michael Gilmore, Aristotelis Sotiriou e Michalis Tsairelis
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
17-15 40-41 68-60 94-72
Pontuadores do Benfica
Ivan Almeida (28), Terrell Carter (26), Toney Douglas (14), Trey Drechsel (12), Betinho Gomes (5), Aaron Broussard (5), Diogo Gameiro (3) e Makram Ben Romdhane (1)

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas