Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Águias regressam ao Estádio da Luz após duas jornadas seguidas fora de casa, na 7.ª jornada da competição.
28 setembro 2023, 10h50
Jogadores do Benfica festejam um golo no Estádio da Luz
Vinda de uma série de cinco vitórias consecutivas, a melhor em curso na Liga, a equipa encarnada regressa ao Estádio da Luz após duas jornadas a jogar longe de casa (Vizela e Portimonense) e entra em campo com um histórico favorável diante dos azuis e brancos. Em 89 jogos disputados no seu terreno, para o Campeonato, os anfitriões registam 48% de vitórias (43).
Os dados estatísticos recolhidos nas plataformas Sofascore e Wyscout antecipam um embate entre duas equipas com abordagens distintas.
Com uma percentagem de posse de bola de 62,5% contra os 62% do FC Porto, as águias apresentam mais passes precisos por jogo (533,2 contra 420,5) que o próximo adversário. A tendência de um estilo de jogo mais associativo por parte da equipa de Roger Schmidt é sustentada pelo maior número de passes totais para a profundidade (49-44), para o terço final (408-365), passes progressivos (476-438) e por minuto de posse de bola (16,3-13,9). Em todos estes itens, o Benfica também apresenta uma maior percentagem de eficácia em comparação com os portistas.
Por seu lado, os dados mostram uma certa apetência da equipa de Sérgio Conceição para o jogo direto: insiste mais nos cruzamentos (130 contra 99) e nos passes longos (283-255), registando mais duelos aéreos que as águias (404-361).
Dono do melhor ataque da Liga Betclic, com 16 golos marcados contra os 10 do FC Porto, o Benfica remata mais e melhor que os dragões. Na média por jogo, a equipa de Roger Schmidt regista 18,5 tentativas, 7 delas na direção da baliza. Já o oponente fica-se pelos 16,5 remates, 6 deles enquadrados.
A combinação da construção paciente com a capacidade de tiro faz com que os encarnados criem, por jogo, 24 grandes oportunidades contra as 15 dos portistas.
Os dados recolhidos nas supracitadas plataformas também ilustram uma maior tenacidade das águias na defesa da sua baliza. Por jogo, o Benfica faz 21,2 desarmes em comparação com os 14,2 dos azuis e brancos, um dos piores registos da Liga Betclic neste capítulo.
Analisando os números totais de duelos defensivos dos seis jogos já disputados na competição, o Glorioso ganhou 62,2% dos 404 a que foi sujeito, enquanto o adversário surge na metade inferior da tabela do Campeonato: superiorizou-se em 57,1% dos 361 duelos.
No capítulo individual, Rafa é um dos principais destaques. Jogador mais decisivo da Liga Betclic, com participação direta em sete golos (três remates certeiros e quatro assistências), o avançado do Benfica é, também, o líder em faltas sofridas (21) e passes cruciais (16) entre todos os jogadores das equipas que se vão enfrentar no Estádio da Luz.
Já Kökcü, Otamendi e Di María apresentam números superiores aos de qualquer atleta do FC Porto ao nível dos passes precisos (346), duelos aéreos ganhos (18) e remates enquadrados (8), respetivamente.
No frente a frente dos treinadores, regista-se um ascendente de Roger Schmidt sobre Sérgio Conceição na percentagem de vitórias nos jogos válidos para a Liga: 83% (33 vitórias em 40 jogos) contra 79% (166 em 210 jogos).
No duelo que antecedeu o clássico, o Benfica venceu na casa do Portimonense (1-3) e alinhou de início com Trubin, Bah, Otamendi, Morato, Aursnes, Florentino, Kökcü, João Mário, Neres, Rafa e Musa.
Por seu lado, o FC Porto apresentou o seguinte onze na vitória caseira sobre o Gil Vicente (2-1): Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Stephen Eustáquio, Alan Varela, André Franco, Galeno, Iván Jaime e Taremi.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024