Clube

13 outubro 2023, 17h23

Estádio da Luz

Estádio da Luz

Concretizado pela NAN Audiovisuais, o novo sistema de som do Estádio da Luz recebeu o prémio MONDO-DR – galardão entregue pela revista de tecnologia em entretenimento com o mesmo nome – para melhor projeto mundial de instalação em estádios de 2023.

A Catedral teve a primeira instalação de um sistema de som totalmente cardioide da d&b audiotechnik do mundo, proporcionando aos Benfiquistas uma experiência sonora única e envolvente.

O padrão excecional estabelecido por esta instalação deve-se ao line array cardioide XSL 8/12 da d&b, em conjunto com os novos XSL SUB e A-Series augmented array. Em conjunto, estes produzem uma distribuição de som uniforme e potente, baseada numa série de pequenos conjuntos com apenas 1,7 metros de comprimento.

Com cada conjunto a fornecer mais de 60 metros de cobertura vertical desde o lugar mais alto até à fila da frente, este é um dos sistemas mais discretos alguma vez instalados. O impressionante controlo de frequência de banda larga alcançado pela tecnologia cardioide do sistema XSL minimiza os tempos de reverberação, elevando a inteligibilidade a um novo nível, nunca alcançado no Estádio.

Estádio da Luz

Em termos de tecnologia e desempenho, toda esta nova infraestrutura colocou o Estádio da Luz no topo da lista de locais de referência mundial. O objetivo passa por garantir que as instalações continuem a ser o mais atraentes possível para o público, clientes empresariais e promotores, cumprindo sempre os elevados padrões estabelecidos pela UEFA e pela FIFA, um objetivo cumprido!

A renovação sonora foi levada a cabo no âmbito da modernização da imagem do Estádio da Luz no início de 2023, que incluiu também melhor iluminação, LED nos anéis e novos ecrãs gigantes.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica e MONDO-DR Awards
Última atualização: 21 de março de 2024