Basquetebol

30 outubro 2023, 19h23

Treino da equipa do Benfica

Norberto Alves dá indicações à equipa durante o treino

A equipa masculina de basquetebol do Benfica recebe a partir das 19h30 desta quarta-feira, 1 de novembro, o PAOK Mateco. O duelo da 2.ª jornada do Grupo G marca a estreia das águias na presente edição da fase de grupos da Liga dos Campeões e, na antevisão, Norberto Alves e Terrell Carter garantem que a equipa está preparada para jogar olhos nos olhos frente a um adversário muito forte.

Vindos de um triunfo frente ao Imortal (103-58), os bicampeões nacionais partem motivados para um embate onde a concentração e a dimensão física podem ter um papel fundamental, tal como o apoio dos Benfiquistas, que foram desafiados a transformar o Pavilhão Fidelidade num autêntico Inferno: a entrada é gratuita para sócios mediante condições de acesso.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

Em conferência de Imprensa, o treinador Norberto Alves frisou a importância de a equipa se manter fiel ao seu modelo de jogo. "Observámos os últimos três jogos do PAOK, e a vitória na Liga dos Campeões, na casa do Galatasaray, deu-lhes muita confiança. É uma equipa dura, que vem de um campeonato competitivo. Tem seis estrangeiros de imenso nível com passagens pela NBA e pela Euroliga. É difícil vislumbrar um ponto fraco na equipa. Não podemos deixá-los fugir no marcador, porque ficará difícil recuperar. Defensivamente são muito ativos e versáteis, com jogadores muito atléticos. Sabemos o que temos de fazer e vamos preparar o jogo com o foco de sermos fiéis ao nosso modelo de jogo", disse.

Destacando a força dos adversários do Grupo G, o comandante das águias encara todos os jogos como finais. "O nosso grupo é fortíssimo. O PAOK podia ser, em teoria, a equipa mais acessível, mas, vencendo em Istambul, mostrou que não era bem assim. Mas as contas fazem-se no fim. Temos de encarar estes jogos como finais e fazer tudo para vencer. Vai ser assim jogo a jogo. Temos de entrar no nosso máximo desde o primeiro minuto e é importante que os jogadores se divirtam em campo. Ninguém joga bem sem se divertir e ter um sentido coletivo. São essas pequenas coisas que fazem as grandes equipas", sublinhou.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

E, para Norberto Alves, a ambição é inegociável, especialmente nos jogos em casa. "Temos de ser ambiciosos e, independentemente do valor destes adversários, que é enorme, temos de jogar para vencer. Não há outra maneira, porque foi assim que se construiu o Benfica. É fundamental que os jogadores se foquem no plano de jogo, no que têm de fazer na defesa, no ataque e na relação do jogador que vão ter pela frente. E, claro, contar com o apoio dos Benfiquistas no pavilhão, que é decisivo. Frente ao Imortal, eles transmitiram uma energia muito positiva", realçou.

O treinador lembrou, também, que o Benfica está habituado a mostrar a sua melhor versão nos momentos decisivos. "Estabelecemos cinco objetivos para esta temporada. Já ganhámos a Supertaça e garantimos o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Falta-nos a Taça da Liga, a Taça de Portugal e o Campeonato. Esta equipa demonstrou no passado que sabe estar bem nos momentos mais decisivos", lembrou Norberto Alves, revelando que Ivan Almeida e Aaron Broussard, a recuperaram de lesões, estão em dúvida: "Se puderem estar, ótimo. Se não puderem, outros têm de dar o passo em frente, como aconteceu no último jogo [Imortal]. Nestes momentos, emerge o nosso balneário fantástico."

Terrell Carter

Ouça Terrell Carter

Reforçando a qualidade que o PAOK tem demonstrado nesta temporada, Terrell Carter salientou que o Benfica já mostrou que consegue bater-se frente às melhores equipas europeias.

"Temos de ter o ano passado como exemplo. A previsão era que ficássemos em 4.º lugar e lutámos pelo 1.º frente a equipas de grande qualidade. Acredito que neste ano podemos fazer o mesmo. Acima de tudo temos de ter sempre confiança e acreditar que somos capazes de competir contra todos. O nosso grupo é experiente e temos confiança uns nos outros. Estamos prontos para tudo o que possa acontecer e para jogarmos em ambientes difíceis", disse.

Por fim, o poste norte-americano convocou os Benfiquistas para marcarem presença no Pavilhão Fidelidade: "Neste clube adoramos ganhar jogos e títulos. Estamos na Liga dos Campeões e espero que venham ao pavilhão. Adorávamos ter um grande apoio."

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol