Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Lusitânia, por 1-4, em jogo da 3.ª eliminatória da prova-rainha.
20 outubro 2023, 20h33
Festejos da equipa nos Açores
Regresso às competições após paragem para os compromissos das seleções nacionais, com o Benfica a ter pela frente uma viagem aos Açores. Em partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, o Lusitânia foi o adversário sorteado, com Angra do Heroísmo em festa para receber o campeão nacional.
Estádio João Paulo II completamente lotado, e nem a chuva que caiu copiosamente e o vento forte afastaram os adeptos de ambos os emblemas. Prova-rainha é sinónimo de festa, e festa se fez...
Com várias mudanças no onze, Samuel Soares, Aursnes, António Silva, Morato, Juan Bernat, João Neves, Chiquinho, João Mário, Rafa, Tengstedt e Arthur Cabral foram os escolhidos de Roger Schmidt para iniciar o duelo.
E a primeira parte foi bem animada, com três golos! A primeira iniciativa de jogo coube aos anfitriões, sem perigo de maior; e Rafa, aos 3', deu o mote para o que se seguiria. Bonita jogada do coletivo, investida de Juan Bernat pela esquerda e, em zona central, remate forte do avançado, a testar Diogo Sá pela primeira vez no encontro.
E não foi preciso esperar muito para a festa encarnada... Minuto 9, João Mário encarou a baliza, acreditou, e o guardião dos forasteiros socou para a frente. A bola chegou a Aursnes, cruzamento com fio de prumo na direita, e o camisola n.º 20 das águias, de calcanhar, fez a bola beijar o fundo das redes. Estava feito o 0-1.
Dois minutos volvidos esteve perto o segundo, contudo, Tengstedt, solto no coração da área, cabeceou ao lado, após solicitação do médio norueguês.
O Benfica dominava, como era expectável, e o Lusitânia espreitava o contragolpe, mas sem consequências de maior.
Aos 23', trabalho bonito e de qualidade do jovem João Neves, a cruzar de trivela, mas Arthur Cabral, chamado à finalização, rematou ao lado. No minuto seguinte, resposta da formação orientada por Ricardo Pessoa, com Gonçalo Cabral a rematar forte, para Samuel Soares, seguro, encaixar.
Com o passar dos minutos, a chuva e o vento teimavam em marcar presença, o relvado tornou-se mais pesado... mas Rafa, em posição legal, voou para o 0-2 sem dificuldade. Minuto 36, Chiquinho descobriu o avançado, e este, com uma autêntica passadeira estendida em zona frontal, isolado, encarou Diogo Sá nos olhos e rematou de forma indefensável.
Ora, tal como no 0-1, também no minuto seguinte ao 0-2 o Benfica esteve perto de novo golo... Tengstedt escapou pelo lado esquerdo e tentou picar a bola sobre o guarda-redes do Lusitânia, contudo, o esférico não seguiu na direção da baliza.
Nos minutos finais da primeira metade a formação insular acreditou e teve frutos perante o que semeou... Aos 42', em contra-ataque, Gonçalo Cabral rumou à baliza de Samuel Soares, acreditou e rematou para defesa segura pela linha de fundo... Na sequência, canto, e foi assinalada grande penalidade, com o árbitro a considerar falta de Aursnes sobre Gonçalo Cabral. Na linha dos onze metros, com frieza, Enzo Ferrara reduziu para o 1-2.
Filme do jogo
Ver mais ›
A segunda parte começou com dois rostos novos no xadrez encarnado: Jurásek e Gonçalo Guedes entraram para os lugares de Juan Bernat e Tengstedt.
Gonçalo Guedes, aos 54', rematou de fora da área para defesa de Diogo Sá; no mesmo minuto, Rafa também tentou a sorte, mas o esférico saiu por cima. Aos 61', mais uma bonita jogada do coletivo encarnado, com João Neves a ficar muito perto de marcar, após combinação entre Rafa e João Mário... mas tudo começou bem atrás, com Morato a iniciar o lance. Bom futebol!
O Benfica carregava, mas do outro lado estava um Lusitânia que continuava a acreditar e sem se esconder... Uma crença que caiu por terra aos 68'. Diogo Sá não foi feliz na reposição, Chiquinho, em pressão alta, recuperou o esférico e endossou em Gonçalo Guedes, que, com uma assistência primorosa, ofereceu a Arthur Cabral o primeiro golo de águia ao peito. Receção orientada, picadinha e estava feito o 1-3.
Gritou-se novamente golo aos 72', mas foi assinalado fora de jogo a Jurásek no momento de servir Gonçalo Guedes, ele que, já com Tiago Gouveia e Musa em campo (saídas de Rafa e Arthur Cabral), viu outro golo anulado, desta feita aos 85', pois o árbitro considerou falta do avançado.
Mas tantas vezes vai o cântaro à fonte, já diz o povo, que o 1-4 chegou mesmo... e que golo! Aursnes, com um passe a rasgar na profundidade, encontrou Tiago Gouveia a arrancar do corredor central para o flanco direito, corrida em posse desde a linha divisória, olhos nos olhos com Diogo Sá, e remate picado para sentenciar o jogo. É daqueles que fazem valer o bilhete!
Apito final, 1-4 para o Benfica, justo, perante um Lusitânia brioso, motivado, com perfil e que acreditou enquanto teve forças. As águias entraram determinadas, começaram a resolver cedo e continuam, assim, a sua caminhada numa competição em que são hegemónicas em terras lusas (26 Taças de Portugal conquistadas) e que querem voltar a vencer!
Regresso ao continente e abre-se uma nova janela competitiva, a Liga dos Campeões. O Benfica recebe, no Estádio da Luz, a Real Sociedad, numa partida referente à 3.ª jornada do Grupo D da competição, agendada para as 20h00 de terça-feira, 24 de outubro.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024